Iniciar sessão ou registar-se
    • adan
    • 2 dezembro 2010

     # 41

    Colocado por: Pedro Azevedo78Eu mantenho a minha opinião de que havendo volume de água suficiente no sistema de piso radiante para o correcto funcionamento da bomba de calor, em termos de consumos os depósitos de inércia não são vantajosos.
    Não consigo encontrar um unico argumento que me convença de que aquecer mais a água do que o necessário e acumular, possa ser mais vantajoso que apenas aquecer em função do estritamente necessário.


    Concordo consigo Sr. Pedro...

    No meu caso qual pensam ser a medida correcta sendo as condições:...

    - 240 m2 de piso radiante
    - quer juntar painel solar com bomba de calor como recurso (esta bomba é a TriaAqua 11w)
    - um único acumulador (estando sempre aberto a outra hipótese)
    - cinco pessoas no agregado familiar
    - zona norte do país (Santo Tirso)

    Com estes pontos que diz: qual o acumulador??? Compensará efectivamente juntar solar bomba de calor?

    Enfim... o que gostaria de saber é como irá funcionar melhor...

    Atenção... deitar a parede abaixo está já fora de questão, uma vez que concordo com todos. 1500 lts é demais... :):)
  1.  # 42

    Colocado por: adanNo meu caso qual pensam ser a medida correcta sendo as condições:...

    - 240 m2 de piso radiante
    - quer juntar painel solar com bomba de calor como recurso (esta bomba é a TriaAqua 11w)
    - um único acumulador (estando sempre aberto a outra hipótese)
    - cinco pessoas no agregado familiar
    - zona norte do país (Santo Tirso)

    O painel solar é para as AQS ou para o piso radiante?

    DEntro do que pretende o que optava era:
    - 2 paineis solares e um acumulador de 300L (ou 3 paineis para 500L, dependendo dos habitos da familia...)
    - Bomba de calor a fazer apoio das AQS.
    - Piso radiante, com a bomba de calor como fonte energia.
    - Acumulador de inércia poderá ser necessário em função da instalação, mas com 240m2 de piso ou será pequeno ou poderá nem precisar.

    Sempre já sabe o preço desta bomba? É que pelo preço de tabela que outro dia vi, consegue material com outras "garantias"... Estas empresas muito recentes, ainda por cima na china...
    Acho que sou desconfiado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: adan
  2.  # 43

    Estimados amigos,

    Vou iniciar a construção da minha moradia e estou a pedir orçamentos para climatização. Qual a vossa opinião sobre os preços apresentados por um instalador local (Beja).
    A bomba de calor (só de aquecimento) de 15W tem um COP de 3,30... parece-me que há melhor no mercado não??


    Produção de energia
    Bomba de Calor Ar/Água ZANTIA Montereal 15Kw - 4.998,00 €

    Complementos de instalação
    Módulo de Ligação Hidráulica incluindo, Flexíveis, Sistema de Gestão Electrónica, Sistema de Segurança Hidráulica, Circuladores e 1 Termóstato Ambiente. - 1.900,00 €
    Montagem e Instalação do Sistema. - 600,00 €

    Distribuição de energia
    Rede de tubagm colectores
    Conjunto de Ligação para Colectores Piso radiante em Tubo Multicamadas Isolado 20 mm, incluindo, caixas colectoras em metal 1000x 600x 90mm, colectores de distribuição Ida e Retorno, Válvulas de Corte. Medidor de Caudal, Termómetro, Conjunto de ligações para Tubo PE-X 16x1,8 mm. --- 3.445,00 €
    SISTEMA DE PISO RADIANTE
    Pavimento Radiante - Área de Aquecimento 220 m2, incluindo Circuito de Difusão em Tubo PE-X 16x1,8 mm Certificação AENOR, Junta Perimetal, Isolamento Térmico 30mm, Aditivo Termo-fluidificante (0.33ml/35kg de cimento). -- 7.038,00 €
  3.  # 44

    Colocado por: adaan
    No meu caso qual pensam ser a medida correcta sendo as condições:...

    - 240 m2 de piso radiante
    - quer juntar painel solar com bomba de calor como recurso (esta bomba é a TriaAqua 11w)



    11KW para 240m2 isso está muito mal dimensionado no mínimo uma de 15Kw mas isso secalhar sou eu que sou um exagerado :).
    Se fizer A.Q.S então deus o livre....................
    • adan
    • 6 dezembro 2010

     # 45

    Então a bomba também está mal???

    Pensei que a bomba de calor com cop de aquecimento de 4,43 e de AQS de 3,65 era suficiente... Mas pelos vistos!!!!

    Tenho mesmo de falar com o responsável por isto... mas se foi ele que sugeriu isto... começo a pensar: será que ele percebe alguma coisa??? ou será que... raios!
 
0.0150 seg. NEW