Espero que este seja o local adequado para esclarecer esta minha dúvida.
Sou maior de 18 anos, mas não tenho rendimentos e não possuo nenhum bem em meu nome. Recentemente comecei a partilhar uma casa (estudantes) com outras pessoas, e a imobiliária apenas pediu um arrendatário e um fiador - eu - sem que o senhorio tenha levantado qualquer tipo de questão.
Gostaria de saber se esta situação é regular, visto que não tenho rendimentos, e ainda se, pelo facto de eu me ter posto na posição de fiador perco, por exemplo, acesso a estágio profissional e outros "direitos" de uma pessoa que até agora nunca trabalhou/descontou, ou seja, se aos olhos das finanças eu passo a admitir ter rendimentos.
Sei que são duas dúvidas esquesitas e talvez mal explicadas, mas preciso mesmo de esclarecer estes pontos. Muito obrigado. Os melhores Cumprimentos
bitiol, Foi graças ao Forum que me apercebi que isso (de haver um estudante-fiador responsável por todos) é uma prática corrente.
As respostas são: ser fiador não é «assumir» que você tem rendimentos, e qualquer pessoa pode servir de fiador.
Mas... Na minha opinião Você ser o fiador de todos é mais GRAVE do que essa ideia (absurda) da presunção de rendimentos. :-)
É que , perante o senhorio E A LEI, você é o responsável por todos os estudantes que não pagarem a renda.
Confesso que não percebo a posição da imobiliária. Poderia dar mais trabalho, mas seria muito mais correcto e seguro, fazer um contrato de arrendamento para cada quarto (assumindo que há um estudante / quarto) e em cada contrato haver um fiador (pais do estudante).
A não ser que o apartamento tenha mais de 3 quartos arrendados e aí a coisa fiar mais fino. É que, de acordo com a legislação, isso deixa de ser uma casa com quartos alugados e passa a estar sob a alçada das leis que regulam «hospedarias» - que tem uma série de exigências na área da segurança que , normalmente, não são cumpridas.
Claro que isto (não cumprir regulamentações da hotelaria) NÃO serve de moeda de troca para o caso de algum estudante entrar em incumprimento (deixar de pagar), porque aí, arriscam-se a ser corridos. O estudante que não paga e Você.
Além disso, a menos que haja uma cláusula que salvaguarde esta situação, mesmo que você decida ir-se embora no próximo mês, CONTINUA a ser fiador dos que se mantiverem no apartamento.
Em resumo: da próxima, se houver "X" estudantes - e se a mediadora insistir em só fazer um contrato - BARAFUSTEM e acrescentem umas alterações ao contrato: serão "X" fiadores (todos responsáveis por todos) e só enquanto cada um residir no apartamento.