Iniciar sessão ou registar-se
    • zeus
    • 19 agosto 2008 editado

     # 1

    boa tarde! estou em vias de pedir orçamentos para a construção de uma moradia em que usa o telhado tradicional com aquela telha redonda bonita no beiral sem caleira. a minha questão é a seguinte: eu quero fazer o aproveitamento das aguas da chuva e sei que existe o processo de antes do fim das ultimas telhas colocar a caleira em todo o redor e só depois entao a tal telha que fica a sair dando o tal aspecto bonito. alguem sabe como se chama este metodo para eu poder referenciar nos orçamentos que pretendo obter? obrigado
  1.  # 2

    corte
    muito basicamente é isto que pretende pelo que entendi, dependendo se tem ou não tem cimalha.
    é assim se está em vias de pedir orçamento pressupõe-se que já tem projecto aprovado..., mas essa opção implica mudança a nível de projecto..., quer de arquitectura quer de projecto de esgotos, ora para esse aproveitamento tem que além da caleira, colocar tubos de queda, caixas de recolha, etc.
    quanto a nome técnico sinceramente não sei.
    Cumprimentos,
    Carlosmcd
  2.  # 3

    Eu pensava duas vezes antes de fazer algo assim. O potencial de problemas é demasiado para os benefícios e mais tarde ou mais cedo terá infiltrações.
    Já roei a minha parte a reparar caleiras dessas. Se quer mesmo apanhar a água, coloque uma caleira na ponta do beirado. É mais inestético, mas bastante mais seguro
    Cumps
    • zeus
    • 20 agosto 2008

     # 4

    carlosmcd obrigado pela foto. é exatamente isso que pretendo. em relação ao projecto está com o tecnico em fase de estudo sendo feito de acordo com valores obtidos por orçamentos antecipados. pretendo desta forma fazer um projecto para uma moradia para a qual possa ter dinheiro para terminar. estamos a estudar esta possiblidade da caleira.
    paulocorreia agora assustou-me! :) vou falar com o construtor para ver qual a opniao dele tambem nessa materia.
  3.  # 5

    Assustei-o?

    Se fizer como está no desenho do carlos, e depois fizer pendentes com inclinação de jeito, usar um bom sistema de impermeabilização, e acima de tudo deixar umas boas fugas, tudo bem.

    Agora se usar um sistema que uma vez me pediram para reparar, depois queixe-se. è bem mais barato, em vez de colocar a terceira fiada de telhas, colocavam a caleira, mas quando transbordou, foi para dentro de casa.

    Cumps
    • Mac
    • 21 agosto 2008

     # 6

    Acho que deverá optar por recolher a água das chuvas;
    OU
    ter as tais telhas bonitas no beirado.
    Também já me aconselharam a colcoar esse tipo de caleira mas eu desconfiei logo dele, por dois motivos:
    deve ser muito caro na execução
    probabilidade de vir a dar os tais problemas que o Paulo refere
    Hoje já acho que as telhas de beirado não são tão bonitas como pensava.
    cumprimentos
    • zeus
    • 21 agosto 2008

     # 7

    pois.... eu queria um bocado dos dois mundos, :) ou seja era optimo fazer esse aproveitamento das aguas para diversas coisas que tenho em mente, por outro lado a moradia é do estilo tradicional com alpendres e pilares, essa telha a finalizar ficava lindo. eu gosto muito. acredito que se for como o paulo diz, ou seja bem feito e ter sempre o cuidado de ir vizualizando as saidas da agua, eu não venha a ter esses problemas.
  4.  # 8

    Se tiver uma boa caleira e for muito bem impermeabilizada toda aquela zona considerando também tubo(s) de queda tendo em conta um pico de pluviosidade considerável acho que não terá problemas, mas nada como deixar tubo-ladrão de forma a prevenir esta situação. Manutenção e limpeza das caleiras e pinhas regular também.
    • zeus
    • 21 agosto 2008

     # 9

    sim vou seguir as suas dicas carlosmcd, só nao sei o que é isso do tubo ladrao. :) já agora, têm ideia o quanto isto pode encareçer um telhado comparado com se nao tiver nada?
  5.  # 10

    tubo-ladrão é um tubo que se coloca a uns 3 ou 4 cm do limite máximo de água que a caleira pode aguentar. funciona como a descarga que a sua banheira tem para não vazar por fora, explicando de outra forma nas varandas com paramento em todos as faces existe normalmente a descarga (tem a mesma finalidade do tubo ladrão, ainda que estes estejam logo colocados ao nível do piso da varanda, o tubo ladrão costuma estar mais acima).
    Quanto a preços não lhe sei responder.
    Tente saber preços e adeque o seu projecto quer de arquitectura quer de esgotos pluviais a essa situação.
    Cumprimentos,
    Carlosmcd
  6.  # 11

    Carlos

    No caso de uma caleira daquelas, não confie num tubo ladrão, porque esses gajos são uns ladrões. Basta uma folha, um pedaço de plástico. um pássaro morto e entopem.

    O que pode fazer e que funcionará enquanto houver gravidade é o seguinte:

    No murete onde encostam as telhas do beirado, de 4 em 4 metros (por ex), corta 10cm do murete até que fique á mesma cota da telha de canal do beirado. Se reparar, essa cota é inferior á cota do murete interior da caleira. Assim caso a caleira encha, a águas sai para a frente e nunca transbordará para o interior. O melhor de tudo é que não requer manutenção.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeus, AnaT
  7.  # 12

    Concordo, já trabalhei num local onde nem tubos ladrão lhes valeu, era uma pequena placa acessível com platibanda a toda a volta que de repente se transformou numa piscina, lol, tal eram as folhas dum sobreiro secular que existe ao lado que entupiu aquilo tudo. Essa solução de cortar o murete em diversos pontos de certeza que é mais eficaz.
    Cumprimentos,
    carlosmcd
    • zeus
    • 22 agosto 2008

     # 13

    carlos já percebi o que é o tubo ladrao. :) paulo a sua ideia é bastante boa e dificilmente requer a manutençao, embora não a vou descuidar,obrigado pelas ideias.será uma ideia para avançar dependendo dos orçamentos que receber.(e depois adequar o projecto a essa ideia)
 
0.0140 seg. NEW