Iniciar sessão ou registar-se
    • mm85
    • 11 abril 2014

# 21

Colocado por: pc ferreiraE o que diz o fiscal?

Agora não percebi. O fiscal? Da câmara? :s Desculpe a ignorância...
  1.  # 22

Colocado por: mm85

Agora não percebi. O fiscal? Da câmara? :s Desculpe a ignorância...

Não o da obra.
  2.  # 23

agora em moradias já não é preciso fiscal (director de fiscalização)..... o técnico do empreiteiro é suficiente... isto se não for o próprio empreiteiro com CAP ... enfim andamos pra trás outra vez.
    • mm85
    • 11 abril 2014

# 24

O Engenheiro que nos fez o projecto e que faz o acompanhamento de obra não mete lá os pés há algum tempo... Na parte de estrutura ia aparecendo, mas depois... Enfim... Estas coisas já se sabe como é, empurra-se responsabilidades de uns para os outros e a culpa não é de ninguém. É do dono da obra, claro está...

Aqui na zona de Leiria, este ano, com as chuvas, uma casa nova moveu-se uma série de metros... está prestes a cair completamente. Uma casa nova, grande, moderna, bonita. E não estava propriamente implantada num local em que eu, a olhar, dissesse que me parecia perigoso, ao contrário de outras que só de ver, o senso comum nos faz arrepiar.
    Mas enfim... conclusão da história: ninguém se responsabiliza: nem engenheiros, nem seguros, nem câmaras, nem empreiteiros... Agora o que se fala é que era preciso um estudo do terreno!! Ah era? Então e a quem compete saber e exigir isso? Ah já sei... são os donos... os donos da casa, claro.

Obviamente pouco me adiantaria ir pedir contas a alguém pq as minhas juntas estão brancas :(
  3.  # 25

Colocado por: fernandoFerreiraagora em moradias já não é preciso fiscal (director de fiscalização)..... o técnico do empreiteiro é suficiente... isto se não for o próprio empreiteiro com CAP ... enfim andamos pra trás outra vez.

Com base em que lei faz esta afirmação Fernando?
    • mm85
    • 11 abril 2014

# 26

Bom, na nossa obra, os únicos responsáveis e supervisores são: engenheiro do projecto (e é o mm que faz o acompanhamento da obra, isso é obrigatório, haver um técnico / engenheiro responsável ao longo da obra, por lei eles têm de ir à obra pelo menos uma vez por mês, foi o que nos disse o fiscal da câmara aquando do início da construção); o empreiteiro (vale o que vale) e os fiscais da câmara.

Isto é o que se passa na nossa obra. Mais do que isto, já não sei.
  4.  # 27

Não querendo ferir suscetibilidades, mas esta coisa da fiscalização nem sempre é bem entendida. Ser fiscal não é apenas assinar um termo de responsabilidade, é igualmente ser pago pelo trabalho que executa.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    • mm85
    • 11 abril 2014

# 28

Colocado por: zedasilvaer fiscal não é apenas assinar um termo de responsabilidade, é igualmente ser pago pelo trabalho que executa.

COM CERTEZA!! Quando contratámos o engenheiro que projectou a obra, o preço que nos foi apresentado e consta no contrato que assinámos incluía a fiscalização de obra... Portanto, se a pergunta é se a pessoa que assina nos está a fazer um jeitinho, a resposta é não!

Se há coisa que me tenho apercebido neste mundo da construção é que, quando as coisas correm menos bem, o trabalho é mal executado, ou ineficiente ou seja o que for, a resposta imediata que se levanta é: pagaram pouco! Antes assim fosse... O pagar muito, já aqui se falou, infelizmente nem sempre é sinónimo de trabalho bem executado. Infelizmente.
  5.  # 29

mm85
    O contrato dizia o quê especificamente em relação à fiscalização?
    Mencionada o nº de vistas que eram feitas à obra, em que alturas e de qu forma?
  6.  # 30

Colocado por: mm85

COM CERTEZA!! Quando contratámos o engenheiro que projectou a obra, o preço que nos foi apresentado e consta no contrato que assinámos incluía a fiscalização de obra... Portanto, se a pergunta é se a pessoa que assina nos está a fazer um jeitinho, a resposta é não!

Se há coisa que me tenho apercebido neste mundo da construção é que, quando as coisas correm menos bem, o trabalho é mal executado, ou ineficiente ou seja o que for, a resposta imediata que se levanta é: pagaram pouco! Antes assim fosse... O pagar muito, já aqui se falou, infelizmente nem sempre é sinónimo de trabalho bem executado. Infelizmente.

Então faça uma coisa.
    Reúna o fiscal e o ladrilhador e entre os dois um que assuma a responsabilidade.
    Concordam com este comentário: mm85
    • mm85
    • 11 abril 2014

# 31

Não faço ideia pois como imagina já lá vai bastante tempo... Mas posso verificar... Todavia, se a lei exige fiscalização de obra, supostamente o técnico deve saber qual é o seu papel, nem sequer faço ideia se as coisas vêm assim tão detalhadas. Lá está... culpa nossa, devíamos saber que o técnico devia vir à obra de x em x tempo para que tudo corresse bem... Não fiz o tal curso pré-obra.

No entanto, quero sublinhar que tudo isto veio do assunto das juntas que ficaram brancas... se quer saber nem sequer inculco qualquer tipo de responsabilidade no técnico!!! Por amor de Deus... para isso, o senhor tinha de se mudar para a obra... Eh pa... o trabalho do ladrilhador não é assim nada de tão especial que, quando estamos a pagar 12.5€/hora ele não possa ter o conhecimento e o QI que lhe permita lembrar-se da quantidade de água que deve colocar no betume e também que tem de deixar o cimentado estar curado para poder então betumar...
  7.  # 32

Colocado por: pc ferreira

Não é tão básico quanto isso.
    Tem aqui muitos ladrilhadores ou trolhas. Pergunte qual a humidade residual do suporte máxima admitida.
    • mm85
    • 11 abril 2014

# 33

"residual" Entendo por isso a humidade que consta no suporte quando já foi cimentado há algum tempo mas que pode não estar ainda perfeitamente curado...

Mas volto a dizer que foi assentamento directo!! Cimento fresco, mosaico para cima, 2 dias depois, betume nas juntas... Parece-me óbvio o alto teor de humidade que havia... Estava no pico! Não preciso de medir nada para saber que estava ali montes de humidade que ficou fechada e que teve de sair por algum lado... Não??
  8.  # 34

o problema destes fiscais é igual à dos médicos, conseguem o factor da desmultiplicação, no mesmo dia, no mesmo mês no mesmo ano e à mesma hora conseguem estar em vários locais diferentes...
  9.  # 35

Acho que estou com um problema semelhante ao seu. Remodelei o chão da cozinha e agora tenho as juntas cheias de água. Tenho colocado um desumidificador e embora tenha resolvido parte do problema, mas ainda aparece em algumas partes água nas juntas. Não sei o que fazer :-( continuar com o desumidificador?

0.0201 seg. NEW