Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

a situação é a seguinte:
    - moradia isolada num terreno não loteado
    - não existe, nem previsão há, gás canalizado na rua
    - a moradia vai ter gás de botija (pré-instalação) e fica preparada para o gás canalizado (tubagem até a localização futura do contador de gás)
    - o arquitecto diz que não há necessidade de projecto de gás (na situação presente a câmara dispensa), assim sendo, as tubagens e afins irão ser montados ao gosto do empreiteiro (com a concordância do dono da obra e arquitecto)

As perguntas são:
    - Que garantias tem o dono da obra de que a instalação realisada é a mais correcta já que não há um projecto de gás a seguir (a existência de um projecto também não é razão de que a mesma é a correcta...)?
    - Quando a obra terminar, há obrigatoriedade legal de vistoria da canalização do gás não havendo nenhum equipamento a gás montado?
    - Mesmo não havendo nenhum equipamento instalado a gás, dever-se-á pedir uma vistoria a fim de garantir que a mesma se encontre conforme, certo?
    - Quando se decidir usar gás de botija, como por exemplo num fogão, após a conclusão da obra (vários meses/anos), dever-se-á pedir uma vistoria à mesma se esta não foi feita após a conclusão da casa (ou então ter sido vistoriada a mais de cinco anos, penso...), certo?
    - Creio que, a ligação de gás canalizado obriga sempre a uma vistoria... certo?
    - Se a vistoria chumbar por razões de projecto, e não havendo, de quem é a culpa? Do arquitecto que o dispensou, do empreiteiro que fez à sua maneira, de todos (dono, empreiteiro e arquitecto) porque fizeram à maneira deles?

Obrigado desde já.
  2.  # 2

eu tinha uma situação parecida e a camara obrigou-me a entregar e cerificado.

Marisa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  3.  # 3

Colocado por: mirp27eu tinha uma situação parecida e a camara obrigou-me a entregar e cerificado.
    No meu caso, e faer fé no arquitecto, não havendo gás canalizado pode-se pedir isenção do mesmo.... a ver vamos ;-)
  4.  # 4

Já tem a licença de construção?
  5.  # 5

Tenho a ligeira sensação que quando for solicitar a licença de habitação lhe vão solicitar o certificado.
    A minha situação é muito parecida com a sua, e tive fazer tudo normalmente como se houvesse gás...

Explicação da câmara: Hoje não há e amanha pode haver... Mesmo que haja e você não queira, poderá vender a casa e depois perguntam á câmara porque de passarem uma licença de habitação numa casa que não tinha tudo o que a lei obriga (neste caso o certificado de gás).

Para ter uma ideia, eu nem sequer uso gás em casa. Tenho paineis solares para a água, e tenho uma placa de indução para cozinhar, e mesmo assim obrigaram-me a gastar dinheiro para a pré-instalação e os devidos certificados...
  6.  # 6

Colocado por: PicaretaJá tem a licença de construção?
    Ainda faltam entregar as especialidades...

Colocado por: Joel PintoTenho a ligeira sensação que quando for solicitar a licença de habitação lhe vão solicitar o certificado.
    E faz todo o sentido.... já que há lá tubagens :-) agora, é necessário de um projecto de gás?
    Colocado por: Joel PintoA minha situação é muito parecida com a sua, e tive fazer tudo normalmente como se houvesse gás...
    Ou seja, entregou projecto de gás ou apenas pediu o certificado?
  7.  # 7

Colocado por: mafgod

Ainda faltam entregar as especialidades...

Bem me parecia, se não entregar projecto de gás, a câmara vai pedi-lo.

Colocado por: mafgod

Ou seja, entregou projecto de gás ou apenas pediu o certificado?

Não se pede um certificado sem que se tenha entregue um projecto

Colocado por: Joel Pinto

Tenho a ligeira sensação que quando for solicitar a licença de habitação lhe vão solicitar o certificado.

As câmaras não pedem certificados das redes de gás para a emissão da licença de utilização. Ou será que quiz dizer licença de construção?
  8.  # 8

Colocado por: PicaretaBem me parecia, se não entregar projecto de gás, a câmara vai pedi-lo.
    A informação que tenho do arquitecto é que, posso pedir isenção do projecto à Câmara. (Mafra)
  9.  # 9

Se o arquitecto diz que é assim é porque deve ser, mas eu tenho dúvidas.
  10.  # 10

Colocado por: PicaretaSe o arquitecto diz que é assim é porque deve ser, mas eu tenho dúvidas.
    Em principio vai entregar as especialidades na próxima semana... eu depois actualizo.....
  11.  # 11

Pode ser pedido a isenção de Proj Gas:
    veja aqui como e em q condições:
    https://forumdacasa.com/discussion/3389/projecto-de-gas-e-obrigatorio/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod

0.0127 seg. NEW