Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal,

Estou neste momento a arrendar um apartamento pelo qual pago o valor mensal de €270.
    Anunciei o meu desejo de revogar o contrato há 3 meses e irei sair no fim de Dezembro.
    O dono da empresa que está a tratar do processo do meu arrendamento é um bronco (não tenho outro nome). Para além da arrogância e baixa capacidade de comunicação, costuma agir de má fé e trata-me como se ele me estivesse a fazer um favor. Pretendo fazer negócio com pessoas sérias e é esse o motivo principal que me leva a sair da casa.
    Ele não é procurador do dono sequer. Já lhe pedi o contacto do dono, mas ele nunca o facultou. A única coisa que me disse é que está a morar em França.

No início do contrato paguei uma caução de €250 e estou lá a habitar há quase 3 anos. Durante esse período tive de fazer eventuais furos na parede (os quais posso facilmente tapar). Os manípulos de 3 bocas do fogão deixaram de funcionar, mas não foi devido à má utilização. A madeira dos móveis da cozinha também começaram a levantar por causa da humidade (mas isso também é devido à má qualidade dos móveis e da construcção).

Quais são as minhas chances de obter a caução de volta?
    Devo tapar os furos e pintar as paredes ou dou a caução como perdida e não faço nada?

Obrigado!
    • A.M
    • 19 novembro 2010

# 2

Se a caução foi de 250€,e a renda actual é de 270€, no ultimo mês não paga a renda na totalidade, paga 20€, e sai no final desse mês.

isto se não houver dados de maior e da sua responsabilidade.

digo eu...?!!
  2.  # 3

O problema é que num dos parágrafos diz o seguinte:
    "NONA - O Segundo Contratante terá ainda de constituir um depósido de garantia, a favor do Primeiro Contratante, ou do seu representante, que em caso algum servirá para pagamento de rendas, nomeadamente, do último mês do conrato; este depósito será devolvido, no final do contrato, após vistoria efectuada ao arrendado, desde que estejam preenchidos, cumulativamente, os seguintes requisitos: a) a entrega do local, no final do contrato, devoluta, sem quaisquer deterioriações (armários, gavetas, louças sanitárias, pavimentos, portas e sus respectivas chaves, torneiras, paredes, vidros, estores, etc.), bem como em bom estado de conservação e limpeza; b) a realização, as expensas suas, de todas as obras de conservação de interiores de que careça o arrendado, incluindo também quaisquer obras de reparação ou substituição de canalização interiores, bem como, da rede eléctrica ou de gás; c) a apresentação do pedido de levantamento dos respectivos contadores de fornecimento de água, energia eléctrica e gás; o Regulamento do Condomínio tenha sido cumprido."
  3.  # 4

Neste parágrafo, o contrato está (parece-me) absolutamente correcto.
    É assim que as coisas se devem passar.

Eu já fui chamado a uma dessas vistorias para fazer uma avaliação dos «estragos» (era quase só reparação de paredes e pinturas), para se determinar qual o valor da caução que deveria ficar retida.
  4.  # 5

Olá Luís,

E como foi decidido o valor retido? Por consenso? Através de um orçamento?
    Posso pedir uma factura para saber se a quantia retida foi realmente empregue na reparação dos danos?
    Neste caso a pessoa que faz as reparações trabalha para a própria empresa que arrenda a casa. Poderão eles fazer um orçamento com um preço superior ao aplicado no mercado?
    Poderão eles culpar-me por danos que não foram causados por mim, mas sim pelo desgaste natural nos materiais de má qualidade utilizados nos móveis e construção?
  5.  # 6

Colocado por: me_mopOlá Luís,
    E como foi decidido o valor retido? Por consenso? Através de um orçamento?
    Foi sem espinhas, creio eu. Bastaram umas reparações e uma pintura em 4 ou 5 paredes, que custaram uns 150 ou 200euros - enquanto que a caução andava nos MIL-e-tal.
    No «meu» caso, a factura foi emitida em nome do dono da casa.
    E este terá passado um recibo do montante retido ao inquilino (ou ao contrário, o inquilino terá passado um recibo da caução devolvida, NÃO SEI).

Se achar que o valor que lhe indicarem para as reparações é exagerado, creio que não lhe levarão a mal se você disser que vai procurar um preço mais em conta.

Quanto ao desgaste natural dos materiais, não sei o que lhe dizer...
  6.  # 7

Acabei por não pintar nem reparar e não recebi o dinheiro da caução. Na altura não tinha dinheiro para fazer obras em casa, então preferi arriscar perder €250 ao perder tempo e dinheiro a restaurar a casa toda (que já não se encontrava em perfeitas condições antes de ser arrendada).

Quando fui lá pedir o dinheiro, mostraram-me uma factura de €600 e disseram-me que deveria ficar contente por eles não terem ido buscar o resto.

Nem me chateei muito, era o que estava à espera e entrar numa guerra com aquela gente por €250 não valia a pena, também porque nem me dei ao trabalho de reparar o que fiz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.

0.0129 seg. NEW