Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, gostaria que me esclarecessem sobre algumas dúvidas. Partindo do princípio que há uma viúva com três filhos, um dos quais faleceu e os outros dois que nunca ajudaram nem querem saber dela em nenhuma circunstância. Sempre teve o apoio e auxilio de uma neta para tudo, nos cuidados, na alimentação, etc, da qual depende.
    Ela como forma de pagamento faz-lhe uma dação em cumprimento para retribuir o que lhe foi dado através de um bem, um terreno. Isso é possível e legal e um dia mais tarde os filhos podem fazer alguma coisa, o quê ou ela está salva-guardada?
    Obrigado
    •  
      FD
    • 23 novembro 2010 editado

     # 2

    Dação em cumprimento é um termo utilizado para descrever a entrega de um bem em cumprimento de uma obrigação.
    Acontece por exemplo no crédito à habitação, quando o devedor não consegue pagar a prestação (obrigação) e entrega a casa que deu origem à mesma (dação).

    No seu caso, é uma doação e não uma dação.

    Assim a frio, irá ter problemas porque esse terreno seria de todos os herdeiros e não só seu... quando tal acontece, um herdeiro recebe mais que os restantes, dá-se a colação.
    O que vai acontecer é que esse terreno irá ser tido como parte da herança e, mesmo não tendo que o devolver, terá que pagar tornas (a parte que lhes caberia se não tivesse sido doado) aos outros herdeiros por o ter recebido.
    Isto é, por alto, o que se costuma passar. O seu caso pode ter outros contornos que invalidem o que está aqui escrito.
    Para ter certeza absoluta dos seus deveres e direitos, deve reunir todos os dados e toda a documentação possível e consultar um advogado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sofia_sa
  2.  # 3

    Obrigado pela resposta. A dação foi concretizada e na altura foi dito à viúva que a "dívida" se é que a podemos chamar assim seria liquidada e que a neta ficaria com a sua parte salva-guardada uma vez que de outra forma a avó não a poderia compensar. Agora, segundo o que diz, a questão é bem mais complexa.
 
0.0085 seg. NEW