tento lido alguns comentários no vosso forum mas, infelizmente, não consegui encontrar uma solução (ou tentativa) para resolver o problema que tenho em minha casa com o aquecimento central.
comprei um t3 com 155m2 de area bruto de habitação, onde instalei uma caldeira mural a gás natural da roca, gama vitoria 24/24t. coloquei os respectivos radiadores nos 3 quartos, na sala de estar e nas casas de banho. como a sala é a maior divisão (41m2) tem um radiador com o dobro dos elementos comparando com os que existem nos quartos. pelo que me foi dado a observar, o circuito começa no meu quarto e acaba na sala.
como o calor/ambiente não me convenceu e as aguas sanitárias não aqueciam convenientemente, chamei a assistência da roca. em relação às aguas sanitárias, o técnico disse-me que a água vinha com muita pressão/muito caudal. quando se reduziu, o problema das águas sanitárias ficou resolvido. o aquecimento/calor ambiente é que ficou na mesma.
chamei o instalador para ver o problema. expliquei-lhe que tinha a temperatura na caldeira regulada para 70ºc, que não ligava todos os radiadores para tentar aumentar a temperatura, que o radiador do meu quarto não aquece como os restantes, que os radiadores só aquecem parcialmente (de cima até mais ou menos o meio, o resto ficam frios) e que não consigo colocar a temperatura a 19ºc mesmo com as portas fechadas (o máximo que consegui foram 18.6ºc e no quarto mais pequeno e de porta fechada!!!).
o instalador andou a regular a pressão nos radiadores e continuou tudo na mesma. depois trocou o radiador do meu quarto para ver se aquecia tal e qual como os restantes. nada! tudo na mesma!
gostaria de saber se alguém já passou por uma situação idêntica ou se faz ideia do que possa ser o meu problema. tenho o sistema programado para arrancar às 18:00 e acabar às 0:00 com uma temperatura de conforto de 18.5ºc (não vale a pena por mais porque não consigo obter este valor ), gasto 100/150 euros (a caldeira passa o tempo programado a trabalhar com muito poucas interrupções!!!) por mês de gás e, muito sinceramente, acho que com aquecedores eléctricos normais em menos tempo e com menos custo conseguia ter melhores resultados. o problema é que investi no sistema e não consigo obter um rendimento minimamente aceitavel..
peço desculpa pela texto extenso e desde já o meu obrigado pela vossa atenção mauricio
se ajudar, as dimensões de cada divisão, o nº de elementos em cada radiador e a fluxo do sistema é o seguinte: - casa de banho: 3.45m2, toalheiro pequeno; - quarto 1: 15,58m2, radiador com 8 elementos; - quarto 2: 12,32m2, radiador com 8 elementos; - quarto 3: 11,02m2, radiador com 8 elementos; - casa de banho: 4.70m2, toalheiro grande; - sala: 40,77m2, radiador com 12 elementos;
se ajudar, as dimensões de cada divisão, o nº de elementos em cada radiador e a fluxo do sistema é o seguinte: - casa de banho: 3.45m2, toalheiro pequeno;...(um grande.) - quarto 1: 15,58m2, radiador com 8 elementos;...(mais 2 elementos.) - quarto 2: 12,32m2, radiador com 8 elementos; - quarto 3: 11,02m2, radiador com 8 elementos; - casa de banho: 4.70m2, toalheiro grande; - sala: 40,77m2, radiador com 12 elementos;....(+ 8 elementos ou radiador.)
gostaria de saber se alguém já passou por uma situação idêntica ou se faz ideia do que possa ser o meu problema. tenho o sistema programado para arrancar às 18:00 e acabar às 0:00 com uma temperatura de conforto de 18.5ºc (não vale a pena por mais porque não consigo obter este valor ), gasto 100/150 euros (a caldeira passa o tempo programado a trabalhar com muito poucas interrupções!!!) por mês de gás e, muito sinceramente, acho que com aquecedores eléctricos normais em menos tempo e com menos custo conseguia ter melhores resultados. o problema é que investi no sistema e não consigo obter um rendimento minimamente aceitável..
para alem do reajuste dos radiadores,também aconselhava a modificar o horário da (por ex.06h-08h----das 11h-13h----- das 18h-20h----das22h-24h) do meu ver há um vazio actualmente.
há muito tempo( horas) sem aquecimento (para um conforto 18.5°c ) para este grau de conforto tem que aquecer mais vezes.
Pelo poucos conhecimentos que tenho :) deve de existir alguém com melhores conhecimentos que eu, mas vou mandar a minha opinião, acho que: 1º tem os elementos mal dimensionados, por norma deve-se contar 1 elemento por cada 2 metros; 2º A instalação pode ter muitas coisas é difícil saber assim , pode ter sido mal dimensionada, pode ter pouco caudal de gás, etc.
obrigado a todos pelas sugestões/comentários. hoje alterei a temperatura de saída para o máximo (80ºc). a casa atingiu a temperatura de conforto (18.5) mais rápidamente e tenho notado que a caldeira tem funcionado menos vezes. a sala é como dizem: uma desgraça!!!!
por acaso estive em casa de um vizinho meu e pelo que vi, numa casa idêntica mas com as divisões menores, com a mesma caldeira e o mesmos radiadores, tem muitos mais elementos por radiador do que eu em qquer divisão. estou a pensar em falar com a empresa que lhe instalou o sistema já que com o meu "instalador" estou a ver que não vou lá!!!
esteve cá um sr. de uma nova empresa a analisar a minha situação. diagnóstico: radiadores com número insuficiente de elementos, principalmente na sala; radiadores mal posicionados nas várias divisões (atrás das portas), etc.
tal como já tinham aconselhado neste fórum, a solução poderá passar pelo aumento do nº de elementos em cada radiador. na sala é que é mais complicado. actualmente, tenho um com 12 elementos e, segundo o sr. que cá veio, podemos colocar mais radiadores mas poderei correr o risco de, a partir do 15º,16º elemento, já não aquecer os elementos. como não tenho mais nenhum ponto para ligar outro radiador, levantou a hipótese de colocar um radiador eléctrico de 1500w da marca TROIA, de 12 elementos.
sinceramente, não sei se vale a pena. não sei se não é melhor colocar um ar condicionado na sala, tipo o LG S09AT (http://www.lgarcondicionado.com/media/manuals/support/2010/07/19/Gama_Mural_2010.pdf) e passar os elementos do radiador da sala para os quartos. penso que um ar condicionado deste tipo, apesar do investimento inicial ser maior, tem um custo de consumo menor e o resultado final é melhor.
Se eu estivesse na sua situação... provavelmente iria para o AC. Resolve-lhe o problema e também dá para fazer frio. (partindo do principio que não dá para colocar os elementos necessários).
Gostaria de pedir a vossa ajuda num problema que surgiu ontem em minha casa.
No meu apartamento tenho aquecimento através de uma caldeira a gás natural. Tudo corria bem e a casa sempre aqueceu sem qualquer problema. No entanto ontem constatei que o radiador do quarto não aquecia. Todos os outros estavam quentes menos aquele. No dia anterior eu liguei o aquecimento e o radiador do quarto aqueceu, mas ontem já não aqueceu e hoje mantém-se gelado.
Alguém me sabe dizer o que se poderá estar a passar? O que fazer? Devo chamar um técnico? Alguém conhece algum técnico sério, competente e não muito caro no Porto?
Do lado oposto à torneira tem o purgador em "cima" que pode ser automático ou manual,(automático) deve ter uma rodinha que deve rodar para a direita para sair o ar se for manual precisa de uma chave própria ou uma chave de fenda também serve, ou também ter uma rodinha deixa sair o ar até chegar a água.
boa tarde,eu sou um novo membro a partir de hoje,fique muito contente por ter entrado,porque há muitas coisas nem sempre sabemos e assim tiramos edeias com os amigos ,um abraço para todos,do francisco007