Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Pedro Azevedo78Qual é a resistÊncia térmica desse produto?
    Ou simplificando: com 5€/m2, consigo melhor isolamento com a cortiça ou o EPS?


    Sou um mero leigo no assunto, que procuro reunir o máximo de informação de modo a poder discutir minimamente com o projectista as opções que este irá tomar para a minha futura moradia! Vou tentar postar aquilo que entendi até ao momento!

    Relativamente ao isolamento a utilizar, segundo tenho lido, é importante ter em consideração: permeabilidade ao vapor, resistência mecânica, absorção acústica, resistência térmica (que será tanto maior, quando menor for o valor de U - transmitância térmica), e o atraso térmico (tempo em horas que o calor transmitido demorá a atingir a extremidade mais fria). Do ponto de vista térmico interessam principalmente estes dois últimos.

    Os diversos produtos utilizados para o isolamento (EPS, XPS, Aglomerado de Cortiça, Lã de Rocha, etc.) têm diferentes valores de U (transmitância térmica o que consequentemente resulta em resistências térmicas diferentes) e diferentes atrasos térmicos.

    O calor é sempre transmitido no sentido do ambiente mais quente para o ambiente mais frio. Se as temperaturas do ambiente exterior de um edifício fossem sempre constantes, o melhor isolamento seria aquele que apresentasse o menor valor de U porque seria aquele que transmitiria menor quantidade de calor! Contudo, verifica-se que a temperatura do ambiente do exterior de um edifício varia ao longo do dia. Desta forma, não interessa apenas o valor de U, interessa também o atraso térmico uma vez que essa variação da temperatura pode levar a que em períodos do dia a transferência de calor se processe no sentido do exterior para o interior e noutros períodos do dia em sentido contrário!