Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Tenho andado a ler o fórum e à procura de um "faça você mesmo" no que diz respeito a pequenas rachas nas paredes e tectos.
    Se soubessem de algum guia com fotografias e/ou vídeo agradecia-vos.
    Bem sei que não há nada como o trabalho de um profissional, mas sinceramente os € têm andado a fugir do meu bolso. :(
    Trata-se de 1 apartamento T3 de 2001 na margem sul (Lavradio) num 8º piso, cheio de problemas como rachas, falta de isolamento acústico e térmico e como se trata de um último piso também tem problemas de humidade.
    Quanto à humidade não sei bem dizer se é por via de condensação ou se é mesmo por infiltrações.
    Nesta altura do ano o problema é o frio devido ao forte vento que se faz sentir por estas bandas e que entra facilmente pelas frestas das janelas que são de correr com vidros duplos e pelos orifícios para as fitas dos estores.
    Gostava de obter ajuda quanto às outras questões mas não sei se deva abrir mais tópicos ou falar sobre tudo neste tópico...
    Se necessário posso colocar fotografias para demonstrar os meus problemas.
    Obrigado antecipadamente por qualquer ajuda/comentários que possam fazer.
    Cumps.
    •  
      FD
    • 15 novembro 2010 editado

     # 2

    Colocado por: tonydascruzesTenho andado a ler o fórum e à procura de um "faça você mesmo" no que diz respeito a pequenas rachas nas paredes e tectos.

    Se são pequenas e antigas:
    - lixa a racha
    - preenche com massa de enchimento, tenha especial cuidado para encher mesmo e não tapar só
    - aguarda que seque (1 dia) e volta a lixar para regularizar a superfície
    - limpa muito bem (pano húmido) para não ficar o pó do que lixou
    - pinta

    Existem algumas massas de enchimento que são plásticas (têm latex), isto é, que encolhem e esticam e impedem o reaparecimento das rachas.
    São eficazes para pequenos movimentos mas, ineficazes se a parede mexer muito.

    Humidade, de forma muito simplista:
    - manchas amarelas ou mais escuras que a cor da pintura, com o formato de poças, infiltração
    - só aparecimento de bolor, condensação, provavelmente por causa de uma ponte térmica ou por falta de ventilação

    Na primeira tem que resolver a causa da infiltração.
    Na segunda:

    Diz-se por aqui que se podem fazer duas coisas:
    -> remediar
    -> resolver

    Remediar
    Muito simples: ventilar, desumidificar, aquecer.

    Proposta de receita caseira
    -> no dia 1, limpa os pontos onde aparece bolor com lixívia (mata os bolores existentes)
    -> todos os dias, abre as janelas das divisões onde há problemas de forma a forçar a circulação do ar (crie uma corrente de ar) quando se levanta e fecha-as quando sai de casa
    -> deixa o desumidificador ligado durante o dia, em pontos críticos, alternando a localização de dia para dia
    -> quando chega a casa, abre novamente as janelas e fecha-as assim que fica de noite (aumenta a humidade exterior)
    -> aquece as divisões onde dorme (coloque o aquecimento junto das paredes que dão problemas) e desliga o desumidificador quando se deita
    -> repete estes passos todos os dias
    -> no dia 15 volta a limpar com lixívia os pontos onde aparecia bolor
    -> no dia 30 vê se detecta algum ponto de bolor
    -> se sim, pinta essa parte com tinta misturada com um aditivo anti-bolores
    -> continua a fazer o que fazia e ao dia 60 vê se está tudo bem
    -> se houver reincidência persistente, pinte a zona com esmalte aquoso misturado com o aditivo anti bolores

    Isto remedeia. Pode não ser o método mais correcto mas é, pelo que tenho lido, o que eu aplicaria à falta de melhor sugestão.

    Resolver
    Pode resolver pelo interior ou pelo exterior.

    Exterior
    Fala com a administração do prédio e tentam encontrar uma solução (normalmente cara) para o problema. Há quem aconselhe telas asfálticas, que é o que costuma ser mais barato, apesar de haver também que não confie nas mesmas.

    Interior
    O problema continua nas paredes exteriores mas, você cria paredes interiores (que farão o que era suposto as exteriores fazerem) com placas de gesso laminado e alguma espécie de barreira isolante, do estilo de lã mineral.

    Quanto ao vento a passar nas janelas e na caixa dos estores: Isolar vento na caixa dos estores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tonydascruzes
  2.  # 3

    Bom dia,
    Obrigado pelas dicas com as rachas na parede/tecto.
    Quanto à humidade, vou optar pela receita caseira e vou ver o que me sai na rifa.
    Em relação aos estores, depois de ver a thread que me indicou, fiquei confuso.
    Principalmente por ignorância em relação a estas coisas.
    Mas vou responder nessa thread e colocar as minhas dúvidas por lá.
    Cumps.
 
0.0110 seg. NEW