Iniciar sessão ou registar-se
    • RSS
    • 17 novembro 2010 editado

     # 1

    Antes de mais, Olá!

    Tenho andado por aqui já faz uns tempos valentes, mas sempre como expectador.
    O que me leva a participar, é que em principio no próximo ano vou construir casa (é para aproveitar a subida do IVA :D )

    Tenho um terreno com uma construção antiga e que está a desmoronar-se.
    O objectivo será fazer um projecto novo com alterações ao que existe no local.
    A ideia geral resume-se nos desenhos do PDF seguinte:

    http://www.megaupload.com/?d=LS45SMEN
    1ªpag. esboço do projecto
    2ªpag. levantamento do existente no local

    O que me está aqui a fazer alguma confusão é que provavelmente terei de manter alguma construção na actual fachada de forma a que não me obriguem a recuar. No entanto o que eu gostava de fazer era manter a fachada como muro de vedação (com entrada e portão para carro) e recuar a casa! Será possível a sua aprovação?

    Outro problema / condicionante que tenho de resolver é própria orientação da casa ...
    Ou seja, os quarto quanto mais longe da estrada melhor, mas no lado oposto do terreno existe um barracão que queria manter, e transformar em zona de convivio com cozinha, lareira, instalações sanitárias etc...
    Assim sendo vou ter os quartos perto do dito barracão ao invés da zona social, cozinha lavandaria etc, que provavelmente faria mais sentido.

    Para além de expor aqui as minhas dificuldades, gostaria de "ouvir" os vossos comentários ou sugestões, antes de me dirigir ao arquitecto para fazer o projecto.
      Sem título-1 (Custom).jpg
  1.  # 2

    Em relação à imagem:

    Sala
    - entrada directa da rua.... poderá ser desagradável no inverno (frio e correntes de ar quando a porta se abre).
    - preveja um pequeno hall com um pequeno roupeiro de apoio (sapatos, gabardines, ....)

    Cozinha
    - A pequena despensa poderá ser facilmente substituída por armários, fica sem aquele recanto sem grande utilidade e ficará com a sensação de mais espaço na cozinha.
    - Não há porta para a rua?

    Lavandaria
    - Não há porta para a rua?

    I.S. social
    - quem a usar pode ficar incomodado se houver estranhos na sala ;-)
    - troque a disposição da sanita com o lavtório (reduz barulhos para a sala)

    Roupeiros
    - nunca são de mais.... e neste caso parece-me poucos.
    - localização dos roupeiros parece-me bem (na parede do quarto ao lado) mas, aqueles 80cm (ou algo parecido) onde está a porta poderão estragar o "isolamento sonoro" dado pelos roupeiros.
    - o roupeiro no quarto ao lado da suite parece-me pequeno....

    I.S. privada
    - Junto à parede da suite está a banheira, pode ser incomodativo...

    Closet
    - se a porta for de correr, ganha mais uns cms de roupeiro
    • RSS
    • 17 novembro 2010 editado

     # 3

    mafgod, Obrigado pelos reparos!

    Quanto à entrada da sala ... entendo perfeitamente e tem toda a razão!
    Tenho de prever um mini hall.

    Na Cozinha estava a pensar colocar portas em alumínio de correr (saída para zona inferior) tal como na lavandaria (saída para zona superior).
    A despensa ... ainda não estou 100% convencido que os armários consigam esconder alguma desarrumação de uma cozinha onde se faz comida :D
    Mas realmente em termos de espaço tem toda a razão.

    IS da sala ... sim é melhor mudar a orientação da sanita.

    A porta de correr para o closet é realmente muito melhor!
    • RSS
    • 18 novembro 2010 editado

     # 4

    E "virar a casa" com as zonas sociais para o barracão?
    Será que faz sentido, já que ficarei com os quartos virados para a estrada?
    (apesar de ser uma estrada local sem grande transito)

    ninguém opina? :D
  2.  # 5

    Cada um faz como entender, mas tenho pena que não aproveite a experiência e saber de projectistas ou arquitectos.
    Penso que está no ponto ideal para ter uma conversa com esses profissionais.
    É que para todos os efeitos terá mesmo que vir a pagar pelos projectos e podia desde já "por" os profissionais a trabalhar por esse pagamento.
    Não tenho imagens da envolvente e do existente mas parece-me que apartir dessa existência podia gerar uma solução "engraçada".
    quanto ao que apresenta muito sinceramente para mim é apenas uma base de trabalho acerca do esquema funcional do que pretende e sem caracteristicas valorativas que justifiquem um comentário sobre este ou aquele aspecto pontual.
    • RSS
    • 18 novembro 2010

     # 6

    Marco, compreendo e valorizo a sua opinião.

    Neste momento ainda estou no processo de legalização do terreno (passagem para meu nome).
    No entanto, e como tenho um amigo Eng. Civil experiente nestas lides, convoquei-o para me dar umas luzes sobre o que fazer no local.
    Sobre alguma conversa e depois da visita local, sentámos-nos os dois e ele esboçou uns esquissos sobre o levantamento em CAD existente.

    Daí ainda estar tudo muito embrionário.

    De qualquer das formas vou tentar colocar de forma mais legível a informação do que existe e da envolvente que tenho por agora.
    No fim de semana tiro fotos à casa no estado actual!

    levantamento do existente:
      Sem título-1_02.jpg
    • RSS
    • 18 novembro 2010

     # 7

    Imagem do Google Maps:
      google.jpg
    • RSS
    • 18 novembro 2010

     # 8

    Esboço de um possível (?) projecto:
      x.jpg
  3.  # 9

    realmente....

    já viu que esse terreno tem uma orientação solar excelente, ou seja o miolo do terreno parte de trás, está virado a sul e o RSS nesse estudo não tira partido disso não tendo por exemplo uma sala virada a sul.
    Com todo o respeito pelos engenheiros mas pelo menos esse seu amigo devia ficar-se pelas engenharias.
    parece-me uma abordagem ao terreno/ existências, errada e mesmo internamente com erros funcionais e até regulamentares.
  4.  # 10

    Eu acho que era capaz de dar uma coisa engraçada, aproveitando a construção existente, em que os compartimentos contíguos à fachada passariam a pátios interiores. Escolha um bom arquitecto e vai ver que não se arrepende.
  5.  # 11

    Bons dias.

    uma pequena opinião.

    julgo que está a desperdiçar o pátio entre a cozinha e os quartos ao não existir um acesso a esse pátio via sala. passo a explicar.

    suponhamos que instalou uma churrasqueira no pátio ao lado da cozinha. se convidar amigos para irem a uma churrascada lá em casa, esses amigos de forma a ter acesso à sala, vão "fazer" da cozinha um "corredor".

    não consegue "chegar" a cozinha um pouco mais para fora de modo a ser possível ter um acesso directo da sala ao pátio?

    cumprimentos e tudo a correr bem
  6.  # 12

    se pode recuar? em geral não...agora depende do afastamento existe à via publica e da restante envolvente, da distancia à via que as outras casas vizinhas estão...contrate um arquitecto, já esta a avançar demais sem saber as bases como por exemplo se pode afastar a casa.
    • RSS
    • 20 novembro 2010 editado

     # 13

    Marco, sim o terreno tem uma ótima exposição solar tanto no verão como no inverno.
    A minha questão e dúvida desde o inicio deste tópico é a orientação da casa e das zonas sociais (sala e cozinha) para sul, ou seja para o barracão onde pretendo que se faça a maioria das patuscadas com a família e amigos.
    O compromisso dessa solução (aparentemente) é a colocação dos quartos para a estrada e para a entrada do terreno.
    • RSS
    • 20 novembro 2010

     # 14

    AugstHill, não percebi a ideia dos pátios interiores contíguos à fachada ... isso não iria criar um espaço de construção desperdiçado? O meu limite financeiro para este projecto situa-se nos 150 mil euros, logo tenho consciência que tenho de optimizar recursos.

    A situação que tínhamos projectado no esboço era uma cobertura de ligação da casa à fachada existente, de forma a criar uma zona onde possa parar um carro debaixo de "telha" com acesso ao interior da casa pela sala ou pela cozinha.
    • RSS
    • 20 novembro 2010

     # 15

    amartins, como já disse anteriormente, as churrascadas vão ter lugar no barracão ao fundo do terreno de construção, e a churrasqueira terá lugar no telheiro contíguo.
    De qualquer das formas, quem estiver na sala pode sempre sair para debaixo do telheiro em direcção ao pateo lateral à casa.
    Outra solução seria como diz, chegar a sala mais para a esquerda de forma a criar acesso à rua.
    • RSS
    • 20 novembro 2010

     # 16

    Fernando Gabriel, vou já colocar fotos com o afastamento à estrada ... que é nenhum, bem como os edificios vizinhos alinhados com o edicio que pretendo "reconstruir".

    Para já ainda não avancei com nada ... apenas ideias e algumas dúvidas que tenho, e que aqui partilho e estou a expor para debate!
    Primeiro de tudo quero colocar o terreno em meu nome.

    Fotos:
    Fachada do edificio actual
      DSC08622 copy.jpg
    • RSS
    • 20 novembro 2010

     # 17

    Barracão que pretendo reconstruir!

    A ideia é aproveitar e deixar a pedra à mostra no exterior, de forma a que mantenha o aspecto rústico.
    No interior a parede deverá ser rebocada, dado que esta edificação serviu durante anos para a criação de bois.
    Em principio o telhado terá de ser refeito e talvez aproveite para aumentar um bocado do pé direito.
      DSC08627 copy.jpg
    • RSS
    • 20 novembro 2010 editado

     # 18

    Telheiro
    Este, terá de ser todo reconstruído ... é que os pilares existentes são apenas de tijolo e cimento empilhado.
      DSC08626 copy.jpg
    • RSS
    • 20 novembro 2010

     # 19

    Vista traseira do terreno ... que vai até ao eucalipto centenário.
      DSC08647 copy.jpg
  7.  # 20

    Ribatejo?
    falei em avançar demais porque esta já a fazer 3ds sem saber onde e quanto pode construir, faça desenhos e recolha ideias, é mais produtivo nesta fase.
    Quanto ao afastamento, no meu entender seria mesmo obrigado a recuar, atendendo à não existência de recuo e ao existente, que apesar de valor sentimental, não terá valor patrimonial comum.
    Pelas fotografias que mostrou seria mesmo de total ou quase total construção nova, com base no existente.
 
0.0195 seg. NEW