Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Quero aproveitar a caruma que tenho aos montes para fazer composto, tal como se faz lá fora.

Para isso preciso de um triturador. Os que se vendem no Aki e no Leroy parecem-me bons, sobretudo os da Boch, mas li algures que a maioria dos trituradores só "mastigam" bem ramos e troncos e deixam passar sem praticamente lhes tocar as folhas e a caruma. Alguem pode confirmar isto?

Haverá alguma máquina que triture caruma e folhas?

Obrigado
  2.  # 2

Ninguém?
  3.  # 3

Existem vários tipos de trituradores. Para jardins de pequena dimensão (domésticos) podem ser de lâminas ou de rolos dentados. Já usei o primeiro (que avariou) e uso agora o do segundo tipo.
    Em qualquer dos casos, o funcionamento é perfeito para triturar ramos de podas até a um máximo de aproximadamente 3cm. Os de lâminas produzem fragmentos de volume inferior aos de rolo dentado (embora a distância dos rolos possa ser ajustada em função da espessura dos materiais a triturar).
    Nenhum dos modelos é eficaz a triturar folhas verdes (“entopem” continuamente a máquina se não forem alimentadas com os ramos)
    Infelizmente não faço ideia se a caruma é triturada eficazmente... Nunca experimentei!
    Já triturei ramos de pinheiro com a caruma (com bons resultados). Nunca experimentei triturar apenas a caruma
    De qualquer modo, a caruma, se compactada e exposta à chuva, decompõe muito rapidamente
  4.  # 4

Boa noite, o que faço com a caruma em vez de triturar, coloco nos canteiros por cima da terra em volta das plantas. Vantagens: redução drástica de crescimento de ervas, retenção de humidade no solo e adubo. Faço o mesmo com restos de relva cortada pela máquina.

O meu site aqui
  5.  # 5

Eu tb faço isso e resulta 100%.

Mas preciso de triturá-la pois tenho muita.

0.0115 seg. NEW