Iniciar sessão ou registar-se
    • Scox
    • 26 novembro 2010 editado

     # 1

    Caros utilizadores deste forum.

    Estou neste momento a remodelar uma habitação velha no interior alentejano e o telhado de aproximadamente 90m2 está em muito mau estado, como se pode ver nas fotografias, qualquer das formas, nem as vigas, nem o tabuado parece estar podre, apenas humido de alguma chuva que entra pelas inumeras telhas partidas.
    Vou iniciar a substituição do telhado e pelo que estive a ler e que me aconselharam a seguinte solução.
    A colocação de -Telha Lusa- Sub-telha onduline - Roofmate.
    Outra solução que me apresentaram foi a de apenas colocar a telha e os novos paineis sandwich da onduline.
    Sou um leigo e não percebo muito sobre este assunto (apesar de estar a ler sobre o assunto, para saber mais um pouco)
    Já agora e não querendo abusar, abusando, quais seriam os custos desta obra. Vou agora iniciar os pedidos de orçamentos, pelo que me parece que seja um trabalho que não deva ser feito por um curioso como eu, e gostaria de saber mais ou menos com o que posso contar.

    Antecipo já os meus agradecimentos pelas V. respostas e sugestões

    Obrigado
      telhado 2.JPG
      telhado 1.JPG
  1.  # 2

    A solução a escolher dependerá essencialmente de uma coisa: Como vai ficar o aspecto pelo interior? Vai ficar com as vigas à mostra ou vai colocar um tecto falso?

    As vigas principais estão niveladas? é que se não estão, torna-se complicado lá colocar painéis sandwich
    • Scox
    • 26 novembro 2010

     # 3

    Obrigado pela sua resposta Paulo

    Quanto às suas questões, apenas a sala é que tem o tabuado à mostra (a divisão da fotografia), todas as outras divisões estão com tecto falso, mas a ideia era aproveitar o que ja existe e fazer o tratamento tanto às vigas como ao tabuado e deixa-lo à vista envernizado, com o intuito dar o ar rustico e deixar a casa com as caracteristicas das casas daquela zona.
    Tentando também poupar o máximo, pois esta casa necessita de muitas obras e o orçamento que disponho para as fazer não me dá grande margem de manobra, pelo que vou tentar ser eu e alguns amigos a fazer parte das obras e apenas deixar para os profissionais aquilo que me é impossivel realizar por falta de conhecimento ou mesmo de jeito.

    As vigas não devem estar niveladas pois a casa tem muitos anos e apenas sei que há uns anos arranjaram umas paredes onde assentavam as vigas (como se vê na fotografia ainda em cimento).
  2.  # 4

    Se quer deixar as vigas à vista, então a solução isolamento térmico + onduline + telha não será mais aconselhada dado ficar o roofmate à vista.

    Por outro lado o painél sandwich é caro (+ 30€/m2) e exige uma estrutura nivelada o que me parece que essa não está. Se quer poupar dinheiro, faça o seguinte.

    Desmonta a telha
    Decapa a tinta da vigas até ficar com a madeira à vista, podendo depois aplicar um Bondex para escurecer a madeira
    Aplica um forro por cima da vigas em MDF hidrófugo com 16mm, folheado numa madeira o + aproximada possível da madeira das vigas
    Por cima desse forro, aplica isolamento térmico xps com 50 ou 60mm
    Por cima do isolamento térmico, aplica onduline ST200 (telha canudo) ou st50 + Ripa de PVC (telha lusa ou marselha)
    E telha para cima.

    Cuidados: Remates com os guardas fogos e com as chaminés. São sempre pontos chatos e nem sempre fáceis.
    Se quiser poupar ainda mais, não meta subtelha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Scox
  3.  # 5

    acrescento apenas, que em vez de mdf folheado pode aplicar mdf natural, pintando-o de branco ou outra cor(conforme cor das paredes). Esta solução esteticamente tem a vantagem de fugir a uma má escolha de folheado, esteticamente é uma opção mais segura na minha opinião.
 
0.0115 seg. NEW