Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, caros membros do Fórum da Casa

    Antes de mais, quero dar os parabéns a este site pela informação que proporciona às pessoas que procuram respostas para as suas dúvidas. Um bem haja ao criador do Fórum.

    Como este é o meu primeiro tópico, espero que sejam solidários comigo e me desculpem se não conseguir responder a todas questões que me colocarem.

    Então, sendo assim, vou colocar umas fotos da planta da minha futura casa para que vocês possam tecer as vossas opiniões, comentários, etc,etc,etc.

    Fico a aguardar.
    Cumprimentos
      IMG_0122.JPG
  2.  # 2

    nelsonbe
    Reconforta-me ver pessoas com elevados recursos financeiros(*) virem aqui, um Forum da net, buscar opiniões à borlix.

    Algumas questões:
    . que comprimento e largura tem o terreno?
    . qual a área de construção (habitação)?
    . quantas pessoas vão habitar (normalmente) a casa?
    . para que lado é o norte?
    . o que é a divisão ao lado da cozinha (que dá para o hall)?
    . tem a noção que quem vem da rua NÃO SABE para onde se dirigir para entrar na casa (não vê a porta)?
    . como vai ser a cobertura (e como tem acesso a ela?)?
    . para que tem uma janela no closet se lhe mete um armário na frente? :-)

    Comentários:
    . os 2 lavatórios numa casa de banho social não servem para nada, basta um.
    . suponho que a cozinha tem aquela dimensão porque servirá de "sala de refeições"?

    Terei mais comentários quando tiver as respostas às questões em cima e quando conseguir ver melhor a planta (não consigo ler as legendas nem ver medidas).



    (*) basta olhar para os 3 carrões no estacionamento!
  3.  # 3

    Colocado por: Luis K. W.nelsonbe
    Reconforta-me ver pessoas com elevados recursos financeiros(*) virem aqui, um Forum da net, buscar opiniões à borlix.


    (*) basta olhar para os 3 carrões no estacionamento!


    Podem ser 3 Fiat Uno com 20 anos cada.. :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelsonbe
  4.  # 4

    Daquilo que me dá a entender pela planta, a garagem parece ser estanque do resto da casa ou seja, o acesso terá de ser sempre feito pela rua.

    Já pensou nos dias de temporal? Não será mais confortável ter um acesso à garagem pelo interior da casa?
  5.  # 5

    Olá

    desde já agradeço os comentários. Obrigado

    Passando ao que realmente interessa, vou responder às questões colocadas:

    que comprimento e largura tem o terreno? O terreno tem 18m de largura por 45m de comprimento.
    . qual a área de construção (habitação)? (+/- 250 m2, com anexos e garagem incluídos)
    . quantas pessoas vão habitar (normalmente) a casa? Somos 3 (eu, esposa e filha com 1 mês)
    . para que lado é o norte? o lado Norte é a rua principal
    . o que é a divisão ao lado da cozinha (que dá para o hall)? É um escritório, onde colocarei um computador, etc...
    . tem a noção que quem vem da rua NÃO SABE para onde se dirigir para entrar na casa (não vê a porta)? Na entrada irá existir um pequeno portão para acesso de peões que terão de subir uma pequena escada, cerca de 6/8 degraus e entrarão numa zona abrigada onde ao fundo existe a entrada principal(entrada é lateral).
    . como vai ser a cobertura (e como tem acesso a ela?)? O telhado será em tela, em principio preta. A tal zona abrigada, será tecto em madeira com focos embutidos. Se a cobertura a que se refere é o "estuque", irá ser criada uma porta (alçapão), no hall dos quartos, onde descerá uma escada para acesso.
    . para que tem uma janela no closet se lhe mete um armário na frente? :-) O armário não estará à frente da janela, terminará antes do início dela. Esta janela será em vidro fosco, apenas para usufruir de um pouco de luz natural, no interior da divisão.

    Comentários:
    . os 2 lavatórios numa casa de banho social não servem para nada, basta um. Sim, tem razão, mas como esta planta é o ante-projecto, o arquitecto teve livre vontade para criar o "recheio", mas no final apenas ficará um lavatório.
    . suponho que a cozinha tem aquela dimensão porque servirá de "sala de refeições"? Na cozinha, irá ser criada uma ilha ao centro. com cerca de 4 lugares para refeições mais rápidas, sendo que a sala de jantar será usada para as refeições do dia-a-dia. Nós não queremos uma sala para ser usada apenas em ocasiões especiais.

    Hoje de tarde, irei colocar fotos com mais resolução, quer da planta quer em 3D, para a visualizarem melhor.
    ;)
  6.  # 6

    Colocado por: japazulDaquilo que me dá a entender pela planta, a garagem parece ser estanque do resto da casa ou seja, o acesso terá de ser sempre feito pela rua.

    Já pensou nos dias de temporal? Não será mais confortável ter um acesso à garagem pelo interior da casa?


    Olá japazul
    Pela planta não está muito perceptível, mas com as fotos que vou colocar irá verificar que o acesso à garagem é feito abrigado.
  7.  # 7

    Sendo o lado Norte o da a rua principal, para onde estão o portão de acesso de peões e carros, então os Arquitectos têm uma palavra a dizer.

    É que os quartos estão duplamente mal orientados: virados para Norte-e-Poente e para o lado de onde (potencialmente) virá mais barulho - passagem de trânsito, abertura e fecho de portões, etc.

    Nota: por outro lado, acho bem que a cozinha fique perto do estacionamento...
  8.  # 8

    Boas

    Neste link podem ver as primeiras imagens da casa.
    https://picasaweb.google.com/nelsonbe/CasaNelsonEBeta#

    Aceitam-se comentários, sugestões, críticas, etc...

    Obrigado :)
  9.  # 9

    Colocado por: Luis K. W.Sendo o lado Norte o da a rua principal, para onde estão o portão de acesso de peões e carros, então os Arquitectos têm uma palavra a dizer.

    É que os quartos estão duplamente mal orientados: virados para Norte-e-Poente e para o lado de onde (potencialmente) virá mais barulho - passagem de trânsito, abertura e fecho de portões, etc.

    Nota: por outro lado, acho bem que a cozinha fique perto do estacionamento...


    A estrada tem pouco movimento daí penso que não haverá problema de barulhos, e eu queria que a sala ficasse voltada para as traseiras para estar num ambiente mais reservado e privado.
  10.  # 10

    Colocado por: nelsonbeA estrada tem pouco movimento daí penso que não haverá problema de barulhos, e eu queria que a sala ficasse voltada para as traseiras para estar num ambiente mais reservado e privado.
    Peço desculpa pela pergunta, mas é mesmo curiosidade minha:
    Esta ideia foi sua e o Arquitecto não o tentou dissuadir, ou a ideia foi do Arquitecto e você achou-a boa?

    O que tem de ficar num ambiente mais reservado e privado são os quartos, e não a sala.

    E as janelas dos quartos deviam ficar viradas a Nascente e não a Poente.
  11.  # 11

    luis eu neste caso até concordo que a zona de living esteja para trás e os quartos para a frente e lado, já concordo consigo é na má exposição solar dos mesmos assim como a solução encontrada para a escada exterior da entrada precisamente na direcção da suite ( uma manobra de recurso, penso).
    De resto acho que pode funcionar embora ache que para uma largura de 18 m e os condicionalismos dos afastamentos laterais e abertura de vãos que pode ter existido, a "planta" está um pouco convencional demais e mesmo roçando uma distribuição de apartamento tipico.
    Enfim podia-se ter ido um pouco mais longe, sobretudo na exposição solar.
    já agora a porta da wc acessivel está a sobrepor-se ao circulo, ou devia abrir para fora ou ser de correr.
  12.  # 12

    Luis,

    a ideia de colocar a sala na zona posterior do terreno foi mesmo minha. Tal como diz e bem, essa é a zona que terá sol durante quase todo o dia, daí a sala e a cozinha estar nessa face, para receberem luz natural.

    Com esta disposição, imagine um almoço em família na sala com o jardim e piscina ao fundo, estando a porta da sala aberta. A isto é que chamo ambiente mais reservado e privado.
  13.  # 13

    marco1,
    obrigado pelo comentário.
    Não sou Arquitecto, e nem me atrevo a arquitecturar, nem a propor soluções revolucionárias (não tem nada a ver com propostas para abrir uma porta ou fechar a janela...). O que acho é que é muitissimo mais fácil e barato fazer um projecto todo novo antes de se começar uma obra, do que DURANTE.

    Não conheço a envolvente, mas tenho para mim que virar os quartos para a rua principal e para a zona por onde passam todos as pessoas que se dirigem à (ou saem da) casa não é grande ideia.


    nelsonbe,
    Mais alguns comentários.
    Com aquela inclinação (12 degraus - e não 6/8) eu teria enterrado o estacionamento (ver alçado da rua principal).

    Adoro estas "fotografias" em 3D que põem a fachada Norte a levar com o Sol de chapa!! LOLOL
    Neste caso específico induzem o cliente em erro. Só se aperceberá de quão mal os quartos (e respectivas janelas) estão orientados quando estiver lá a viver.

    Não concordo com a janela no closet. Não tem qualquer utilidade e só rouba espaço de arrumação.

    Acho piada a uma casa para 3 pessoas com 4 sanitas. :-)
    (Nota: "sanitas" implica espaço para elas, e o preenchimento/revestimentos desses espaços incluindo mosaicos, azulejos, estuque, pintura, porta, instalação de água, esgoto e electricidade, louças e torneiras, isto é, um CUSTO de construção considerável, e um aumento da área de limpeza e do I.M.I. para toda a vida).

    Se ainda só tem uma filha bebé, é provável que venha a ter outro. A casa, neste aspecto, não está preparada para mais um hóspede. Isto é, tem sanitas de sobra, mas não tem onde encaixar mais um quarto.
    A não ser que o sotão tenha um pé-direito que permita, um dia, passar a suite do casal lá para cima. Espere..! Eu não disse isto, pois não? ;-)
  14.  # 14

    Colocado por: nelsonbea ideia de colocar a sala na zona posterior do terreno foi mesmo minha. Tal como diz e bem, essa é a zona que terá sol durante quase todo o dia, daí a sala e a cozinha estar nessa face, para receberem luz natural..
    Está na cara que a sua casa não é no Algarve! :-))

    Com esta disposição, imagine um almoço em família na sala com o jardim e piscina ao fundo, estando a porta da sala aberta. A isto é que chamo ambiente mais reservado e privado.
    Eu só preciso de reserva e privacidade quando estou no meu quarto.

    Quando estou no barbecue e bejecas com os amigos, com as miúdas a chafurdar na piscina, quero é que os outros se roam de inveja. :-)
  15.  # 15

    Colocado por: marco1luis eu neste caso até concordo que a zona de living esteja para trás e os quartos para a frente e lado, já concordo consigo é na má exposição solar dos mesmos assim como a solução encontrada para a escada exterior da entrada precisamente na direcção da suite ( uma manobra de recurso, penso).
    De resto acho que pode funcionar embora ache que para uma largura de 18 m e os condicionalismos dos afastamentos laterais e abertura de vãos que pode ter existido, a "planta" está um pouco convencional demais e mesmo roçando uma distribuição de apartamento tipico.
    Enfim podia-se ter ido um pouco mais longe, sobretudo na exposição solar.
    já agora a porta da wc acessivel está a sobrepor-se ao circulo, ou devia abrir para fora ou ser de correr.


    marco1,

    tal como diz, os condicionalismos dos afastamentos laterais levaram a esta disposição (5m para poder abrir janelas e 3 onde nao existem janelas). É verdade que está um pouco convencional, tem alguma ideia como podia alterar a diposição, para melhorar a exposição solar?

    no wc, penso que a porta estando toda aberta, não criará obstáculos para o utilizador, podendo este entrar e fechar a porta. Mas é uma boa questão para fazer ao arquitecto.
  16.  # 16

    Bom dia, antes de mais, deixe-me dar-lhe os parabéns, vai ter uma casa muito bonita!
    eu estou num curso profissional de electrotecnia, e neste ultimo ano vou ter que fazer um trabalho final de curso, o meu trabalho consiste em desenhar uma casa eficiente, e demonstra-la em maqueta, na sua memoria descritiva vou ter que introduzir todos os materiais a utilizar para que esta seja o mais eficiente possível, como por exemplo (vidros duplos, isolamentos térmicos...)
    gostaria que me pudesse ajudar na escolha de materiais , se souber o nome de alguma empresa ou algo do género também lhe ficaria bastante agradecido!
  17.  # 17

    Colocado por: Luis K. W.marco1,
    obrigado pelo comentário.
    Não sou Arquitecto, e nem me atrevo a arquitecturar, nem a propor soluções revolucionárias (não tem nada a ver com propostas para abrir uma porta ou fechar a janela...). O que acho é que é muitissimo mais fácil e barato fazer um projecto todo novo antes de se começar uma obra, do que DURANTE.

    Não conheço a envolvente, mas tenho para mim que virar os quartos para a rua principal e para a zona por onde passam todos as pessoas que se dirigem à (ou saem da) casa não é grande ideia.


    nelsonbe,
    Mais alguns comentários.
    Com aquela inclinação (12 degraus - e não 6/8) eu teria enterrado o estacionamento (ver alçado da rua principal). (Pois, mas o meu objectivo é fazer uma casa térrea sem grandes desníveis e sem necessidade de desaterros. Além disso ficará mais barata sem cave.)

    Adoro estas "fotografias" em 3D que põem a fachada Norte a levar com o Sol de chapa!! LOLOL
    Neste caso específico induzem o cliente em erro. Só se aperceberá de quão mal os quartos (e respectivas janelas) estão orientados quando estiver lá a viver.
    (Não concordo, acredito que a casa apanhará bastante sol, principalmente a suite. Tem janela a norte e poente. Acredito que durante a tarde apanhará sol até demais.)

    Não concordo com a janela no closet. Não tem qualquer utilidade e só rouba espaço de arrumação. (Sim, aqui dou-lhe razão, mas como já disse anteriormente é uma janela para dar um pouco de luz natural.)

    Acho piada a uma casa para 3 pessoas com 4 sanitas. :-)
    (Nota: "sanitas" implica espaço para elas, e o preenchimento/revestimentos desses espaços incluindo mosaicos, azulejos, estuque, pintura, porta, instalação de água, esgoto e electricidade, louças e torneiras, isto é, um CUSTO de construção considerável, e um aumento da área de limpeza e do I.M.I. para toda a vida).
    (A casa tem no interior uma casa de banho de serviço à entrada que será utilizada pelos convidados, uma casa de banho para servir os quartos (a maior), e a casa de banho da suite. Depois existe uma casa de banho no exterior, para quem estiver lá fora, num churrasco, ou mesmo na piscina, ou se após cortar a relva , não ter de entrar na casa todo sujo para ir tomar banho.) LOL, não vejo onde está a casa de banho a mais, ou mesmo sanita...

    Se ainda só tem uma filha bebé, é provável que venha a ter outro. A casa, neste aspecto, não está preparada para mais um hóspede. Isto é, tem sanitas de sobra, mas não tem onde encaixar mais um quarto.
    A não ser que o sotão tenha um pé-direito que permita, um dia, passar a suite do casal lá para cima. Espere..! Eu não disse isto, pois não? ;-)
    (A casa tem 3 quartos, em que um é a suite, o outro é tão grande como a suite para o caso de ter 2 meninas e as querer colocar no mesmo quarto e ainda tem um terceiro para o caso de ser um menino,ficam em quartos separados certo?)
  18.  # 18

    Colocado por: Luis K. W.Está na cara que a sua casa não é no Algarve! :-))

    Eu só preciso de reserva e privacidade quando estou no meu quarto.

    Quando estou no barbecue e bejecas com os amigos, com as miúdas a chafurdar na piscina, quero é que os outros se roam de inveja. :-)
    Pois, acredito que temos pontos de vista de privacidade e convivío em família diferentes. ;)
  19.  # 19

    questionando só uma coisa:
    a altura do telhado é maior que o pé direito da casa...???? porquê?
    e já agora, porquê várias cérceas e tantas águas(telhados)?
  20.  # 20

    Colocado por: Fernando Gabriel arqquestionando só uma coisa:
    a altura do telhado é maior que o pé direito da casa...???? porquê?

    O sotão irá ser reaproveitado para fazer um quarto amplo de arrumos, mas penso que não terá altura superior ao pé direito da casa. Como esta planta é o ante-projecto penso que o telhado não está com as medidas correctas, mas é uma boa questão para efectuar ao arquitecto.

    Fernando, dado que é arquitecto (já estive a ver o seu site), diga-me o que acha da planta no geral, e a disposição das divisões?
    Gostava que fizesse alguns comentários.
    Obrigado

 
0.0253 seg. NEW