Colocado por: j cardosoConsegui isto tudo negociando com arquitecto o preço do projecto. Não consegui nada do engenheiro porque estes já ganham pouco: saí do gabinete dele com as lágrimas nos olhos
Pá, mas afinal querem dar cabo da vida aos empreiteiros? depois como é que a gente ganha uns trocos sem uns trabalhinhos a mais? ora querem lá ver que ainda acreditam que os orçamentos iniciais são para cumprir e não se destinam a ganhar a obra mesmo a perder dinheiro e depois esmifrar tudo o que lá falta? e querem dar cabo disto com projectos decentes
Colocado por: j cardoso1 - O cliente
Tudo começa com o cliente certo . Como aquele que, entredentes, maldiz os estupores daquele gabinete que lhe queriam cobrar os olhos da cara por meia dúzia de riscos. E ainda por cima sem trabalho nenhum, que ele bem sabe que hoje em dia os computadores fazem tudo. Mas ele não é dos que se deixam levar, e aquele primo do amigo é mesmo o que ele precisava: bem barato e até conhece um empreiteiro jeitoso com quem já fez várias obras e diz que tudo correu que foi uma maravilha. E a troco de meia dúzia de euros até faz de fiscal de obra. Tudo na base da confiança, sem IVA e outra chatices que ele não está para dar de mamar a ninguém.
2 - O "projectista"
Este veio mesmo a calhar. É certo que não vai cobrar nenhuma fortuna, mas até estava disposto a levar menos. Sorte que o primo lhe deu a dica: o cliente já tinha consultado outros e ele sabia o valor da proposta. Atirou rasteiro e pegou de estaca. O que vale é que o empreiteiro havia de o compensar e 3% da obra já cá cantavam. Isto sobre o orçamento inicial, que ele não anda aqui a dormir e sabe que o bolo está nos trabalhos a mais. E o empreiteiro amigo que nem pense em refilar, que aqui a percentagem é outra. Mas ele sabe que o empreiteiro não refila: afinal de contas o cliente é que paga. E a fiscalização não custava nada, é só aparecer meia hora antes do almoço e vamos à lampreia que o empreiteiro paga
3 - O empreiteiro
O projectista ligou-me hoje, tem outra obra em vista. Claro que vai ter de abrir a bolsa, mas compensa. Ao fim e ao cabo não andava pela a obra a estorvar, limitava-se a aparecer para o almoço e a receber o envelope. E no fim ainda tratava daquela papelada toda, certificados, fichas e não sei que mais. Merecia bem o que lhe pagava. Nos trabalhos a mais então era uma alegria. Alturas havia em que quase tinha pena do cliente, mas passava-lhe depressa. Afinal andamos todos ao mesmo: cada um trata de si e Deus de todos.
Colocado por: PauloCorreiaComo construir sem aturar um arquitecto
Colocado por: zedasilvaA que horas é mesmo preciso chegar á obra para poder ir tb á lampreia?
Colocado por: zedasilvaEu cada vez fico mais escandalizado quando ouço aqui afirmar que empreiteiros e técnicos se unem para esmifrar os donos de obra.
Colocado por: zedasilvaCada vez mais acredito que isto é tudo uma mafia onde só escapa o pessoal da segurança.
Colocado por: zedasilvaCada vez mais acredito que isto é tudo uma mafia onde só escapa o pessoal da segurança.LOL
(...)A que horas é mesmo preciso chegar á obra para poder ir tb á lampreia?
Colocado por: Fernando Gabriel
parem é de medir a qualidade de um projecto pelo preço é completamente disparatada essa medição!
e se querem que lhes diga no geral é ao contrario, projectos mais caros costumam ser os mais deficitários, e fala quem tem algumas experiencias, de pessoas arrependidas com historias que me deixa em vergonha de ter colegas como direi, pouco humanitarios no minimo.
meçam antes quem lhes está a prestar um serviço com o maior empenho e dedicação, e claro qualidade.
eu quando vou procurar um serviço e estiver satisfeito e pensar que paguei pouco, o que faço, alem de ficar a dever uma como se diz, é pagar o que acho correcto, nem que seja o dobro, agora se a pessoa não aceitar também compreendo, e isto não é corrupção ou qq coisa parecida pelo contrario.
se for a um restaurante de luxo, não quer dizer que tenha de dar gorjeta porque o principio é dar, não me importo que me olhem de lado por isso.
se um projecto custa 6000 foi por um arquitecto e o mesmo pode custar 1500 feito por outro , que razao temos para dizer de boca cheia sem ver ue o mais barato é uma barraca ou nao presta para nada?
Colocado por: Nephilim
Exactamente.
Essa de se avaliar a nao faz sentido nem tem razao de ser.
se um projecto custa 6000 foi por um arquitecto e o mesmo pode custar 1500 feito por outro , que razao temos para dizer de boca cheia sem ver ue o mais barato é uma barraca ou nao presta para nada?
por acaso pensaram que se calhar esses 2 arquitectos até tiraram o curso na mesma faculdade? por acaso pensaram que o que leva mais barato até pode ter tido melhor nota de fim de curso?
haja racionalidade antes se se falar é o minimo que se exige.Estas pessoas agradeceram este comentário:chirino
haja racionalidade antes se se falar é o minimo que se exige.
parem é de medir a qualidade de um projecto pelo preço é completamente disparatada essa medição!
e se querem que lhes diga no geral é ao contrario, projectos mais caros costumam ser os mais deficitários
Colocado por: j cardosoBoasse um projecto custa 6000 foi por um arquitecto e o mesmo pode custar 1500 feito por outro , que razao temos para dizer de boca cheia sem ver ue o mais barato é uma barraca ou nao presta para nada?haja racionalidade antes se se falar é o minimo que se exige.
Ser racional é comparar os preços de trabalhos semelhantes. Quando se fala em projectos de 6000 € tenho a certeza de que se fala de projecto de licenciamento, projecto de execução, caderno de encargos, medições, etc. Quando você fala em projectos de 1500 € está de certeza a falar de projecto de licenciamento e mais nada. Não é comparável e os 1500 € podem até ser caros.
Quanto à qualidade dos projectos, é relativo. Se está a falar do aspecto estético, não há discussão possível: os gostos são relativos. Se fala de qualidade de construção, não depende só do projecto de arquitectura (correndo o risco de provocar um um coro de protestos por parte dos Srs. arquitectos, atrevo-me até a dizer que pouco ou nada depende se o projecto for de licenciamento e não um projecto de execução)parem é de medir a qualidade de um projecto pelo preço é completamente disparatada essa medição!e se querem que lhes diga no geral é ao contrario, projectos mais caros costumam ser os mais deficitários
Em que ficamos? Quanto mais barato melhor o projecto? Em "engenheirês": a qualidade de um projecto é função inversa do preço? Mas isso então é dizer que a qualidade se mede pelo preço, o que contraria a 1ª afirmação.
Resumindo:
Na minha opinião a qualidade depende do autor do projecto e não apenas do preço. Mas todos trabalham para ganhar a vida, e desconfio sempre dos negócios da china. Se é barato, óptimo. Se é muito barato, alguma coisa pode não estar bem. Afinal de contas se me oferecerem um Mercedes novo por 10000€ alguma coisa não bate certo.
PS: não sou arquitecto nem faço projectos de arquitectura.
cumps
José Cardoso
Colocado por: PauloCorreiaEntão racionalmente:
Um bom projecto leva mais horas a fazer que um mau projecto
Mais horas significa custos maiores
Certo? ou falha-me alguma coisa nesta equação?
Um preço mais alto, não significa um melhor projecto, porque se o projectista for mau, até lá pode andar o resto vida, que nunca fará nada de jeito, mas é impossivel que um bom projecto seja barata, porque requer muitas horas de trabalho.
O que me parece, é que se passa outra coisa, bem mais grave. È que aquilo que em Portugal é considerado um bom projecto, é na realidade um mau projecto, porque a qualidade dos nossos projectistas tem vindo a cair assustadoramente. Quem se lembrar de um projecto da Profabril ou da Hidrotécnica, saberá do que falo.
Existe neste pais quem defenda que a evolução da qualidade dos empreiteiros tem sido anulada pela degradação da qualidade dos projectos (Victor Cóias e Iolanda Soares)