Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

para uma suite com 20 m com casa de banho o que me aconselham 9000 ou 12000 btus e para uma sala aberta com 28 m 12000 ou 18000 btus.

Obrigada.
  2.  # 2

Depende do isolamento termico dos espaços em causa, de uma forma geral, se forem maquinas com inverter para 20m2 ( penso que era isto que pretendia dizer)9000BTU´s ou 2,5Kw é mais do que suficiente, agora "sala aberta com 28 m" já depende muito da "abertura" da sala, pois tem que considerar a area total sem portas, o que nalguns casos é bicudo, generalizando uma unidade de 12.000BTU´s ou 3,5Kw deverá ser aplicada numa até uma area de +-30m2 agora saltar para 18000, já levanta problemas de ruido da maquina ( ruido de circulação de ar), se puder usar um mutisplit, muito melhor porque vai fazer com que tenha mais potencia disponivel numa das saidas quando a outra não está em uso, por exemplo: ter uma maquina 12000 na sala e quando o qurto não está em funcionamento dispor de +-15000, não é exactamente assim porque depende das maquinas em causa mas é um exemplo,
    Jorge Alves
  3.  # 3

Tal como diz o jorgealves, a de 9000 chega bem para os 20m2 e para a sala (eu tenho uma sala com 28m2 e grande area de vidro com uma de 12000) a de 12000 tb deverá dar bem...Tb não aconselho as de 18000...pelo maior ruido e consumo...e tb aconselho multisplit pelo menor consumo...

Abraço, Pedro
  4.  # 4

note que o multisplit só consome menos se comparar com o consumo de 2 unidades de dimensão idêntica, o multisplit tem muitas outras vantagens e algumas desvantagens como seja uma só unidade exterior o que nalguns casos limita a sua colocação alem de necessitar de maior tubagem,
    atentamente
    Jorge Alves
  5.  # 5

o multisplit só consome menos se comparar com o consumo de 2 unidades de dimensão idêntica

Claro...nem tinha lógica a comparação de outra maneira...split-9+split-9 vs multi 9+9

e algumas desvantagens como seja uma só unidade exterior o que nalguns casos limita a sua colocação alem de necessitar de maior tubagem

Isso não é uma desvantagem, pelo contrário...o multisplit permite desniveis e distâncias maiores, pudendo assim, mais facilmente escolher o local da unidade exterior...Por ex, uma unidade simples permite desniveis de 5 metros e uma multi de 15 metros e as distancias tb triplicam, aumentando assim as possibilidades de montagem da unidade exterior...os metros a mais de tubagem é insignificante neste tipo de orçamentos...

Abraço, Pedro
  6.  # 6

concordo consigo, mas nem sempre é assim, pois em obra existente por vezes é complicado, agora em obra nova já é como refere
    Jorge Alves
  7.  # 7

Tenho uma unidade multisplt da Daikin 2amx50G que consome em aquecimento 1310 Watts (esta é a potência real consumida, quando as duas unidades interiores estão ligadas). Isto equivale a quantos BTU´s no total? Qual deve ser potência calorifica desta unidade (já depois do COP)?
  8.  # 8

depende das unidades interiores á qual esta ligada a exterior, a exterior tem uma potencia nominal de 5Kw,
    Jorge Alves
  9.  # 9

se indicar quais os modelos posso lhe indicar o valor exacto, ou até publicar a tabela de potencia
    Jorge Alves
  10.  # 10

Daikin
    Unidades:
    Multisplit: 2amx50gv1b -- Interior 2 x FTXS25G

outro quarto
    Exterior : rxs25g -- Interior 1x FTXS25G

obrigado
  11.  # 11

Aqui vai,

na coluna da unidade interior, ver a linha 2,5+2,5, e aí tem os rendimentos e os consumos, para saber quais os rendimentos para uma só via é na linha 2,5,

atentamente
    Jorge Alves
  12.  # 12

Obrigado

Na coluna na potências absorvidas (aquecimento) aparecem potências máximas de 1680 watts quando a unidade é de 1310 Wats, como pode ser?
  13.  # 13

Pode ser o facto que os inverters, podem traballhar pontualmente a mais de 100%.

Têm potencia nominal e potencia maxima.

Colocado por: ParamonteObrigado

Na coluna na potências absorvidas (aquecimento) aparecem potências máximas de 1680 watts quando a unidade é de 1310 Wats, como pode ser?
  14.  # 14

Mas o inverter não é na unidade interior, e essas potências são da unidade exterior.
  15.  # 15

Obrigada pelas respostas,

se me puderem ajudar um pouco mais...
    baixando para os btus que me indicaram, 2 maquinas exteriores é muito mas só uma de 35 talvez também seja pouco pois pondo 12x9x9x9 dá 39 btu ou seja 4000 a mais, o que me dizem?
  16.  # 16

Colocado por: soniabernardinoObrigada pelas respostas,

se me puderem ajudar um pouco mais...
    baixando para os btus que me indicaram, 2 maquinas exteriores é muito mas só uma de 35 talvez também seja pouco pois pondo 12x9x9x9 dá 39 btu ou seja 4000 a mais, o que me dizem?

Depende das máquinas (marca/modelo) em questão...eu tenho uma exterior de 37000btus e 4 interiores de 12+9+9+7...mas podia ligar 12+12+9+9...Tudo depende da tabela de combinações de cada marca/modelo...

Abraço, Pedro
  17.  # 17

A máquina exterior é uma samsung mh070fxea4b.
  18.  # 18

Colocado por: ParamonteObrigado

uma das "vantagens" dos sistemas inverter é poderem trabalhar acima de 100% da capacidade nominal, lógico que o consumo acompanha esse extra, no seu caso por um periodo de 30minutos a maquina pode trabalhar até 120% para suprir qualquer acréscimo pontual ou no arranque a frio, e melhor sem comprometer a fiabilidade e durabilidade do equipamento em causa,

PS: existem marcas de equipamentos sem esta opção de limitar no tempo a duração da sobrepotencia, e existem tambem instaladores que usam esta sobre carga para proporem maquinas de inferior potencia para fazer o serviço de uma da potencia acima,
    atentamente
    Jorge Alves
  19.  # 19

quando se faz o estudo de um sistema multisplit, após calcular a potencia é necessário definir quais as unidades que precisam de trabalhar em conjunto a plena carga e depois com a tabela de potencias do fabricante utilizar a maquina mais equilibrada, por isso estar a comparar unidades e potencias sem fazer uma analise mais aprofundada, não é possível nem comparavel com outros casos que aparentemente até são idênticos no numero de aparelhos,
    atentamente
    Jorge Alves
  20.  # 20

Colocado por: soniabernardinoA máquina exterior é uma samsung mh070fxea4b.

Essa máquina só pode ter 12+9+9+7...é o máximo aconselhado pela marca, mas possivel. Por isso, se quiser mesmo os 12+9+9+9, terá de ir para a mh080fxea...

Abraço, Pedro

0.0219 seg. NEW