Iniciar sessão ou registar-se
    • gesta
    • 24 novembro 2010 editado

# 1

Muito se opina,sobre a Propiedade Horizontal.No final da obra,tem que ser entregue na respectiva Câmara,pelo gabinete que fez o projecto ou pode ser outra pessoa?Obrigado ao Fórum.
  1.  # 2

Gostaria de pedir ao J Cardoso,se tiver legislação sobre isto, se a poderia publicar,para não deixar dúvidas.Obrigado e desculpa.
  2.  # 3

Boas

Não sou eu que trato disso, é um colaborador, e não tenho a certeza. Tenho ideia que qualquer um a pode fazer, não tem de ser um técnico, e a regulamentação está no Código Civil. Há de certeza aqui quem saiba isso em pormenor, mas em todo o caso vou informar-me e direi alguma coisa, se necessário.

Cumps
    José Cardoso
  3.  # 4

Boas

É bem capaz de ser isto.

cumps
    José Cardoso
  4.  # 5

Obrigado.Outra dúvida.Isto é feito antes ou depois do pedido da licença de utilização?
    Mais uma vez obrigado,J Cardoso.
  5.  # 6

Já agora isto aplica-se a todas as autarquias?
  6.  # 7

Boas

Isto é feito antes ou depois do pedido da licença de utilização?

Penso que pode ser antes, ma amanhã já lhe confirmo.

Acho que se aplica a todas as autarquias, mas nunca fiando. Qual a autarquia em causa?

cumps
    José Cardoso
  7.  # 8

Autarquia de Gondomar.Eu estive a ler por alto,mas penso que o regime,não refere exactamente quem o pode fazer,e como deve ser feito.
    De qualquer forma,obrigado mais uma vez,e aguardo então noticias.
    Obrigado e desculpa.
  8.  # 9

Boas

Gondomar? :-)

Pode fazer antes de ter a licença de utilização.

Acho que é mesmo assim: qualquer pessoa o pode fazer (convém que saiba o que está a fazer, evidentemente). Há em Gondomar algumas "agências de contribuintes" que também fazem isso.

cumps
    José Cardoso
  9.  # 10

Exmº senhor,J Cardoso,não tem novidades.....
  10.  # 11

Boas

Exmº Sr. gesta

- É possível tratar da PH antes da conclusão da obra, mas não é aconselhável - se houver alterações ao projecto teria de rectificar a PH.
    - A PH pode ser elaborada por qualquer pessoa - não tem de ser um técnico.
    - É válido para todas as autarquias, mas já se sabe que algumas gostam de ser diferentes.

PS: vamos deixar o "Exmº Sr" de lado?

Cumps
    José Cardoso
  11.  # 12

Ok peço desculpa pelo senhor,mas temos que respeitar as pessoas.
    Portanto,conclusão da obra,peço a licença de utilização,que tem que ser pedida pelo director da obra?, e posteriormente a isso,peço a PH.
    Obrigado e desculpa.
  12.  # 13

Boas

Pode tratar da licença e da PH ao mesmo tempo

cumps
    José Cardoso
  13.  # 14

Peço desculpa pela intromissão:

1º - Termina a obra
    2º - O dono de obra faz ou manda fazer a PH (qualquer pessoa a pode fazer, desde que perceba alguma coisa de obras e conheça o código civil), e faz a escritura da PH no notário, sendo necessário apresentar as telas finais aprovadas pela câmara (tb pode pedir na câmara uma certidão de PH, mas não aconselho)
    3º - O dono de obra pede a licença de utilização e em simultâneo entrega na câmara a PH.

Cumprimentos
  14.  # 15

Obrigado.
  15.  # 16

Obrigado Picareta.é que os autores do projecto,acham que tem que ser eles a fazer isto, ou seja eles a pedir a PH.Mas como já paguei todos os honorários,até ao levantamento da licença de construção,posso então pensar que não tenho mais nada a ver com o gabinete que fez o projecto.Obrigado.
  16.  # 17

Se os projectistas fizerem a PH de borla, ou se a sua execução estava prevista nos honorários já pagos, aproveite.
  17.  # 18

De borla não fazem,e não estava previsto nos honorários já pagos.Tem que ser pago a parte,portanto poderei pagar a quem quiser.
  18.  # 19

Colocado por: gesta

...portanto poderei pagar a quem quiser.

Correcto
  19.  # 20

A única vantagem que o projectista tem neste assunto, é que conhece o projecto, e por isso
    os limites correctos das várias fracções que compõem a propriedade horizontal.De resto......

0.0224 seg. NEW