Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: zedasilvaIsso do aditivo hidrofugante até que não era mal pensado se o betão fosse uma massa homogénia mas sabendo nós que o betão dos pilares na maioria dos casos tem o aspecto de uma pedra pomes de tão má vibração que leva não sei se resulta muito.

    Nessa altura escusa de se preocupar com humidades.... terá bem mais com que se preocupar
  2.  # 22

    Viva... O "ensaio" serviu para perceber que NÂO DÀ para embrulhar a sapata! Muito complicado trabalhar cofragem com a pitonada a estorvar.

    Optei por cortar a tela á medida do fundo da sapata.

    Desta forma a parte inferior da sapata já terá uma barreira.

    Ainda assim pretendo hidrofugar o betão das fundacoes, e das primeiras fiadas.

    Posteriormente, meia cana nos cantos (ao longo na fundacao ao nivél do betão de limpeza) a escoar aguas para o dreno.

    Depois betominoso, eventualmente tela asfaltica na zona que fica mais afundada, tela, dreno brita....

    Obrigado pela ajuda
  3.  # 23

    Olhe quer uma solução a 99%??
    Eu que não trabalho na construção civil, nem engenheiro sou nem arquitecto, mas tenho a minha opinião e até me indicarem uma falha no sistema, acho que é a ideal.

    É assim, seguindo a maneira que eu meti nas minhas fundações, betão de limpeza, entre o betão de limpeza e a sapata e as vigas colocamos uma tela, que optamos por a colocar só no fundo e em altura "pintar" com tinta asfáltica.
    qwr

    Mas em vez de colocar a tela só no fundo para ficar a 99% a tela deve ser dobrada e depois de desconfrada a sapata deve ser soldada para ficar bem impermeabilizado.

    Optei por pintar nos lados, não fica a 99%, mas deve andar perto dos 90%.rt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sessenta
  4.  # 24

    boa solução e barata
  5.  # 25

    A tela deve ser tela asfáltica para poder soldar à sapata / Viga de fundação.
  6.  # 26

    Sim concordo que é uma excelente solucao...

    Pretendo fazer forma identica, a diferença é que em baixo da sapata coloquei a pitonada!

    Muito boa solução!

    :)

    Esta tela que utilizou ... qual é?
  7.  # 27

    A solução do nandogonca foi justamente a que tinha indicado, no entanto, na minha opinião é totalmente dispensável ser tela asfáltica, pois nas faces aplica pintura betuminosa em duas demãos cruzadas, o que será suficiente.

    Rjafonso, a única diferença em usar tela pitonada é o facto de sair mais caro. A tela pitonada não foi desenvolvida para essa utilização.
  8.  # 28

    Eu não sei se era tela asfáltica ou uma tela normal (mas era grossa)...
    Mas parecia-me tela asfáltica, só que não foi soldada às sapatas/vigas, ficou apenas pousada.
    Concordam com este comentário: RRufino
  9.  # 29

    Colocado por: RRufinoA solução do nandogonca foi justamente a que tinha indicado, no entanto, na minha opinião é totalmente dispensável ser tela asfáltica, pois nas faces aplica pintura betuminosa em duas demãos cruzadas, o que será suficiente


    Esta solução que está a dizer, foi a que foi aplicada na minha obra, mas para mim, a melhor solução será sem dúvida envolver com tela asfáltica, mas solda-la ao betão, ficando mesmo impermeabilizado.

    A pintura não sei se aguenta assim tanto tempo...
    E depois se é mal aplicada (a correr e só uma demão)....
  10.  # 30

    Um boa e barata solução. Só não deveriam ter encostado terras nas laterais das sapatas. Deveriam ter sido feito um desaterro total até á cota do betão de limpeza. O piso deveria ter ficado com uma pendente para o interior onde era montado um geodreno para captar alguma água que por ali possa vir a existir.
    Antes da pintura das sapatas deverá haver o cuidado de tapar todos os "chochos" que possam existir derivados de uma má vibração.
    Eu sei que o Paulo não acredita neles mas que existem existem :)))
  11.  # 31

    Boa noite amigos,

    Estive à pouco tempo com um comercial da NacionalRev que me mostou um produto aborrachado que se aplica com as costas da colher de pedreiro e que me garantiu 100% de estanquidade.
    À primeira vista parece flitcot, mas é aborrachado e qualquer um consegue aplicar.


    NACIMUROS - http://www.nacionalrev.pt/produtos.php?p=13

    Cumpts

    Eng.º Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjafonso
  12.  # 32

    então e já se decidiu por que solução vai usar??
  13.  # 33

    Penso que sim.... por baixo ja ficou pitonada.
    Laterais das sapatas, ou betuminoso MAS pouco diluido, ou tela asfaltica colada.
    Levará meia meias canas em qualquer dos casos.
    Numa zona mais afundada das fundacoes levará isolamento termico.
    BEtão será hidrofugado.
    Depois proteccao mecanica com pitonada aqui sim a embrulhar muito bem as sapatas.
    Antes de subir alevaria levará também tela asfaltica.
    Mais coisa menos coisa é o pretendo fazer!
    Depois claro, dreno todo À volta!
  14.  # 34

    Viva... estou a precisar de alguma ajuda para tentar deixar trabalho bem feito, mas sem estar gastar dinheiro à toa, se bem que considero como bem empregue o dinheiro gasto com estes trabalhos nas fundacoes.

    ORA bem, o que se passa é que a sala-estar da moradia fica 56 cm afundada. Para além disso tenho umas sapatas enormes para suportar o piso 1 que sai em consola.

    No foto está uma das faces da situacao, e depois temos mais duas faces.

    Nesta zona (afundada) pretendo o melhor possivél em impermeabilizacao, inclusivé sistema com isolamento termico,

    Ponto 1 - Para simplificacao da aplicacao de tela asfaltica e mesmo da tela pitonada, estou a considerar "Matar" cantos e contornos daquela zona central, e outras duas zonas que nao aparecem nesta foto.

    Seria criada uma parede (com caixa de ar) e nos topos uma pequena lage de forma a uniformizar toda aquela area de contornos, zigue zagues, altos e baixo etc etc

    Impermeabilizacao iria ser executada por cima de tudo.


    Ponto 2 - Acaba por aumentar a área a impermeabilizar, mas para alem de me criar uma caixa de ar (nas partes entre pilares), vai uniformizar e simplificar enormemente a aplicacao dos materiais....


    Ponto 3 - Para alem de executar meia cana, e dado a area "horizontal" destas sapatas, que cuidados aconselham?


    Obrigado
  15.  # 35

    oooops ... agora é que sim... com a imagem :)


    Para um melhor resultado final justifica estes trabalhos que referi?
      DSC00418.jpg
  16.  # 36

    Boas pessoal,
    Ando a procura de orçamentos, alguém consegue ou conhece empreiteiros (e ou empresas construtoras da base/ fundações e tudo o mais necessário bem como a estrutura da mesma) com boa relação custo/qualidade na zona de Oliveira de Azeméis - Aveiro
    já agora criei este tópico que gostava que me ajudessem e comentassem caso percebam do assunto.

    https://forumdacasa.com/discussion/19909/tipos-de-fundacoes-alicerces-para-moradia-terrea/
  17.  # 37

    Colocado por: PauloCorreiaAntes de colocar a primeira fiada de tijolo, coloque uma tira de tela asfáltica de 3kg com 20cm de largura (desde que mais larga que o tijolo), nunca mais têm humidades ascendentes, porque a tela serve de barreira e o peso do tijolo mantêm tudo no sitio.


    Se for parede dupla, bloco termico de 20 cm e tijolo de 9 cm, a tela coloca-se apenas na parede de dentro (parede de tijolo)?
  18.  # 38

    Nas duas.
    E porque tijolo de 9? Quando andarem a abrir roços se não houver cuidado vão-lhe dar cabo da parede toda.
  19.  # 39

    Colocado por: zedasilvaNas duas.
    E porque tijolo de 9? Quando andarem a abrir roços se não houver cuidado vão-lhe dar cabo da parede toda.
  20.  # 40

    Colocado por: pjaulE porque tijolo de 9?


    pedi orçamento de 9 cm, mas se for mais viável de 11, coloco de 11....
 
0.0195 seg. NEW