Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Em 2000 adquiri em copropriedade(50%) uma habitação com total recurso a crédito por 100000€.
    Após um desentendimento e uma separação amigável com a coproprietária decidiu-se que eu ficaria com a totalidade da casa.
    Assim em 2004 comprei à coproprietária os 50% dela (acordamos o valor de 20000€), e simultaneamente foi liquidado (liquidei com algumas poupanças) o empréstimo bancário que estava no nome dos dois , na altura 85000€.
    Actualmente pretendo vender a casa e não pretendo reinvestir em habitação própria.

    Qual o montante considerado como valor de aquisição para calculo de mais valias que me vão ser imputadas? (dispensando os coeficientes de actualização, as despesas de escrituras e IMT, etc.)
    1 - Os 100000€ que a casa custou
    2 - 50000€ correspondentes aos meus 50% da aquisição + 20000€ que paguei pela compra dos outros 50% = 70000€
    3 - Outro calculo que não me esteja a ocorrer

    Grato por qualquer esclarecimento.
  2.  # 2

    Eu só sei uma coisa: Se for a um balcão das finaças com essa questão aposto o que quiserem, em como não lhe sabem explicar.
  3.  # 3

    Fiz mais do que isso: telefonei para o número do portal das finanças onde me passaram a alguém pressupostamente perito no assunto. Deu-me a seguinte resposta que passo a resumir:

    Some as seguintes parcelas:

    1 - Metade do valor da aquisição - 50000€
    2 - Valor que pagou pelos 50% - 20000€
    3 - Metade do valor da liquidação - 42500€
    Total 112500€

    Quase de certeza que não é assim pois estão a somar o valor da liquidação ao valor da aquisição
  4.  # 4

    50% da casa, custou 50% de 100 mil euros.

    Os outros 50%, custaram o maior dos valores, entre 50% de 100 mil euros, e o valor patrimonial de 50% da casa, á data da compra dessa metade.

    Não vejo aí nada de especialmente complicado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SBoards
  5.  # 5

    Boa Noite Parreira!

    Significa então que em qualquer transmissão entre coproprietarios contabiliza-se o maior valor de três?

    1- Valor da parte à data da aquisição ( 50000€)
    2 - Valor patrimonial da parte à data da transmissão ( 48759€)
    3 - Valor da parte à data da transmissão ( 15000€)

    Portanto no meu caso, os segundos 50% seriam contabilizados por 50000€ correspondentes à data da aquisição uma vez que são superiores aos 47759€ correspondentes a 50% do valor patrimonial do imovel à data da transmissão e também superiores aos 15000€ escriturados. Percebi bem?

    Cumprimentos
  6.  # 6

    Colocado por: SBoardsBoa Noite Parreira!

    Significa então que em qualquer transmissão entre coproprietarios contabiliza-se o maior valor de três?

    1- Valor da parte à data da aquisição ( 50000€)
    2 - Valor patrimonial da parte à data da transmissão ( 48759€)
    3 - Valor da parte à data da transmissão ( 15000€)

    Portanto no meu caso, os segundos 50% seriam contabilizados por 50000€ correspondentes à data da aquisição uma vez que são superiores aos 47759€ correspondentes a 50% do valor patrimonial do imovel à data da transmissão e também superiores aos 15000€ escriturados. Percebi bem?

    Cumprimentos


    Precisamente!
  7.  # 7

    Obrigado Parreira. Muito grato pela ajuda.
 
0.0117 seg. NEW