Iniciar sessão ou registar-se
    • NB25
    • 23 novembro 2010

# 21

Infelizmente acho muito normal , pedi orçamentos para uns estores para a minha varanda , ainda estou a espera á um ano da resposta de algumas empresas.
    Nao se interessam , parece que estao cheios de trabalho no estado em que o país esta , nao consigo perceber . Se eu tivesse uma empresa dessas tudo faria para prestar um bom serviço aos meus clientes . Já para nao falar na falta de educaçao de alguns empregados que estao atras dos balcoes dessas mesmas empresas, que parece que quando nos estao a atender , parece que é um favor que nos fazem. Enfim faz-me confusao á cabeça estas coisas.
  1.  # 22

Colocado por: PauloCorreia

Desconheço quais as informações que estão disponíveis no site deles, mas o que mandou, sendo insuficiente (local da obra, data prevista de entrada em obra, cinzento? têm de definir o RAl, espessura da lâminas, tipo de isolamento, tipo de comando do estore, etc), têm o suficiente para pelo menos lhe pedirem estes esclarecimentos.

Paulo, relativamente à questão de espessuras, isolamentos, comando... Isso está tudo incluído no modelo pedido para cada estore. Cada site de cada empresa apresenta os modelos dos estores e esses já têm implícitos esses dados (alguns até aparecem no próprio site).
    Local de obra e data pode ser pertinente, mas não me parece que seja relevante para apresentarem um valor do material em si.
  2.  # 23

Colocado por: Luis K. W.Gonçalo,
    A informação que fornece é realmente muito pouca. Nem sabemos se a casa já existe ou se ainda vai ser construída (como eu suponho que seja o caso)
    Eu nem sou da área, mas podemos começar pelas seguintes questões:
    . As caixas de estore serão feitas em alvenaria ou fornecidas por nós?
    . Compactas ou exteriores?
    . No caso se serem em alvenaria, como é feito o acesso ao interior da caixa?
    . As paredes têm espessura suficiente para colocar as calhas no interior do vão?
    . Os estores "manuais" serão de fita ou de guincho com manivela?
    . De guincho e manivela cromados ou lacados?
    . Lacados de que côr?
    . No caso se serem "eléctricos", o trabalho de electricista, pedreiro, estucador e pintor deverá estar incluído ou ficará por conta do Dono de Obra?
    . etc. etc.

Não ligue às questões específicas que coloquei (algumas podem nem ser pertinentes) mas eu, que nem sou do ramo, tirando as «esteiras» desses estores de segurança, só tenho dúvidas sobre o resto do trabalho.
    Quem for do ramo ainda há de ter MAIS dúvidas! :-)

PS: Eu e o PauloCorreia devíamos trabalhar juntos. Passamos a vida a complementarmo-nos :-))

Lá tinha de vir o Luís complicar tudo ;-)

As questões que coloca nem eu era capaz de dar já uma resposta. De facto a obra está na parte final do projecto.
  3.  # 24

Boas,

À cerca de 2 meses enviei um email para o representante em Portugal de um equipamento, ao qual não recebi nenhuma resposta, nem sequer um aviso de recepção. Enviei outro email para o representante Alemão e no mesmo dia recebi um email. O email era tão detalhado e tão preciso que pareceu que a pessoa em questão tinha perdido cerca de meia hora para o escrever.

Esta situação nada tem a ver com este caso mas ilustra bem porque esta Portugal como esta.

Cumprimentos
  4.  # 25

amigos seja como for TIME IS MANI só em isso tem de pensar seja k exige um trabalho ou vai faz-elo assim todos vamos andar bem
  5.  # 26

Colocado por: metitusBoas,

À cerca de 2 meses enviei um email para o representante em Portugal de um equipamento, ao qual não recebi nenhuma resposta, nem sequer um aviso de recepção. Enviei outro email para o representante Alemão e no mesmo dia recebi um email. O email era tão detalhado e tão preciso que pareceu que a pessoa em questão tinha perdido cerca de meia hora para o escrever.

Esta situação nada tem a ver com este caso mas ilustra bem porque esta Portugal como esta.

Cumprimentos

Eu não tentei desculpar ninguém, mas apenas esclarecer porque estas coisas acontecem.

Pessoalmente acho inaceitável estes comportamentos e as consequências estão à vista. Dentro de pouco tempo voltarei aos clientes privados assim que terminar e rever o site da empresa e levo estas questão tão a sério,que irei colocar chat no site para poderem falar connosco e o estado online/offline do skype para poderem falar sempre que quiserem. Quero alocar uma pessoa à responsabilidade de responder de imediato aos potenciais clientes.
  6.  # 27

Colocado por: tiyxuamigos seja como for TIME IS MANI só em isso tem de pensar seja k exige um trabalho ou vai faz-elo assim todos vamos andar bem

Enquanto houver trabalho, não é...? A partir do momento em que as empresas se acham demasiado importantes para responderem a um cliente, pode ser que esse trabalho comece a escassear. por ex: a (única) empresa que me respondeu, neste momento tem mais 100% de hipóteses de vir a conseguir o trabalho do que todas as outras que não responderam. Será que as outras tem assim tanto movimento para ignorarem um potencial cliente?
  7.  # 28

Nao sei se sou so eu, mas quando peco um orcamento - tanto na minha vida pessoal, como na profissional - a alguem e essa empresa responde de volta a perguntar mais detalhes e faz perguntas inteligentes, isso parece-me perfeitamente natural, saudavel e eh meio caminho andado para ficar com mais confianca, no trabalho dessa empresa (principalmente se nao a conhecer) pois demonstraram interesse em entender o detalhe da minha necessidade em vez de me enviarem a resposta "chapa 4".

Nao admito por isso que um pedido inicial de orcamente que seja considerado com detalhe insuficiente pelos profissionais possa servir de justificacao para a ausencia de uma resposta. Se nao entendem, perguntem - mas nao nos ignorem.

Parabens ao Paulo Correia por ter identificado um problema e estar a resolve-lo. Minha sugestao e que crie tambem um sistema de alertas para identificar os emails nao respondidos em 24h. Mais que nao seja respondam a dizer quando vao responder com a proposta final e facam uma gestao correcta das expectativas.
  8.  # 29

Colocado por: GonçaloExmos Senhores,
    Venho por este meio pedir orçamentos para os vossos estores de segurança(é assim que aparecem identificados no site), na cor cinzenta (manuais e eléctricos), para:
    1 vão de 1,30m por 0,70m
    4 vãos de 1,30 por 0,80m
    2 vãos de 1,30 por 0,85m
    2 vãos de 2,20m por 0,85m
    4 vãos de 2,20m por 2,20m
    1 vão de 2,20m por 1,40m

Talvez se começa-se assim;
    Exmos Senhores,
    Venho por este meio pedir para ser contactado com vista a orçamentos para os vossos estores de segurança(é assim que aparecem identificados no site), na cor cinzenta (manuais e eléctricos), em obra nova, localizada em ****************** para:
    1 vão de 1,30m por 0,70m
    4 vãos de 1,30 por 0,80m
    2 vãos de 1,30 por 0,85m
    1 vão de 2,20m por 1,40m

aguardo vossa resposta
    disponível para esclarecimentos adicionais
    contacto ************** (telefone não email)
  9.  # 30

Colocado por: ExpatParabens ao Paulo Correia por ter identificado um problema e estar a resolve-lo. Minha sugestao e que crie tambem um sistema de alertas para identificar os emails nao respondidos em 24h. Mais que nao seja respondam a dizer quando vao responder com a proposta final e facam uma gestao correcta das expectativas.

Penso que existe outro e talvez o maior: Confiança ou falta dela.

O sistema de comunicações destina-se apenas a resolver esse. Tudo o que ando a fazer actualmente é a resolver isso ou a demonstrar aos meus potenciais clientes que sou um empreiteiro de confiança, porque terminamos todas as obras e asseguramos as garantias legais e não legais. Já tive obras em que surgiram problemas após o términos do período de garantia e sendo responsabilidade nossa, fomos lá reparar na mesma.

Como se trabalha a confiança? fazendo algo extremamente raro: Abrindo jogo e mostrando tudo o que o cliente quer saber e algumas coisas que eles nem sabem que queriam saber, mostrando as nossas obras e os contacto dos donos de obra (assim podem perguntar à vontade, mas ao saber que podem, nem o farão porque sabem que não temos nada a esconder), responder às pessoas e em segundo lugar, responder em prazos razoáveis e termos formas de contacto de modo a que elas saibam que têm um interlocutor do outro lado, um nome, uma cara.

Agora, não me peçam é para ser o mais barato. Secção dos milagres é em Fátima
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiyxu
  10.  # 31

Colocado por: king25

Talvez se começa-se assim;
    Exmos Senhores,
    Venho por este meio pedir para ser contactado com vista a orçamentos para os vossos estores de segurança(é assim que aparecem identificados no site), na cor cinzenta (manuais e eléctricos), em obra nova, localizada em ****************** para:
    1 vão de 1,30m por 0,70m
    4 vãos de 1,30 por 0,80m
    2 vãos de 1,30 por 0,85m
    1 vão de 2,20m por 1,40m

aguardo vossa resposta
    disponível para esclarecimentos adicionais
    contacto ************** (telefone não email)

King25, as únicas alterações efectivas que aí coloca são o local da obra e o nº telemóvel. O resto é apenas a forma mais cordial da mensagem, porque o conteúdo mantém-se igual.
    •  
      king25
    • 23 novembro 2010 editado

# 32

Colocado por: Gonçalo

King25, as únicas alterações efectivas que aí coloca são o local da obra e o nº telemóvel. O resto é apenas a forma mais cordial da mensagem, porque o conteúdo mantém-se igual.

Sim, mas dá a oportunidade de contacto directo e assim é possível verificar
    que se trata de um pedido legitimo de quem está interessado.
    E não como milhares de emails que recebem que não passam de spam
    • Mac
    • 23 novembro 2010

# 33

Colocado por: tiyxuBom dia
    também e um exagero a andar todo dia para fazer orçamentos sem ganhar nada por que quem ta pedir não quer pagar isso as exige isso ou aquilo,por isso as empresas não perdem tempo com e mails ou ou fazer orçamentos grátis quem faz orçamentos grátis já ta em falta por isso eu só trabalho com pessoas que aceita pagar orçamentos e depois isso fica incluído no preço de obra

Com as tecnologias actuais deve dar um trabalhão fazer um orçamento de janelas e portas
  11.  # 34

Tenho exactamente a mesma experiencia. Pedi orçamento directamente a 4 empresas e coloquei um pedido de orçamento no www.obrasemcasa.pt para um obra que poderá rondar os 5.000 €. E não tive uma única resposta. Não compreendo.
  12.  # 35

Em primeiro lugar quero dizer que concordo com a maior parte do que já foi escrito, muitas empresas queixa-me que isto está mal, mas não fazem nada para melhorar.

Falta falar daqueles que querem entregar o trabalho a uma determinada empresa, de um amigo ou conhecido, e pedem orçamentos só para verificarem se estão a ser enganados, e esses orçamentos servem só para "esmagar" o preço da empresa a quem realmente querem entregar o trabalho, ou seja estão a pedir orçamentos sabendo perfeitamente que não lhes vão entregar o trabalho, isto também não é muito justo. Muitas empresas tentam detectar este tipo de clientes, para não estarem a perder tempo com o orçamento. Eu perdi cerca de um mês a orçamentar uma moradia super complicada, visto que os materiais utilizados não eram materiais correntes. Após a entrega do orçamento tive várias reuniões com o cliente onde ele me pedia soluções alternativas para baixar o preço que estava em cerca de 850.000€+IVA sem arranjos exteriores. Espremi o preço até não poder mais, até que alguém me veio dizer que o Arqº autor do projecto era amigo de um dos concorrentes, que até tinham escritório no mesmo prédio, e que eram ambos amigos do cliente. Passados uns dias recebi um mail do cliente a agradecer o meu trabalho mas não me ia adjudicar a obra. Simplesmente fui usado para baixar o preço ao empreiteiro amigo do cliente. Também já pedi muitos preços sabendo que não ia entregar a obra, pelo menos tento que não percam muito tempo.
  13.  # 36

Sem dúvida que o ideal é o cliente executar por conta dele o mapa de medições da obra, visto que lhe vai facilitar bastante na obtenção de orçamentos, e vai permitir que todos os concorrentes tenham preço para as mesmas quantidades o que facilita na escolha do mesmo.
    Infelizmente existem muitas empresas que não dão o devido valor aos contactos que surgem, mesmo sabendo que não é nada fácil executar orçamentos para construção civil, a atitude da empresa para o exterior fica logo muito mal vista.
    Eu trabalho na área e até acontece muitas vezes pedir orçamentos e não os adjudicar, mas pela forma como fui atendido, numa situação mais tarde acabo por trabalhar com essa empresa.
  14.  # 37

Colocado por:Picareta
    Passados uns dias recebi um mail do cliente a agradecer o meu trabalho mas não me ia adjudicar a obra

Olhe que teve muita sorte, porque apanhou um cliente educado.
    A melhor que tive até hoje foi, fazer um orçamento fazer uma deslocação de 200KM apresentar a minha solução fui confrontado com propostas mais baratas ,analisei as propostas de concorrentes disse o que estava bem o que estava mal, fiquei no dia seguinte até de madrugada a fazer rectificação de proposta. Passados 3 dias ligo ao cliente "director de obra" e diz que já estava adjudicado, enfim uma falta de respeito tremenda, hoje em dia manda cadernos de encargos, já pedi por favor para não enviar mais nada porque já perdi o tempo que tinha e perder com ele. Agora aguardo que comece a ter problemas para eu me rir.
    O mínimo que se pede é um obrigado e o motivo pelo qual não adjudicaram um mail chega.
  15.  # 38

Já agora acho este hilariante.
    Um cliente que queria adquirir um sistema forçado 300L. Desloquei-me à obra para ver as condições de aplicação uma coisa complicada :) quando tira de um dossier cheio de propostas, tinha umas 30 propostas com umas 15 marcas diferentes, ainda lhe disse uma piada "é dificil mas acho que ainda consigo acrescentar umas 3 ou 4 marcas" :)). Dei a minha opinião ainda lhe tirei uma dúvidas por email, mas não lhe mandei orçamento.
  16.  # 39

Há tempos pedi vários orçamentos para uma nossa obra na costa alentejana.
    Acabei por adjudicar quase tudo a empresas da área de Lisboa - porque a malta lá da zona chegava a pedir mais 50% do que os de Lisboa.

Terminado o processo de escolha das empresas, enviei CARTAS a todos os que tinham sido preteridos.
    Nos dias que se seguiram recebi uma série de telefonemas dos que tinham sido preteridos agradecendo a minha carta e dizendo coisas do tipo: «NUNCA me tinha acontecido receber uma carta a agradecer o meu orçamento, e informando que não iria ser adjudicado»...

A mim parece-me que as empresas, quando confrontadas com um pedido de preço pouco específicos como o do Gonçalo (e por não o conhecerem de parte nenhuma), pensam: «olha! Aqui está outro à procura de preços para espremer o amigo...», e nem perdem mais tempo com isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: curioso82
  17.  # 40

Eu aconselho sempre as pessoas como se fossem amigas, tenho a certeza que se vão recordar de mim.
    Estimo muito essa atitude, cai sempre bem.
    Uma questão de respeito pelo trabalho dos outros.

0.0285 seg. NEW