Iniciar sessão ou registar-se
    • ngm
    • 14 novembro 2010 editado

     # 1

    Boa Noite,

    Tenho em vista um terreno urbano inserido num loteamento devidamente regularizado, mas o terreno em causa tem dois sobreiros de grande porte (no centro do terreno). Uma vez que os sobreiros são uma espécie protegida, como posso saber se isto não irá trazer problemas caso sejam cortados durante o processo de hipotética construção da casa?

    No alvará de loteamento não existe referencia às árvores, quem poderá informar se os sobreiros estão de alguma forma registados e inviabilizarão a construção, caso não sejam removidos?

    Obrigado.
  1.  # 2

    a camara.
    em todo o caso PODE ter ai uma oportunidade para fazer uma casa diferente integrando os sobreiros.
  2.  # 3

    Colocado por: marco1PODE ter ai uma oportunidade para fazer uma casa diferente integrando os sobreiros.

    Nem mais.
    • ngm
    • 15 novembro 2010

     # 4

    Poderia ser uma ideia a explorar que permitiria soluções arquitectónicas com originalidade, no entanto o porte dos dois sobreiros é muito grande (a copa é bastante volumosa) ficam no meio, e ocupam uma parte significativa dos 500m2 do terreno. Além de que um outro mais pequeno fica em cima de uma das extremas, o que dificulta a construção do muro.

    Tive a analisar a documentação do PDM e não há citações relativas à remoção de árvores.
    Irei me deslocar ao Dep. de Urbanismo do município, no sentido ver o que dizem relativamente a isto.
  3.  # 5

    Colocado por: ngmPoderia ser uma ideia a explorar que permitiria soluções arquitectónicas com originalidade, no entanto o porte dos dois sobreiros é muito grande (a copa é bastante volumosa) ficam no meio, e ocupam uma parte significativa dos 500m2 do terreno.


    haverá sempre solução, e a câmara neste caso irá facilitar a vida no licenciamento e projecto de certeza, veja os sobreiros como património -valor.
    se quiser coloque aqui fotografias para vermos melhor.
  4.  # 6

    Que património ou valor poderão ter dois sobreiros?
    • ngm
    • 15 novembro 2010

     # 7

    Seguem fotos onde se pode constatar que o sobreiro ao certo é bastante grande, e tem um outro grande na frente
      IMG00102-20101114-1731.jpg
    • ngm
    • 15 novembro 2010

     # 8

    Outra perspectiva...
      IMG00105-20101114-1732.jpg
    • ngm
    • 15 novembro 2010 editado

     # 9

    Outra perspectiva...
      IMG00104-20101114-1732.jpg
  5.  # 10

    ngm,

    Tive de resolver um caso idêntico, se tiver de realmente abater os sobreiros, pode e deve pedir uma autorização á DGRF - Direção Geral dos Recursos Florestais.

    Se os sobreiros estiverem na area de implantação da casa não levantarão obstáculos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ngm
  6.  # 11

    não se percebe bem o limite do terreno mas parece-me que é possível fazer um bom projecto aproveitando as arvores, agora a câmara deveria facilitar a nível de implantação (parece-me um lote médio), e claro teria-se de podar bem esse sobreiro do meio, e fazer manutenção.
  7.  # 12

    Há perto do local onde resido uma construção num terreno pejado de sobreiros. Até ao momento nenhum foi abatido e estou curioso para ver como contornam essa partida da natureza.

    Realmente as fotos não revelam bem os limites do terreno. Também aconselho uma ida à Câmara Municipal
  8.  # 13

    Bem daquilo que tenho conhecimento a câmara fez-se parva quando deu licença para construção, o sobreiro é uma árvore protegida por lei, a DGRF nunca mais vai autorizar o abate... Eles agora nem azinheiras deixam abater, eu se fosse a si ia requer explicações à camara.

    Cumprimentos
    • shok
    • 17 novembro 2010

     # 14

    Boas, os sobreiros não tem nada a ver com a camara, esta nem deles quer saber.

    Para abater ou limpar (desbastar) os sobreiros passe pela autoridade florestal nacional, tem de levar o projecto da camara aprovado, copia do pdm e a sua identificação, é só prencher um papelito e esperar.

    depois disso é contactado por um técnico da autoridade para ir passar revista ao local, se for para abate tem de previamente marcar os sobreiros com uma cinta branca á altura do peito. para o desbaste (limpa) não precisa de marcar.

    se meter o processo como construção de moradia vai demorar mais que o habitual, pois ten de passar pela secretária do diretor, se for por excesso de densidade já não precisa, pois basta a eng. responsavel assinar.

    Comigo passou-se parecido, o meu terreno estava com muitas azinheiras jovens, antes da compra passei na florestal pedir informaçoes, o que me foi dito foi que não tivesse problemas que eles autorizavam o corte desde que fosse para construção.

    Já os marquei, já passou o técnico só estou á espéra da carta de autorização que deve chegar esta semana.
    Vou cortar 60, e limpar ums 150, mas a limpa fica para mais tarde.
    • ngm
    • 18 novembro 2010

     # 15

    Segundo informação da autarquia e do arquitecto, este assunto é da responsabilidade da AFN, embora a câmara tenha licenciado um loteamento com sobreiros dispersos dentro dos terrenos. Os mesmos têm sido removidos com a construção das moradias.

    Segundo o que me foi dito se os sobreiros estiverem dentro da implantação normalmente é autorizado o abate.

    Já tenho o acordo com o actual proprietário, no sentido de ele despoletar este processo junto da AFN, de forma a termos a autorização antes da escritura (não vá haver surpresas).

    Quanto ao sobreiro que está quase em cima da extrema da frente (ver fotos), estou a pensar deixa-lo ficar, levando apenas alguns cortes. O que tem mesmo de ser removido é um sobreiro grande ao meio, e dois jovens. No entanto a nível do futuro jardim já tinha pensado colocar uma ou duas oliveiras, mas com esta situação vou realmente enquadrar isso de forma a compensar o abate de uma espécie que se encontra devidamente protegida.

    Quanto tempo demora normalmente a emissão deste parecer da AFN? É que tenho tudo pronto para a escritura, não estava contar com esta situação.
 
0.0182 seg. NEW