Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Instalei no dia 2010-02-27 um sistema solar marca "TinkTech" fornecido pela firma "Disterm".
    É uma treta.
    Às 16h/16h30m tem água bastante quente.
    Às 22h, sem consumo, está morna.
    Às 7 horas da manhã do dia seguinte, sem consumo relevante, a água está quase à temperatura da rua.
    Dizem, da Disterm, que é normal.
    Alguém tem este tipo de problema?
  2.  # 2

    Termossifão ou de circulação forçada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jaldares
  3.  # 3

    Esses dados são muito vagos.....
    Às 16h/16h30m tem água bastante quente.

    Qual é a temperatura?
    Às 22h, sem consumo, está morna.

    Porque é que ficou morna, e a que temperatura está?
    Às 7 horas da manhã do dia seguinte, sem consumo relevante, a água está quase à temperatura da rua.

    O que significa consumo irrelevante?
    10l?
  4.  # 4

    Se é termosifão , é mais ou menos normal.
    O deposito fica ao frio e arrefece durante a noite.

    Atenção que os TS não promovem a estratificação, ou seja se gastarmos agua quente, entra agua fria para pelo outro lado. Como não existe extratificação ,rapidamente toda a agua fica à mesma temperatura, mais fria que estava. Com extratificação formam-se camadas : mais fria no fundo e mais quente em cima. são necessarios varios dias até que finalmente se "perca" a agua quente do topo.


    Mas mesmo assim parece-me um pouco exagerado!!
  5.  # 5

    Colocado por: system32Se é termosifão , é mais ou menos normal.
    O deposito fica ao frio e arrefece durante a noite.

    Atenção que os TS não promovem a estratificação, ou seja se gastarmos agua quente, entra agua fria para pelo outro lado. Como não existe extratificação ,rapidamente toda a agua fica à mesma temperatura, mais fria que estava. Com extratificação formam-se camadas : mais fria no fundo e mais quente em cima. são necessarios varios dias até que finalmente se "perca" a agua quente do topo.


    Mas mesmo assim parece-me um pouco exagerado!!


    Exacto sei isso tudo.
    Eu já tinha sistema solar e nunca tive este problema.
    Instalei este porque o depósito do anterior furou e fica mais barato instalar de raiz que só o depósito.
    O anterior mesmo furado, quando a perca era curta, mantinha a água quente sem apoio eléctrico.
    Só quando começou a perder 5 a 6 baldes, por noite, é que começou a ser necessário ligar a resistência para ter água quente de manhã.
    O sistema actual é composto por 2 painéis de 2m2 (4m2 no total) e depósito de 300l.
    Somos só 2 pessoas em casa.
    Mesmo que se tomassem 2 banho (duche) à noite não justifica a queda brutal de temperatura que a água sofre.
    Mesmo sem consumo a água de manhã está ligeiramente tépida.
    E quando digo sem consumo é lavar os baixios (bidé) à noite e pouco mais.
    Com o sistema anterior, antes da rotura do depósito, só necessitava ligar a resistência, à noite, quando estavam 4 ou 5 pessoas em casa.
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Azevedo78Termossifão ou de circulação forçada?

    Estas pessoas agradeceram este comentário:jaldares




    Termosifão.
  7.  # 7

    Colocado por: curioso82Esses dados são muito vagos.....

    Qual é a temperatura?

    Porque é que ficou morna, e a que temperatura está?

    O que significa consumo irrelevante?
    10l?


    Obrigado pela atenção.
    Nunca medi a temperatura exacta.
    É pelo contacto da pele. E aguento água bastante quente.
    Especificando:
    O sistema é composto por 2 painéis de 2m2 (4m2 no total) e depósito de 300l.
    Exemplo:
    No domingo passado às 4/4.40 da tarde fui verificar, à mão, a temperatura e queimava a mão.
    Andei pelo quintal até às 22. Quando fui tomar banho, duche, pelas 22h30m não foi necessário misturar água fria. A água estava morna talvez 24 ou 25 graus.
    Às 7 da manhã a água já só tinha o frio quebrado, ou seja estava ligeiramente tépida.
    Sei que tem que arrefecer durante a noite, mas para 300l é uma quebra demasiado acentuada.
    Tinha um sistema anterior, foi substituído por este porque o depósito rompeu, que só quando já perdia muita água, durante a noite é que era necessário ligar o apoio eléctrico.
    Durante o dia, mesmo com perda acentuada de água, a temperatura mantinhas se alta.
  8.  # 8

    O apoio eléctrico é feito da mesma forma? Com relógio ou manual?
    Tem alguma misturadora termostática?
  9.  # 9

    Colocado por: jaldares

    Exacto sei isso tudo.
    Eu já tinha sistema solar e nunca tive este problema.
    Instalei este porque o depósito do anterior furou e fica mais barato instalar de raiz que só o depósito.
    O anterior mesmo furado, quando a perca era curta, mantinha a água quente sem apoio eléctrico.
    Só quando começou a perder 5 a 6 baldes, por noite, é que começou a ser necessário ligar a resistência para ter água quente de manhã.
    O sistema actual é composto por 2 painéis de 2m2 (4m2 no total) e depósito de 300l.
    Somos só 2 pessoas em casa.
    Mesmo que se tomassem 2 banho (duche) à noite não justifica a queda brutal de temperatura que a água sofre.
    Mesmo sem consumo a água de manhã está ligeiramente tépida.
    E quando digo sem consumo é lavar os baixios (bidé) à noite e pouco mais.
    Com o sistema anterior, antes da rotura do depósito, só necessitava ligar a resistência, à noite, quando estavam 4 ou 5 pessoas em casa.


    300L deria dar para 4/5 pessoas.
    Será que o isolamento do deposito é mesmo mau??
    Será que tem um fuga na tubagem de agua quente?
  10.  # 10

    Colocado por: curioso82O apoio eléctrico é feito da mesma forma? Com relógio ou manual?
    Tem alguma misturadora termostática?


    O apoio eléctrico é exactamente o mesmo que o anterior sistema tinha.
    Tem instalação própria com disjuntor independente sem relógio.
    Tem misturadora termostática creio que marca CALEI.
  11.  # 11

    Colocado por: jaldares


    Termosifão.

    Pois...
    Termossifão sempre me fizeram muita confusão por estas razões... Deposito muito exposto ao frio, e a falta de estratificação.
    Uma pergunta, provavelmente meio parva:
    Não adiantava por exemplo comprar umas latas de PU e aplicar por fora da superficie do acumulador? Podia não ficar a coisa mais bonita do munda, mas sempre deveria ajudar não?
  12.  # 12

    Hum! ou o outro depósito tinha um isolamento muito bom.
    Ou a resistência estava para um temperatura mais elevada e dai pode vir a diferença de temperaturas.
    Um sistema TS sem relógio é um disparate, não faz sentido.Pense em acoplar um relogio para o apoio a ligar ao final da tarde e madrugada caso haja banhos de manhã.
    Termossifão é bom para onde a amplitude térmica é baixa tipo países com clima tropical :).
  13.  # 13

    Colocado por: curioso82Termossifão é bom para onde a amplitude térmica é baixa tipo países com clima tropical :)

    Aí até um depósito pintado de preto no telhado serve! :)
  14.  # 14

    Colocado por:Pedro Azevedo78
    Aí até um depósito pintado de preto no telhado serve! :)

    Basta ter um rolo de PE, não precisa de depósitos :) fica mais barato.
    Resumindo TS é bom para quem toma banho ao final da tarde.
 
0.0179 seg. NEW