Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite caros utlizadores! tou com um problema e gostaria que me dessem algumas informações, opiniões...

    actualmente vivo numa casa arrendada (mais precisamente num atelier, que através de obras a tornei habitavel já que era um escritório). o contrato de arrendamento foi assinado pelas finanças.

    a senhoria tem interesse em vender o atelier e estava interessada em comprá-la, até que decidi ir averiguar se possuía licença de habitação.
    infelizmente, não possui e após tentar entender como se processa o pedido de mudança de utilização para habitação, a funcionária da câmara disse que por vezes a própria freguesia não permite a mudança por já ter pré estabelecido um número máximo de fogos, ateliers, lojas, etc.
    disseram-me ainda que deveria contratar um arquitecto para averiguar a viabilidade mas antes de o fazer gostaria de entender o que é necessário para fazer este averiguamento, qual o custo envolvido.

    Agradeço desde já o tempo disponibilizado por todos os que responderem ao meu pedido de ajuda
    •  
      FD
    • 26 novembro 2010

     # 2

    O problema maior será fazer com que esse imóvel cumpra os requisitos necessários para poder ser licenciado como habitação.
    É que para um imóvel poder ser licenciado como sendo para habitação não basta lá colocar uma casa de banho e uma pia, há uma série de normas e regulamentos que terão que ser cumpridos, os mesmos que uma casa nova, por exemplo, em termos de dimensões.
    O que o arquitecto fará é um levantamento da actual situação, determinará as alterações necessárias para tornar o imóvel "habitável", e entrará com o projecto na câmara para aprovação.
    Não sou arquitecto mas, é coisa para custar no mínimo uns 500€~1.000€, dependendo muito do que lá está e do trabalho que é preciso fazer.
 
0.0084 seg. NEW