Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 641

neca.... é só ver o post 14 deste mesmo tópico.
    https://forumdacasa.com/?CommentID=363
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neca araujo
    •  
      FD
    • 9 outubro 2009

# 642

Pedro e todos,

Quando quiserem linkar para um comentário em concreto, cliquem com o botão direito do rato sobre o link que está no canto superior direito desse mesmo comentário que tem um número e escolham copiar no menu:

https://forumdacasa.com/?CommentID=363

Em alternativa, clicam nesse número com o botão esquero e depois copiam o endereço:

https://forumdacasa.com/discussion/146/quanto-custa-um-projecto-de-arquitectura/#Comment_363

:)
  2.  # 643

Parece que há muito boa gente que acha que um projecto de execução é apenas um mapa de vãos e um conjunto de pormenores tipo... Para quem não percebe é igual... Agora digo-vos que um projecto de execução de arquitectura (bem feito) dá mais trabalho do que o licenciamento da arquitectura, pelo que o seu valor justo deve ser no mínimo igual ao licenciamento...
  3.  # 644

Colocado por: ropmippelo que o seu valor justo deve ser no mínimo igual ao licenciamento...

Não sou arquitecto, mas não concordo que seja igual. O dobro talvez seja mais justo para um projecto de execução bem feito. Aquilo dá uma trabalheira enorme
  4.  # 645

Não sou arquitecto, mas não concordo que seja igual. O dobro talvez seja mais justo para um projecto de execução bem feito. Aquilo dá uma trabalheira enorme

É verdade....
  5.  # 646

Vou na pag. 5 destas discussão, que muito me interessa porque ando a negociar um projecto de arquitectura. Mas até agora a discussão tem versado fundamentalmente sobre construção nova e o meu caso é diferente: estou em vias de comprar uma casa com um r/c "agricola" (loja, adega, alambique) que tenciono deixar grosso modo tal qual (excepto eventualmente o alambique que virara talvez cozinha "industrial"/cozinha de fora) e um primeiro andar em que quero fazer obras (ponhamos uns 200m2). O arquitectos propõem-se fazer tudo incluindo projecto de execução pormenorizado mas com as especialidades à parte e sem tomarem conta das relações com a Câmara (coisa essencial para mim), mas além disso partem de um valor estimado de 750€/m2 sobre a area bruta (acho). Ora, atendendo a que tudo o que é fundações, p.ex. ja la esta, isto não é uma coisa completamente desconforme? A justificação é que às vezes a reabilitação ainda fica mais cara, coisa que não me custa a crer. Mas mesmo assim... Como é que costumama fazer as contas neste caso, senhores arquitectos?
  6.  # 647

Embora não se aplique à grande maioria dos casos aqui relatados, estamos a planear a construção de 4 moradias em Odivelas. A ideia é o projecto das 4 moradias custar (4000*4*(2/3))/4=2666 euros per capita. Os 4000 foram o que foi pedido pela empresa que projectará e acompanhará todo o processo, e os 2666 será o que será pago por cada um de nós. Eu acho que é um bom negócio, mas pelo que disse o mares, se calhar ainda se consegue melhor?
    Joaquim
    http://moradia-em-odivelas.blogspot.com/
  7.  # 648

Colocado por: lobitoOra, atendendo a que tudo o que é fundações, p.ex. ja la esta, isto não é uma coisa completamente desconforme?

Não, não é, porque se é verdade que a estrutura já está feita, que é um custo a menos, também temos as demolições (que coma nova lei dos RCD, pode ser estupidamente cara), temos reforços estruturais (que nunca, mas nunca são baratos) e temos normalmente a substituição ou reparação da estrutura das coberturas.

No geral, se o edificado não estiver em mau estado, deve ficar ela por ela com a construção nova, se estiver em mau estado, sai mais caro que a construção nova

Colocado por: lobitoO arquitectos propõem-se fazer tudo incluindo projecto de execução pormenorizado mas com as especialidades à parte e sem tomarem conta das relações com a Câmara (coisa essencial para mim),

Então faz um projecto que não é verificado nem aprovado por ninguém, recebe o dinheiro e adeus até ao meu regresso? Se não for aprovado ou estiver com erros.....

Colocado por: lobitoestou em vias de comprar uma casa com um r/c "agricola" (loja, adega, alambique) que tenciono deixar grosso modo tal qual (excepto eventualmente o alambique que virara talvez cozinha "industrial"/cozinha de fora) e um primeiro andar em que quero fazer obras (ponhamos uns 200m2)

Eu levava lá alguém primeiro para ter uma ideia dos custos. Não se ponha a fazer contas que podem não corresponder à realidade. Existem coisas qcom péssimo aspecto que estão apenas sujas e outras com aspecto razoável e que estão em estado lastimável
  8.  # 649

Obrigada, Paulo. Eu por acaso tenho a sorte de ter uma amiga que, precisamente, sabe muito bem distinguir o que é só mau aspecto do que é realmente importante (se não também não me tinha medito nisto). Mas mesmo assim acho que estou com um bocado de dificuldade em conjugar o que nós queremos fazer (nomeadamente recuperar primeiro uma parte e ter tempo para pensar antes de atacar a segunda parte) e aquilo que eles querem fazer (nada das questões burocráticas mas, por outro lado, pensar o projecto todo globalmente o que não duvido que faça sentido mas não é o que nós queremos!)
  9.  # 650

Você tem de pesnar o projecto globalmente e depois dividir a empreitada em várias fases. Sendo a minha área de actividade, precisamente essa, se explicar exactamente o que quer e uma fotos, pode ser que lhe consiga ajudar em vez de estarmos a falar de generalidades que não se aplicam el lado nenhum

Mas abra um tópico próprio
  10.  # 651

Será que alguém pode disponibilizar um contracto tipo entre as duas partes (cliente/arquitecto), para ficar com uma ideia????
  11.  # 652

Colocado por: nandogoncaSerá que alguém pode disponibilizar um contracto tipo entre as duas partes (cliente/arquitecto), para ficar com uma ideia????

http://www.oasrs.org/conteudo/apoioapratica/minutaedificiosversao2.doc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
  12.  # 653

Obrigado
  13.  # 654

ola, ando a procurar orçamento de arquitetos para fazer a minha casa,180m2,rés do chão e primeiro andar mais anexo de 45m2. Já consultei alguns e andam todos com o mesmo preço de 5000 a 6000 euros. Dizem-me que está tudo incluido,arquitetura,especialidades,acompanhamento em obra,projecto acustico,plano de higiene e segurança,projecto de execução,levantamento tipografico. Isto em Viana do Castelo, será o normal ou está caro. Agradeço alguma opinião. Um abraço.
  14.  # 655

se inclui isso tudo, acho que não se pode considerar caro....
  15.  # 656

Colocado por: joao.m.m.correiaola, ando a procurar orçamento de arquitetos para fazer a minha casa,180m2,rés do chão e primeiro andar mais anexo de 45m2. Já consultei alguns e andam todos com o mesmo preço de 5000 a 6000 euros. Dizem-me que está tudo incluido,arquitetura,especialidades,acompanhamento em obra,projecto acustico,plano de higiene e segurança,projecto de execução,levantamento tipografico. Isto em Viana do Castelo, será o normal ou está caro. Agradeço alguma opinião. Um abraço.

aconselho-o a pedir orçamento sem acompanhamento de obra e sem projecto de execução, isto porquê?
    porque esses dois aspectos são muito subjectivos, ou seja pode ter um orçamento com isso tudo, e ter um acompanhamento quase nulo e um projecto de execução de apenas uma ou duas folhas, e outro orçamento igual com um bom acompanhamento e um bom projecto de execução.
    por isso é como lhe digo esses valores são subjectivos
    . peça sem esses aspectos. ai da minha parte já lhe posso dizer algo.
    cumprimentos

Colocado por: joao.m.m.correiaola, ando a procurar orçamento de arquitetos para fazer a minha casa,180m2,rés do chão e primeiro andar mais anexo de 45m2. Já consultei alguns e andam todos com o mesmo preço de 5000 a 6000 euros. Dizem-me que está tudo incluido,arquitetura,especialidades,acompanhamento em obra,projecto acustico,plano de higiene e segurança,projecto de execução,levantamento tipografico. Isto em Viana do Castelo, será o normal ou está caro. Agradeço alguma opinião. Um abraço.

Ao incluir isso tudo, parece-me um preço justo. Para se salvaguardar peça para assinar um contrato onde esteja mencionado detalhadamente o que está incluído. Se houver algum incumprimento ao longo do processo, você estará seguro para poder exigir.
    Como prevenção, peça mais que um e com uma variação na prestação de serviços como lhe aconselharam. Assim será possível perceber a importância de determinadas fases para o técnico (principalmente Proj. Execução), possibilitando deduzir que tipo de serviço presta.
  17.  # 658

... Com projectos de execução.. eu considero um valor curto. Portanto para si, que é cliente final, parece-me um bom valor.
    Atenção que isto dos projectos, não é o mesmo que ir ao mais barato comprar aquele modelo de TV do fabricante X.
  18.  # 659

a meu ver depende da complexidade da casa ( quer ao nivel de sistema construtivo quer de pormenores de execução e acabamentos), tão simples como isso. Pode ser um valor justo como até curto ou até caro.
  19.  # 660

Um preço baixo pode ser tanto um roubo como um preço alto, basta que sejam enganados no processo...e há muitas formas de se ser enganado...mas a probabilidade disso acontecer é superior quando o preço é muito baixo ou não há credibilidade da parte de quem presta o serviço, seja pelas habilitações de quem o presta, seja pela forma e condições como o presta. Assinaturas de favor, recusa de formalizar propostas, cunhas aqui e ali, são logo um indicativo de apreço pela trafulhice...e para projectos de arquitectura prefiram os arquitectos aos engenheiros civis e afins...as razões são óbvias.

Em qualquer área, quando se procura a aquisição de qualquer serviço, há sempre que recolher o máximo de informação sobre quem nos vai prestar o serviço, habilitações, credibilidade, portfolio, se a proposta é formalizada ou é de boca, etc.......se apenas ponderam o preço quando decidem que orçamento vão aceitar, seja do que for, depois não se queixem...

0.1619 seg. NEW