Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas. A nossa moradia moradia vai ser dividida em 3 quartos, 3 casas de banho, cozinha/sala de jantar e estar tudo amlplo, 2 corredores e um anexo!!! Em media quantas tomadas necessitaria??? Acham que 47 tomadas é razoavel? Cumps, Sofia
  2.  # 2

    Isso é só electricidade, ou inclui ITED ?
    Tem pontos de luz nos tectos e paredes ?
  3.  # 3

    Tomadas de electricidade (para ligar aparelhos/ equipamentos), por compartimento:
    3xQuartos -3x
    3xIS -1x
    1xCozinha - 10x
    1xSala comum - 4x
    2xcorredor -1x
    1xAnexo -3x

    total =31
  4.  # 4

    Eu para minha casa previ 105 tomadas :-)
    (3 quartos + cozinha + sala + 3 WC + escritório + sótão + 2 x Arrumos + despensa + tomadas no exterior)

    No vosso caso, 47 tomadas para...
    3 quartos: pelo menos 4 => 4x3 = 12
    3 WC: pelo menos 2 tomadas (p/secador + máquina depilação/barbear) => 3x2 = 6
    1 anexo: pelo menos 4 => 4
    2 corredores: pelo menos 2 => 2x2 = 4
    cozinha: forno+fogao+exaustor+frigo+microo+MLL+MLR+tomadas... => 12
    sala: tv+dvd+box+candeeiros leitura+aparelhagem som+motor recuperador+tomadas... => 10

    Só aqui dá-me 48 tomadas, portanto, se prevê 47, já não é mau :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sargomes
  5.  # 5

    Colocado por: SARGOMESBoas. A nossa moradia moradia vai ser dividida em 3 quartos, 3 casas de banho, cozinha/sala de jantar e estar tudo amlplo, 2 corredores e um anexo!!! Em media quantas tomadas necessitaria??? Acham que 47 tomadas é razoavel? Cumps, Sofia


    Posso dizer-lhe que tomadas nunca são demais.

    No meu caso, tenho:

    Quarto - 6 Tomadas + TV/telefone
    Cozinha - 10 Tomadas
    WC - 1 Tomada
    Sala - 10 Tomadas + Tv/telefone

    Anexo de máquinas - 8 Tomadas estanques + 1 tomada trifasica tipo CE + 1 tomada monofásica tipo CE
    Claro, fora todos os interruptores
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradastotal =31

    Eu acrescentaria 2 em cada quarto (computadores, carregadores, etc.) e passaria a da zona da sala comum para 10 (televisão, gravadores diversos, aparelhagem de som, candeeiros de pé, etc.). Total = 43.
  7.  # 7

    Na sala esses equipamentos devem ser ligados a uma sextupla, com supressor de picos de corrente e corte local. ;) se houver orçamento, deveria também estar dotada de UPS.

    Nos quartos gosto de adoptar a mesma filosofia da sala (com a sextupla a comandar a alimantação de equipamentos electronicos), mas sou de concordar com as 4 tomadas como mínimo.

    Nas IS.... não sou adepto desses gadgets electricos e electrónicos, pelo que considero 1 tomada suficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sargomes
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasNa sala esses equipamentos devem ser ligados a uma sextupla, com supressor de picos de corrente e corte local.


    Não dá para ter isto na casa toda, no contador ou assim? Ou nem sequer faz sentido?
    • eu
    • 18 novembro 2010

     # 9

    Tomadas nunca são demais, principalmente na cozinha e na sala.

    Além disso, o custo de colocar mais tomadas é baixo, pelo que mais vale pecar por excesso do que por defeito.
  9.  # 10

    SARGOMES,já rtem aqui muita informação, para poder reflectir...
    danobrega, lá dar dá.. mas é muito mais caro que colocar uma coisa destas:
      112449_3.jpg
  10.  # 11

    Boas. Muito obrigada a todos pelos posts. Em resposta ao Sr. Luis K. W. eu quando me interrogo de quantas tomadas, só me refiro a electricidade... Pontos de luz nos tectos...nao sei!!! Vai ter focos:-) Que tomadas se estava a referir quando falou em ITED? Peço desculpa a minha ignorancia mas nao estou a chegar lá...! Isso do ITED foi aquele cerficado que o eng. passou! Agora nao sei encaixa-lo na duvida das tomadas!!
    Quanto aos restantes comentarios agradeço a ajuda pois vem de encontro ao que tinhamos em ideia... tambem nao queremos encher a casa de tomadas mas gostariamos de ter as indispensaveis e mais alguma pro que der e vier... Cumps, Sofia
  11.  # 12

    Boas..
    Eu num T2 tenho 33 tomadas, entenda-se que são tomadas disponíveis, não contabilizando as utilizadas pelos aparelhos previamente instalados (Forno, micro-ondas, frigorifico, exaustor, aspiração central, caldeira, recuperador de calor (ventilado), alarme, detector de gás, intercomunicador e central som ambiente + comandos (4).

    Quartos: 4 x 2 = 8
    Wc´s = 2 x 2 = 4 (tomada dupla)
    Hall distribuição quartos: 1 (incluída no quadro eléctrico)
    Hall de entrada: 2
    Sala: 2 + 3 + 3 = 8
    Cozinha: 5
    Lavandaria: 5

    Não esquecendo, todos interruptores + calhas para passagem de cabos..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sargomes
 
0.0126 seg. NEW