Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Pedro Azevedo78Qual é a resistÊncia térmica desse produto?
    Ou simplificando: com 5€/m2, consigo melhor isolamento com a cortiça ou o EPS?


    Sou um mero leigo no assunto, que procuro reunir o máximo de informação de modo a poder discutir minimamente com o projectista as opções que este irá tomar para a minha futura moradia! Vou tentar postar aquilo que entendi até ao momento!

    Relativamente ao isolamento a utilizar, segundo tenho lido, é importante ter em consideração: permeabilidade ao vapor, resistência mecânica, absorção acústica, resistência térmica (que será tanto maior, quando menor for o valor de U - transmitância térmica), e o atraso térmico (tempo em horas que o calor transmitido demorá a atingir a extremidade mais fria). Do ponto de vista térmico interessam principalmente estes dois últimos.

    Os diversos produtos utilizados para o isolamento (EPS, XPS, Aglomerado de Cortiça, Lã de Rocha, etc.) têm diferentes valores de U (transmitância térmica o que consequentemente resulta em resistências térmicas diferentes) e diferentes atrasos térmicos.

    O calor é sempre transmitido no sentido do ambiente mais quente para o ambiente mais frio. Se as temperaturas do ambiente exterior de um edifício fossem sempre constantes, o melhor isolamento seria aquele que apresentasse o menor valor de U porque seria aquele que transmitiria menor quantidade de calor! Contudo, verifica-se que a temperatura do ambiente do exterior de um edifício varia ao longo do dia. Desta forma, não interessa apenas o valor de U, interessa também o atraso térmico uma vez que essa variação da temperatura pode levar a que em períodos do dia a transferência de calor se processe no sentido do exterior para o interior e noutros períodos do dia em sentido contrário!

    Tomemos como exemplo os dados obtidos por estudos realizados pelo ITeCons da Universidade de Coimbra (imagem anexa). Para uma espessura de isolamento de 80mm a cortiça tem um atraso térmico de 3,73 horas enquanto o XPS tem um atraso de 2,18 horas. A cortiça tem um U de 0,38, enquanto o XPS tem um U de 0,35. Concretizando os dados: O XPS transmite menos quantidade de calor, contudo começa a transmiti-la 1,55 horas (3,73 - 2,18) mais cedo. Desta forma o XPS é um isolante menos eficaz que a cortiça em zonas com grandes amplitudes térmicas.

    O preço que me foi fornecido por aplicadores de capotto com aglomerado de cortiça é de 45 € por m2 com acabamento à cor. Julgo não ser um valor muito diferente dos referidos para capotto com EPS ou XPS. Tendo em conta que é um produto nacional e com "relações mais intimas" com o ambiente, parece-me uma solução a ter em conta! A cortiça apresenta ainda uma boa permeabilidade aos vapores o que permite ao edifício respirar e em termos acústicos é mais eficaz que as outras soluções.

    Se poderem refiram valor de referência para capotto com EPS ou XPS.
      isolamento.jpg
  2.  # 22

    A espessura da cortiça orçamentada é de 80 mm!

    A tabela 3. da imagem em anexo pertence a um pdf consultado e não à fonte referida no meu post anterior!
  3.  # 23

    Como em tudo o resto, Portugal e os seus produtos estão quase sempre uns aninhos atrasados em relação aos outros... Mas quando nos esforçamos conseguimos resultados tão bons ou melhores!

    Quando a corticeira amorim (ou outro) apostar em certificar o produto, a cortiça como capotto não ficará nada a dever ao EPS ou ao XPS, bem pelo contrário!
  4.  # 24

    Colocado por: Anonimo16062021ou será que existe cortiça a prova d,agua?


    O que quer dizer com à prova d,agua?


    Colocado por: Anonimo16062021Aqui esta o que eu me referia


    A titulo de curiosidade, essa solução que defende tem certificado de conformidade atribuído por qual fabricante?
    Ter 1/3 da área do bloco térmico suspensa parece-me pouco resistente do ponto de vista mecânico...
  5.  # 25

    Colocado por: Anonimo16062021Aguas da chuva por exemplo.


    Mas há algum material que seja à prova de água? Uns são mais impermeáveis, outros menos, uns alteram-se mais rapidamente outros mais lentamente... Com o devido tratamento a cortiça pode ser utilizada como revestimento final... Esse aspecto não me parece uma desvantagem! Tal como todos os sistemas desde que bem aplicado...
  6.  # 26

    Colocado por: Anonimo16062021vidagomorango faça uma experiência,coloque uma placa de cortiça com o devido tratamento dentro dum tanque de agua durante uns dias,depois retire-a de la e ponha a secar o sol depois diga-me o resultado.


    E como se comportará o EPS e o XPS se exposto a essas mesmas condições? E qual o paralelismo entre essas condições e as condições que vão ser encontradas por esses materiais quando aplicados como ETICS?


    Colocado por: Anonimo16062021Do projectista da obra que assim exigem,e parente a lei.


    E o projectista elabora e assina um projecto em que 1/3 da área de apoio/sustentação de uma parede se encontra suspensa? Elabore uma parede de legos, com a mesma proporção de altura e área de apoio e de-lhe um pequeno toque em direcção à zona não apoiada e veja como a mesma se comporta...
  7.  # 27

    Colocado por: Anonimo16062021nunoneiva será que ainda não me compreendeu?
    Eu não estou a por de lado o sistema ETICS,mas sim a dar uma simples ideia como se deve de fazer para não retirar área útil ao interior como você se referiu mais acima quando se opta por tijolo térmico de 30cm,e eu dei essa ideia como fazer para regularização dos pilar e vigas como parte das Lajes,e depois ai se poder aplicação do sistema ETICS,portanto seria, pilares e vigas de 20cm,tijolo térmico de 30cm,regularização pelo exterior com placas de EPS,XPS,ou uma argamassa térmica acústica,(Aislone)teríamos nos pilares vigas e Lajes 10cm de barreira térmica mais os 6cm do sistema ETICS teríamos na totalidade 16cm,será que não cheg?


    Boas Anonimo16062021,

    Compreendo-o. Há n soluções possíveis. Mas tenho a opinião de que a sua solução tem um custo/benefício superior, p.e. à solução ETICS.

    Cump.
  8.  # 28

    Colocado por: rui moreiraCaro nunoneiva75, o senhor mistura vários conceitos sem apresentar uma solução consensual.

    Dizer que um projecto em que esteja previsto o sistema ETIC`s como isolamento térmico tem, normalmente, a estrutura(vigas e pilares) com 20 cm de espessura... Parece-me forçado e estamos a criar mitos, caminhando em direcção aos projectos de térmica do tipo "chapa 5", modelo standard. Cada caso é um caso e tem que ser estudado individualmente.


    Boas Rui Moreira,
    Estou convencido que a espessura das vigas/pilares mais usada nos projectos ETICS é de 20cm. Se não é assim, diga-me então qual é a espessura mais usada nestes projectos?


    Tem que me explicar melhor como é que com a espessura das estruturas(vigas, pilares) de 20 cm e com tijolo de 22 cm, consegue uma espessura de 3 ou 4 cm para tubagens sem que seja nececessário rasgar as mesmas. 2 cm são 2 cm e não 3 ou 4. E com 2 cm não acredito que não tenha que rasgar a estrutura.

    Já vi reboco de 2cm, 3cm e até de 4cm espessura. Creio que os 2cm+ espessura do reboco seja o suficiente para não rasgar as vigas/pilares. No entanto a sua proposta de pladur é mais prática.

    Quem disse ao senhor que quem projecta solução de "Parede dupla com isolamento pelo interior" pretende obter uma inércia forte da mesma? O senhor mistura conceitos e argumentos de uma forma "leviana", perdoe-me a espressão.

    Ninguém. Mas uma inércia forte é algo que se procura, a custos comportáveis, digo eu. Apenas a referi porque é a solução tradicional, logo comum.

    Em relação ao gás como apoio ao solar térmico, também deve ser mais específico. Existem diferentes tipos de gás para consumo. Será mesmo a melhor solução?
    Cumprimentos.

    Para mim não, tanto que o dispensei. Apenas referi o gás como requisito para se atingir o A+.


    Já agora permita-me questioná-lo sobre algumas afirmações que proferiu e que eu não percebi:


    "O facto de lhe atribuírem A+ ou A não significa que a habitação vai ser mais eficiente do que uma habitação
    classificada com B. Terá que se preocupar mais com a escolha e o sistema de isolamento, a boa execução e uma boa fiscalização em obra. "

    Não consigo conceber uma habitação B ser mais eficiente que uma A+. Como é que faz isso?


    A tão falada inércia térmica forte que associam ao sistema ETIC`s, necessita de massa. E essa massa consegue-se aumentando à espessura da parede para valores aceitáveis, claro.

    E nso 20cm é um valor abaixo do aceitável? Mais uma vez, o que dizer então das alternativas não-etics? Está a focar a inércia térmica na envolvente exterior, mas sabe que a massa de uma habitação não se resume, nem de perto, à envolvente exterior não sabe?

    Cump.
  9.  # 29

    ja ouvi falar dum tipo de material que se da pelo nome de ytong, nao sera mais rentavel??
    disseram-me que com o ytong nao é preciso caixa de ar nem roofmate
    será isso verdade, ou nao?
    ajudem-me!
  10.  # 30

    Colocado por: Anonimo16062021diz de que uma parede se encontra suspensa como uma parede de legos e com um pequeno toque ela cai,será isso?


    Exactamente isso! Se ocorrer um sismo, essa mesma parede irá estar sujeita a diversas forças do mesmo género, provavelmente bem mais intensas (proporcionalmente)! E na Alemanha também se fazem grandes erros, não quero com isto dizer que seja o caso, mas no meu entender (leigo na área da construção cívil), não me parece uma solução que ofereça estabilidade, mas os entendidos (eng. cívis) que dêem o seu contributo!
  11.  # 31

    Colocado por: nunoneiva75

    Boas Rui Moreira,
    Estou convencido que a espessura das vigas/pilares mais usada nos projectos ETICS é de 20cm. Se não é assim, diga-me então qual é a espessura mais usada nestes projectos?


    Caro nunoneiva75, como disse anteriormente, cada caso é um caso e tem de ser estudado individualmente. O responsável pelo calculo da estrutura é que dirá a espessura necessária de vigas e pilares coincidentes com o plano das paredes exteriores. Portanto, tomarmos como certo que será 20 cm a espessura necessária, parece-me forçado.

    Colocado por: nunoneiva75
    Já vi reboco de 2cm, 3cm e até de 4cm espessura. Creio que os 2cm+ espessura do reboco seja o suficiente para não rasgar as vigas/pilares. No entanto a sua proposta de pladur é mais prática.


    Reboco com 3 e 4 cm de espessura? Não será muito dispendioso para o dono-de-obra? Ou o prumo e o alinhamento das paredes ficou tão perfeito que foi necessário aumentar à espessura do reboco para disfarçar a ausência de esquadria? Dessa forma...
    Com 2 cm de reboco eu não permitiria que usassem espaço destinado ao mesmo para passagem de tubos.

    Colocado por: nunoneiva75
    Ninguém. Mas uma inércia forte é algo que se procura, a custos comportáveis, digo eu. Apenas a referi porque é a solução tradicional, logo comum.


    Existem muitos exemplos de habitações em que não projectaram o isolamento térmico de forma a obterem uma inércia forte. Cada dono-de-obra tem de ver qual o sistema de isolamento que melhor se coaduna com o que pretende da sua habitação.

    Colocado por: nunoneiva75
    Para mim não, tanto que o dispensei. Apenas referi o gás como requisito para se atingir o A+.
    ...
    Não consigo conceber uma habitação B ser mais eficiente que uma A+. Como é que faz isso?


    "O facto de lhe atribuírem A+ ou A não significa que a habitação vai ser mais eficiente do que uma habitação classificada com B." Isto foi o que eu disse.
    "Para mim não, tanto que o dispensei. Apenas referi o gás como requisito para se atingir o A+." Isto foi o que o senhor disse. Acho que já tem a resposta para a pergunta citada.

    Colocado por: nunoneiva75
    E nso 20cm é um valor abaixo do aceitável? Mais uma vez, o que dizer então das alternativas não-etics? Está a focar a inércia térmica na envolvente exterior, mas sabe que a massa de uma habitação não se resume, nem de perto, à envolvente exterior não sabe?


    Não será um valor abaixo do aceitável. Mas já que estamos a falar de um sistema(ETIC`s) que privilegia a inércia térmica forte, porque não tentar tirar o máximo de partido do sistema aumentando à espessura da parede para valores comportáveis, claro. Será que esses 20 cm serão aceitáveis em todas as zonas do país? Que espessura de Eps prevê quando projecta uma parede de 20 cm em tijolo?

    As alternativas ao sistema ETIC`s são soluções com vantagens e desvantagens em relação a este. Cabe ao dono-de-obra escolher o sistema de isolamento que mais lhe convém. E para essa escolha temos que ter em conta vários factores.
    Eu privilegio o isolamento pelo interior . Inércia térmica... pouca.

    "...a massa de uma habitação não se resume, nem de perto, à envolvente exterior não sabe?"
    Sei.

    Cumprimentos.
 
0.0192 seg. NEW