Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

Colocado por: j cardosoConsegui isto tudo negociando com arquitecto o preço do projecto. Não consegui nada do engenheiro porque estes já ganham pouco: saí do gabinete dele com as lágrimas nos olhos

lol
  2.  # 562

Mas afinal falamos do quê?

Ante projecto?
    Projecto de licenciamento?
    Projecto de Execução?

é que uns não têm nada a ver com os outros, mas concordo plenamente com a malta que diz que um projecto de 1500€ é caro. Eu também acho. è que projectos destes valores, são a salvação dos empreiteiros, ou vossemecês acham que os trabalhinhos a mais, são causados porquê?

E agora aparecem uns chicos espertos a dizer que afinal, um projecto bem feito, com tudo bem definido não custa esse dinheiro. Pá, mas afinal querem dar cabo da vida aos empreiteiros? depois como é que a gente ganha uns trocos sem uns trabalhinhos a mais? ora querem lá ver que ainda acreditam que os orçamentos iniciais são para cumprir e não se destinam a ganhar a obra mesmo a perder dinheiro e depois esmifrar tudo o que lá falta? e querem dar cabo disto com projectos decentes? Tá mal, tá muito mal
  3.  # 563

como o que se diz, só cai quem quer :) e não há nada como aprender com os erros, agora há mesmo que aprender e dar valor a quem não comete erros e trabalha correctamente pensando no cliente e não no dinheiro que vai tirar.
    o que me custa ver é pessoas serem levadas descaradamente e voltarem lá. isso é que não compreendo mesmo :)
    eu não sou rico materialmente longe disso mesmo, mas vivo muito bem assim, pois a atenção que as pessoas me dão custa mais que muito dinheiro, e isso só acontece se tivermos atenção com as pessoas.
    "poderia estar um pouco rico", poderia pagar-me da indicação de empreitada, de serviços - vá ali ou acola, nunca o fiz, apenas quero que façam o mesmo quando o precisar, entre assinaturas de favor a desenhadores ou empreiteiros"", tanta coisa.

parem é de medir a qualidade de um projecto pelo preço é completamente disparatada essa medição!
    e se querem que lhes diga no geral é ao contrario, projectos mais caros costumam ser os mais deficitários, e fala quem tem algumas experiencias, de pessoas arrependidas com historias que me deixa em vergonha de ter colegas como direi, pouco humanitarios no minimo.

meçam antes quem lhes está a prestar um serviço com o maior empenho e dedicação, e claro qualidade.
    eu quando vou procurar um serviço e estiver satisfeito e pensar que paguei pouco, o que faço, alem de ficar a dever uma como se diz, é pagar o que acho correcto, nem que seja o dobro, agora se a pessoa não aceitar também compreendo, e isto não é corrupção ou qq coisa parecida pelo contrario.
    se for a um restaurante de luxo, não quer dizer que tenha de dar gorjeta porque o principio é dar, não me importo que me olhem de lado por isso.
  4.  # 564

Boas

Pá, mas afinal querem dar cabo da vida aos empreiteiros? depois como é que a gente ganha uns trocos sem uns trabalhinhos a mais? ora querem lá ver que ainda acreditam que os orçamentos iniciais são para cumprir e não se destinam a ganhar a obra mesmo a perder dinheiro e depois esmifrar tudo o que lá falta? e querem dar cabo disto com projectos decentes

Não há razão para preocupações. Vai continuar a haver projectos baratos para satisfação de muitos.

Uma treta de história num país de treta:

1 - O cliente
    Tudo começa com o cliente certo . Como aquele que, entredentes, maldiz os estupores daquele gabinete que lhe queriam cobrar os olhos da cara por meia dúzia de riscos. E ainda por cima sem trabalho nenhum, que ele bem sabe que hoje em dia os computadores fazem tudo. Mas ele não é dos que se deixam levar, e aquele primo do amigo é mesmo o que ele precisava: bem barato e até conhece um empreiteiro jeitoso com quem já fez várias obras e diz que tudo correu que foi uma maravilha. E a troco de meia dúzia de euros até faz de fiscal de obra. Tudo na base da confiança, sem IVA e outra chatices que ele não está para dar de mamar a ninguém.

2 - O "projectista"
    Este veio mesmo a calhar. É certo que não vai cobrar nenhuma fortuna, mas até estava disposto a levar menos. Sorte que o primo lhe deu a dica: o cliente já tinha consultado outros e ele sabia o valor da proposta. Atirou rasteiro e pegou de estaca. O que vale é que o empreiteiro havia de o compensar e 3% da obra já cá cantavam. Isto sobre o orçamento inicial, que ele não anda aqui a dormir e sabe que o bolo está nos trabalhos a mais. E o empreiteiro amigo que nem pense em refilar, que aqui a percentagem é outra. Mas ele sabe que o empreiteiro não refila: afinal de contas o cliente é que paga. E a fiscalização não custava nada, é só aparecer meia hora antes do almoço e vamos à lampreia que o empreiteiro paga

3 - O empreiteiro
    O projectista ligou-me hoje, tem outra obra em vista. Claro que vai ter de abrir a bolsa, mas compensa. Ao fim e ao cabo não andava pela a obra a estorvar, limitava-se a aparecer para o almoço e a receber o envelope. E no fim ainda tratava daquela papelada toda, certificados, fichas e não sei que mais. Merecia bem o que lhe pagava. Nos trabalhos a mais então era uma alegria. Alturas havia em que quase tinha pena do cliente, mas passava-lhe depressa. Afinal andamos todos ao mesmo: cada um trata de si e Deus de todos.

cumps
    José cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, AugstHill
  5.  # 565

Para os mais novos, um que já li várias vezes e me farto-me sempre de rir: Como construir sem aturar um arquitecto
  6.  # 566

Colocado por: j cardoso1 - O cliente
    Tudo começa com o cliente certo . Como aquele que, entredentes, maldiz os estupores daquele gabinete que lhe queriam cobrar os olhos da cara por meia dúzia de riscos. E ainda por cima sem trabalho nenhum, que ele bem sabe que hoje em dia os computadores fazem tudo. Mas ele não é dos que se deixam levar, e aquele primo do amigo é mesmo o que ele precisava: bem barato e até conhece um empreiteiro jeitoso com quem já fez várias obras e diz que tudo correu que foi uma maravilha. E a troco de meia dúzia de euros até faz de fiscal de obra. Tudo na base da confiança, sem IVA e outra chatices que ele não está para dar de mamar a ninguém.

2 - O "projectista"
    Este veio mesmo a calhar. É certo que não vai cobrar nenhuma fortuna, mas até estava disposto a levar menos. Sorte que o primo lhe deu a dica: o cliente já tinha consultado outros e ele sabia o valor da proposta. Atirou rasteiro e pegou de estaca. O que vale é que o empreiteiro havia de o compensar e 3% da obra já cá cantavam. Isto sobre o orçamento inicial, que ele não anda aqui a dormir e sabe que o bolo está nos trabalhos a mais. E o empreiteiro amigo que nem pense em refilar, que aqui a percentagem é outra. Mas ele sabe que o empreiteiro não refila: afinal de contas o cliente é que paga. E a fiscalização não custava nada, é só aparecer meia hora antes do almoço e vamos à lampreia que o empreiteiro paga

3 - O empreiteiro
    O projectista ligou-me hoje, tem outra obra em vista. Claro que vai ter de abrir a bolsa, mas compensa. Ao fim e ao cabo não andava pela a obra a estorvar, limitava-se a aparecer para o almoço e a receber o envelope. E no fim ainda tratava daquela papelada toda, certificados, fichas e não sei que mais. Merecia bem o que lhe pagava. Nos trabalhos a mais então era uma alegria. Alturas havia em que quase tinha pena do cliente, mas passava-lhe depressa. Afinal andamos todos ao mesmo: cada um trata de si e Deus de todos.

Brilhante! :)
  7.  # 567

Atenção falo de projectos de arquitectura não de fotocópias tiradas por desenhadores, topografos e assinadas por engenheiros e mesmo arquitectos também, a 999€ é um excelente negócio mesmo. uma dúzia de fotocópias, papel caro, feito de arroz trabalhado :)
  8.  # 568

Colocado por: PauloCorreiaComo construir sem aturar um arquitecto

A partir de Novembro isso vai deixar de ser possivel por isso aproveitem agora...
    Eu cada vez fico mais escandalizado quando ouço aqui afirmar que empreiteiros e técnicos se unem para esmifrar os donos de obra.
    Cada vez mais acredito que isto é tudo uma mafia onde só escapa o pessoal da segurança.
    Tá mal. Tá mesmo muito mal.
    Atão tb não somos filhos de Deus?
    A que horas é mesmo preciso chegar á obra para poder ir tb á lampreia?
  9.  # 569

Colocado por: zedasilvaA que horas é mesmo preciso chegar á obra para poder ir tb á lampreia?

Por volta das 11h, dando tempo a procurar qualquer coisa errada (também é rápido), chatear o empreiteiro por volta da 11.30 e ao meio dia ele já lhe diz, que está na hora do almoço

Colocado por: zedasilvaEu cada vez fico mais escandalizado quando ouço aqui afirmar que empreiteiros e técnicos se unem para esmifrar os donos de obra.

Está 10 anos atrasado. Agora são os dono de obra que esmifram e muito

Colocado por: zedasilvaCada vez mais acredito que isto é tudo uma mafia onde só escapa o pessoal da segurança.

O quê? são mesmo inocentes, pobres moços e moças
  10.  # 570

Colocado por: zedasilvaCada vez mais acredito que isto é tudo uma mafia onde só escapa o pessoal da segurança.
    (...)A que horas é mesmo preciso chegar á obra para poder ir tb á lampreia?
    LOL
    Isto vai ser giro é quando o dono de obra tiver de contratar inspectores para controlar o trabalho do pessoal da segurança.
    E fiscais para fiscalizar o trabalho desses inspectores.
    E técnicos responsáveis pelo trabalho desses fiscais.
    E empresas para....
  11.  # 571

Colocado por: Fernando Gabriel

parem é de medir a qualidade de um projecto pelo preço é completamente disparatada essa medição!
    e se querem que lhes diga no geral é ao contrario, projectos mais caros costumam ser os mais deficitários, e fala quem tem algumas experiencias, de pessoas arrependidas com historias que me deixa em vergonha de ter colegas como direi, pouco humanitarios no minimo.

meçam antes quem lhes está a prestar um serviço com o maior empenho e dedicação, e claro qualidade.
    eu quando vou procurar um serviço e estiver satisfeito e pensar que paguei pouco, o que faço, alem de ficar a dever uma como se diz, é pagar o que acho correcto, nem que seja o dobro, agora se a pessoa não aceitar também compreendo, e isto não é corrupção ou qq coisa parecida pelo contrario.
    se for a um restaurante de luxo, não quer dizer que tenha de dar gorjeta porque o principio é dar, não me importo que me olhem de lado por isso.

Exactamente.

Essa de se avaliar a nao faz sentido nem tem razao de ser.
    se um projecto custa 6000 foi por um arquitecto e o mesmo pode custar 1500 feito por outro , que razao temos para dizer de boca cheia sem ver ue o mais barato é uma barraca ou nao presta para nada?

por acaso pensaram que se calhar esses 2 arquitectos até tiraram o curso na mesma faculdade? por acaso pensaram que o que leva mais barato até pode ter tido melhor nota de fim de curso?

haja racionalidade antes se se falar é o minimo que se exige.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel, chirino
  12.  # 572

se um projecto custa 6000 foi por um arquitecto e o mesmo pode custar 1500 feito por outro , que razao temos para dizer de boca cheia sem ver ue o mais barato é uma barraca ou nao presta para nada?

Neste caso concordo pelo seguinte, ás motivações de cada profissional são variadas, e este forum é um exemplo claro disso.

Há quem venha ao forum para compartilhar experiências
    Há quem venha para afirmar-se e sentir-se superior aos demais, provalvelmente devido a frustrações da vida
    Há quem venha aprender, tirar duvidas ensinar
    Há quem venha por motivos comerciais
    Há quem venha de-estabilizar os outros porque é uma forma de estabilizar-se a si próprio
    Há quem venha por outras razões quais queres

Não sabemos as motivações e nem "julgamos" creio.

Agora uma coisa é certa, o facto de levarmos o nosso carro a representante, não é sinonimo de qualidade , porque para mudar o liquido do radiador ou do para brisas são capazes de cobrar 6 ou 10€, quando o mesmo no continente custa 2 ou 3€. Como tudo temos experiências boas e más quer na representante como numa norauto,precision ou zé da esquina.

Quantos desistiram de comprar pneus da firestone por 300 /400€ cada, porque estavam a pagar a marca , quando poderiam pagar os mesmos pneus marca "carrefur" na altura , que eram firestone mas com outro nome por 80€.

Concordo também que a escolha é de quem vai largar a massa, assim sendo há gostos e bolsas para tudo e ninguém é ladrão. quer por cobrar mais quer por cobrar menos.
  13.  # 573

Colocado por: Nephilim

Exactamente.

Essa de se avaliar a nao faz sentido nem tem razao de ser.

por acaso pensaram que se calhar esses 2 arquitectos até tiraram o curso na mesma faculdade? por acaso pensaram que o que leva mais barato até pode ter tido melhor nota de fim de curso?

Estas pessoas agradeceram este comentário:chirino

exactamente mesmo, :) fica o meu exemplo e de um colega do meu ano que tínhamos sempre as melhores notas a projecto, e hoje estamos inseridos naquele grupo que se preocupa com o cliente com as melhores opções a tomar, sempre dispostos a ajudar o cliente e os nossos honorários costumam ser um terço de colegas que saíram no nosso ano à rasca que sinceramente se quiserem que vos diga não sei como tiraram o curso, e falo tudo isto com espírito mais crítico possível. Há coisas que deviam saber, não gosto de corporativismos falsos não vou dizer bem de alguém só para proteger uma classe""
  14.  # 574

Boas

Ser racional é comparar os preços de trabalhos semelhantes. Quando se fala em projectos de 6000 € tenho a certeza de que se fala de projecto de licenciamento, projecto de execução, caderno de encargos, medições, etc. Quando você fala em projectos de 1500 € está de certeza a falar de projecto de licenciamento e mais nada. Não é comparável e os 1500 € podem até ser caros.
    Quanto à qualidade dos projectos, é relativo. Se está a falar do aspecto estético, não há discussão possível: os gostos são relativos. Se fala de qualidade de construção, não depende só do projecto de arquitectura (correndo o risco de provocar um um coro de protestos por parte dos Srs. arquitectos, atrevo-me até a dizer que pouco ou nada depende se o projecto for de licenciamento e não um projecto de execução)

e se querem que lhes diga no geral é ao contrario, projectos mais caros costumam ser os mais deficitários

Em que ficamos? Quanto mais barato melhor o projecto? Em "engenheirês": a qualidade de um projecto é função inversa do preço? Mas isso então é dizer que a qualidade se mede pelo preço, o que contraria a 1ª afirmação.

Resumindo:
    Na minha opinião a qualidade depende do autor do projecto e não apenas do preço. Mas todos trabalham para ganhar a vida, e desconfio sempre dos negócios da china. Se é barato, óptimo. Se é muito barato, alguma coisa pode não estar bem. Afinal de contas se me oferecerem um Mercedes novo por 10000€ alguma coisa não bate certo.

PS: não sou arquitecto nem faço projectos de arquitectura.

cumps
    José Cardoso
  15.  # 575

Nephilim

não posso deixar de lhe dizer o seguinte:
    Se for a ver bem só voçê é que disse algo á boca cheia (...roubo...) pois nestes casos os profissionais do ramo acabam sempre a dizer que pode...até pode... ou talvez se ...depende...e não são taxativos.
    Por isso eu da minha parte dispenso conselhos de racionalidade e blablabla...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: empatias
  16.  # 576

Então racionalmente:

Um bom projecto leva mais horas a fazer que um mau projecto
    Mais horas significa custos maiores

Certo? ou falha-me alguma coisa nesta equação?

Um preço mais alto, não significa um melhor projecto, porque se o projectista for mau, até lá pode andar o resto vida, que nunca fará nada de jeito, mas é impossivel que um bom projecto seja barata, porque requer muitas horas de trabalho.

O que me parece, é que se passa outra coisa, bem mais grave. È que aquilo que em Portugal é considerado um bom projecto, é na realidade um mau projecto, porque a qualidade dos nossos projectistas tem vindo a cair assustadoramente. Quem se lembrar de um projecto da Profabril ou da Hidrotécnica, saberá do que falo.

Existe neste pais quem defenda que a evolução da qualidade dos empreiteiros tem sido anulada pela degradação da qualidade dos projectos (Victor Cóias e Iolanda Soares)
  17.  # 577

A lei 60/2009 já obriga a que seja entregue o projecto de execução, 60 dias após o levantamento da licença de construção. Mas só para os processos de licenciamento. E há câmaras que não exigem. E como não está escrito em lado nenhum (só na legislação relativa ao cálculo de honorários para obras públicas) o que é um projecto de execução, há câmaras que aceitam uma cópia do licenciamento com a legenda alterada para "Projecto de Execução".
    Há tanta preocupação com pareceres, e planos e leis e decretos-lei e portarias (não vá alguém construir alguma coisa que estrague o altamente qualificado ambiente urbano gerado ao longo de quase 40 anos por RJUE's, planos e mais contra-planos), e quando à qualidade construtiva, puft, 2 linhas e já está.

Mas não faz mal, que no fim vem o mais importante dos profissionais da construção civil. Esse mesmo, o pintor...
  18.  # 578

Colocado por: j cardosoBoas

Ser racional é comparar os preços de trabalhos semelhantes. Quando se fala em projectos de 6000 € tenho a certeza de que se fala de projecto de licenciamento, projecto de execução, caderno de encargos, medições, etc. Quando você fala em projectos de 1500 € está de certeza a falar de projecto de licenciamento e mais nada. Não é comparável e os 1500 € podem até ser caros.
    Quanto à qualidade dos projectos, é relativo. Se está a falar do aspecto estético, não há discussão possível: os gostos são relativos. Se fala de qualidade de construção, não depende só do projecto de arquitectura (correndo o risco de provocar um um coro de protestos por parte dos Srs. arquitectos, atrevo-me até a dizer que pouco ou nada depende se o projecto for de licenciamento e não um projecto de execução)

e se querem que lhes diga no geral é ao contrario, projectos mais caros costumam ser os mais deficitários

Em que ficamos? Quanto mais barato melhor o projecto? Em "engenheirês": a qualidade de um projecto é função inversa do preço? Mas isso então é dizer que a qualidade se mede pelo preço, o que contraria a 1ª afirmação.

Resumindo:
    Na minha opinião a qualidade depende do autor do projecto e não apenas do preço. Mas todos trabalham para ganhar a vida, e desconfio sempre dos negócios da china. Se é barato, óptimo. Se é muito barato, alguma coisa pode não estar bem. Afinal de contas se me oferecerem um Mercedes novo por 10000€ alguma coisa não bate certo.

PS: não sou arquitecto nem faço projectos de arquitectura.

cumps
    José Cardoso

pois não faz, se fizesse, não podia dizer isto "tenho a certeza de que se fala de projecto de licenciamento, projecto de execução, caderno de encargos, medições, etc. Quando você fala em projectos de 1500 € está de certeza a falar de projecto de licenciamento e mais nada"
    é completamente errado!

"Em que ficamos? Quanto mais barato melhor o projecto? Em "engenheirês": a qualidade de um projecto é função inversa do preço? Mas isso então é dizer que a qualidade se mede pelo preço, o que contraria a 1ª afirmação."

dedução errada, ninguem disse que havia nenhuma regra aqui! mas que na minha experiencia de arquitecto no geral até costuma ser o contrario, isto não é nenhuma regra, é experiencia.
  19.  # 579

Colocado por: PauloCorreiaEntão racionalmente:

Um bom projecto leva mais horas a fazer que um mau projecto
    Mais horas significa custos maiores

Certo? ou falha-me alguma coisa nesta equação?

Um preço mais alto, não significa um melhor projecto, porque se o projectista for mau, até lá pode andar o resto vida, que nunca fará nada de jeito, mas é impossivel que um bom projecto seja barata, porque requer muitas horas de trabalho.

O que me parece, é que se passa outra coisa, bem mais grave. È que aquilo que em Portugal é considerado um bom projecto, é na realidade um mau projecto, porque a qualidade dos nossos projectistas tem vindo a cair assustadoramente. Quem se lembrar de um projecto da Profabril ou da Hidrotécnica, saberá do que falo.

Existe neste pais quem defenda que a evolução da qualidade dos empreiteiros tem sido anulada pela degradação da qualidade dos projectos (Victor Cóias e Iolanda Soares)

um bom projecto leva tempo a fazer sim, agora há pessoas que como diz podem fazer um bom projecto em dias e outras nunca na vida inteira (isto exagerando :))
    horas significam custos claro, agora 50 horas tem metade de custos que 100 horas e o resultado pode ser melhor em 50 horas,
    o que se fala aqui é da qualidade do técnico e da capacidade de sintese e de solução.

não não é impossivel que um bom projecto seja barato"", voltamos às horas, o tempo é relativo.

eu é que não posso mostrar aqui um último exemplo descarado que conheço, de dois projectos para o mesmo sitio, um custou 20.000€ euros outro 4.000€
    o de 20.000€ é todo em folhas a4, a informação de planta é deficitaria, não passa de um processo de licenciamento sem projecto de execução.
    o de 4.000 é em plotagem, tudo direitinho com projecto de execução, já para não falar da qualidade de projecto que é o 8 80.
    e agora? o cliente? o que dizer ao cliente?
    por vezes isto acontece com gabinetes já instalados"" com nome já, que se pagam do seu nome"" como dizer da sua fama"".
    mas por vezes nem é isso que acontece.
  20.  # 580

Se o de 20000 garante que o projecto é aprovado no próprio dia, consegue mais uma cave, garante que não vai lá ninguém da câmara chatear durante a obra, e a licença de utilização é emitida 2h32m depois de entregues as telas, que interessa o resto?

0.1279 seg. NEW