Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Recentemente adquiri e mandei instalar um recuperador de calor no lugar da antiga lareira, no meu apartamento (r/c de um prédio de 4 andares)
    Vivo cá à 4 anos e sempre fiz fogueira na lareira, apesar de no início (quando me mudei para cá) me terem informado que havia alguns
    problemas nas condutas. Segundo me informaram, quando algumas pessoas faziam fogueira, saía fumo em outros apartamentos que
    não faziam fogueira. Devido a esta situação a quase totalidade dos proprietários deixou de usar as lareiras, apenas 2 ou 3 ainda utilizam.
    Um proprietário do 4º andar diz que às vezes lhe entra um pouco de fumo na sua lareira (que não utiliza) e que sabe que é quando as pessoas do 2º ou 3º andar
    fazem fogueira.

    Sempre fiz fogueira (nos últimos 4 anos) e nunca tive queixa de ninguém...
    Agora que souberam (vizinhos) que instalei 1 recuperador, vieram com a velha história dos problemas
    das condutas, e que se houver algum problema, que eu sou o responsável...

    Comprei o apartamento com lareira, quem mo vendeu (1 construtor) nunca me informou que eu não podia utilizar a lareira,

    - Se de facto existir algum problema nas condutas, poderei ser responsabilizado,
    - Poderei ser obrigado a não utilizar o recuperador?
    - Quem é responsável pelo facto das condutas das lareiras não funcionarem bem? (o prédio tem mais de 20 anos e o problema existe desde o início)

    Obrigado,
  2.  # 2

    B....n
    se o juiz achar k o seu monóxido de carbono não e nocivo e não matou ninguém, muita sorte e descanso de consciência
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipe_mp
  3.  # 3

    As condutas são parte comum, logo a responsabilidade é do condomínio.. Se os outros condóminos não querem usar a lareira é com eles.. agora se quer continuar a usar a lareira use.

    Eu tive um problema identico ao seu.. só que no me caso eu era o ultimo andar e entrava-me fumo em casa pelas tomadas e por uma parede! O meu vizinho de baixo era dos poucos que usava a lareira.

    Fez-se obras, grande parte delas na minha casa por ser o ultimo piso e a que tinha mais problemas (condutas em inox) e todos os condóminos pagaram. O meu prédio tb tinha + de 20 anos e as condutas ainda eram em tijolo... os problemas vieram de uma pequena explosão que ocorreu numa das condutas.

    boa sorte e vá dando noticias
    • CISA
    • 27 novembro 2010

     # 4

    Já há algum tempo que conheço o forum mas só agora me registei, e vou aproveitar este tópico para tirar uma dúvida,tenho uma lareira aberta e vou por um recuperador, aproveitar o IVA antes do aumento, e aquecer mais a casa porque agora é só queimar lenha pois pelo que tenho lido ainda não ouvi dizer o que me disseram.

    Fui a duas lojas aqui na minha zona, ambas com alguns anos no mercado:
    A 1ª propôs um recuperador Termofoc modelo Visão C280 ou Ferlux 752 e disseram que era virem cá a casa, partirem o tijolo refractário e montarem o recuperador, perguntei se não seria necessário abrir grelhas na chamine (hote) se depois não intalava a chamine com o calor, disseram que não, que o recuperador mandava todo o calor pela frente e se fosse bem montado como eles sabem não precisava de grelhas!!!!

    A 2º propôs um recuperador Laudel 700 Grand Vision e disseram logo que iam partir um pouco da chamine, colocar duas grelhas uma de frente e outra de lado virada para a porta que vai ao resto da casa, que do outro lado como da para as janelas da sala, não valia a pena desperdiçar o calor para aí.

    Como sempre ouvi nos tópicos que tenho lido que colocam grelhas a minha dúvida é se é fiável não as colocar, qual o perigo futuramente?
  4.  # 5

    Contacte outras empresas, pois caso contrário vai enfiar um grande barrete.
  5.  # 6

    Comprei um recuperador em Junho, e pelo que percebi, os três recuperadores propostos pelas duas empresas já passaram a história, pois como referi ao comprar o meu tive que me informar melhor.
    A primeira empresa está a propor recuperadores com ventilação forçada e a outra sem ventilação daí necessitar de grelhas na segunda opção "pior".
    Os recuperadores actuais, em aço refractário, são mais eficazes, gastam menos lenha e são mais bonitos, pois eu comprei um Fogo Montanha E803 e funciona ás mil maravilhas e gasta pouca lenha.
    Aconselho a procurar melhor e tentar perceber o que lhe propõem.
    espero que faça uma boa compra.
  6.  # 7

    Que grande confusão que há por este Portugal....

    Falar de marcas não leva a nada, dizer que o aço é melhor que fundição também não é correcto.Pois depende do aço e da fundição.

    Se colocar grelhas é fiável ou não, como é que alguém pode responder aqui ? Se for bem feito tudo é fiável, se for mal feito mais vale nada fazer.

    Saber se é importante colocar grelhas ou não, ninguém pode responder sem conhecer a lareira e a sala.

    Agora vir aqui gabar o seu recuperador Fogo Montanha E803 é de todo descabido... Devia ao menos dizer se o colocaram com grelhas ou não.

    E já agora uma foto do interior para vermos como o instalaram, ou seja, se tem lã de rocha bem colocada ou nada. (Isto se é que tem mesmo esse recuperador em casa.)

    Em relação ao ser mais bonito ou não, tudo dependo do gosto, e olhe que na minha opinião a Fogo montanha tem mais bonito que o seu :-)

    E em fundição tb há bonitos onde só se vê o vidro, ou com mto ferro à vista que é bonito para quem gosta.
 
0.0075 seg. NEW