Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Estou a pensar comprar placa vitrocerâmica, as de indução estão MESMO fora de questão pelo preço.
    A questão principal é se a instalação eléctrica permite uma placa vitrocerâmica, o contrato com a EDP é de 30 amp. mas já ouvi dizer que é necessário instalação trifásica, confirma-se ?
    A outra questão, não menos importante, é saber realmente se o consumo de energia(electricidade) é maior do que o consumo de gás.

Eu sei que muitos de nós pagamos mensalmente uma estimativa da EDP e que assim torna mais dificil verificar se o consumo de uma placa é mais elevado do que a gás(caso anteriormente utilizassem a gás).
    O que é certo é que, tenho visto por ai consumos mensais que considero exorbitantes, como por exemplo 60eur.
    A minha factura de EDP está na casa dos 60 eur. mas aparece de 2 em 2 meses...ou seja, 30 eur/mês.

Agradeço desde já a ajuda que me possam dar !
  2.  # 2

Para placas de vitrocerâmica não é necessário instalação trifásica. Em relação a consumos, acho que que a gás é mais barato embora tenha a electricidade e 30 A é suficiente.

O meu site aqui
  3.  # 3

Colocado por: AlexMontenegroPara placas de vitrocerâmica não é necessário instalação trifásica. Em relação a consumos, acho que que a gás é mais barato embora tenha a electricidade e 30 A é suficiente.

O meu siteaqui

Obrigado pela resposta.

Quem já tenha trocado de bicos a gás por placa vitrocerâmica, terá melhor noção da diferença da factura da EDP. Gostaria de saber mais concretamente que valores estamos a falar, em % entre gás e electricidade.

Quando vejo as caracteristicas da vitrocerâmica, assusto-me ! Isto porque, fazendo uma comparação com acumuladores de calor que tenho em casa, cada um tem 700 w, o "bico" mais pequeno da vitrocerâmica tem 1200 w !
    Ou seja, uma placa vitrocerâmica com 4 "bicos" passa dos 6000 w(somando os bicos de diferentes tamanhos), se colocarmos os 4 bicos a 100%, uma instalação a 30 amp. não aguenta ! Resumindo, só a placa consome TODA a instalação eléctrica da casa para umq potência MÉDIA contratada na EDP.
  4.  # 4

cla_pereira

Dados da minha instalação:
    Tenho contratado 30A - monofásico
    Não tenho Gas em casa. Não existe rede gas, nem existe possibilidade de gas canalizado.
    As AQS, são efectuadas por Termoacumulador electrico 80l
    Tenho vitrocerâmica hi-light (6400w) no total dos quatro focos.
    Forno electrico; Micro-ondas; frigorifico, MLR.
    Tenho 2 AC (14000BTU + 12000BTU).
    Familia 4 pessoas ( todas as refeições são preparadas em casa).

Factos de utilização (7 anos):
    Raramente se utiliza mais que 2 focos em simultâneo.Os focos da placa vitrocerâmica não estão sempre ligados, são intermitentes, por forma a manter a temperatura programada.
    Nunca tive problemas com falta de potência ou ter de deixar de ligar em simultâneo algum aparelho (forno, A/C, termoacumulador, etc...)
    Mas depnde da simultâneidade... Se tenho tudo ligado, não posso colocar a maquina Lavar roupa (mesmo assim depende do ciclo de lavagem em que se encontra)
    Quanto a consumos €€ _ cerca de 60 a 80€/mês para uma casa que é habitada quase 24h.
  5.  # 5

Pedro Barradas, muito obrigado pelo seu testemunho, é mesmo dessa informação que preciso !
    Realmente os 4 focos a 100% nunca chegam a ser utilizados e nesse sentido deixa margem para ligar outros aparelhos.
    Quanto ao consumo que refere, é a soma de todos os aparelhos eléctricos que tem e aí não é possivel avaliar o quão mais consome uma placa vitrocerâmica comparativamente a placa a gás. Mas, pegando no valor que me disse, 60 a 80€ é que me assusto, disse por mês ! Espero que não haja confusão porque a factura da EDP é bimensal. Eu pago esse valor mensalmente.
    Tenho garrafas de gás propano de 45kg, uma garrafa dá para 4 meses no inverno e 5 meses no verão. Somos 3 cá em casa e só uma pessoa passa 24h em casa, as outras 2 pessoas só fora do horário laboral. Cada garrafa de gás são 80€, ou seja, gasto cerca 18€/mês em gás para banhos, lavar loiça(às vezes porque tenho máquina de lavar loiça) e placa a gás. Se considerarmos que o que consome mais gás são os banhos, estamos a falar de menos de 10€ para o placa a gás.
  6.  # 6

Por mês. no mês de Outubro - 54.24€
    Outros dados. Durante o dia, tenho muitos equipamentos sempre ligados (2 PC´s de secretária, e tenho consumo de um multi-funções a laser cores A3, já que acumulo hab + escritório)

Vantagens (de não ter gas):
    - mais seguro.
    - não ter de me preocupar com a reposição das garrafas (encomendas, deslocação, comunicações).
    - Ter gas, implica haver inspecções periodicas... especialmente para quem tem gas canalizado.
    - A placa vitrocerâmica é muito mais facil de limpar e manter que a gas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  7.  # 7

Colocado por: Pedro Barradas
    Vantagens (de não ter gas):

- não ter de me preocupar com a reposição das garrafas (encomendas, deslocação, comunicações).

Basta um telefonema e vêm colocar a garrafa de 4 em 4 meses, 1 min. para o telefonema e 5 min. para receber a garrafa.

- A placa vitrocerâmica é muito mais facil de limpar e manter que a gas.

Ai concordo, é realmente mais fácil de limpar. Em relação a manter, não percebi. Acho mais provável dar problemas uma placa electrica do que uma a gás.
    Acho que a vantagem não é significativa e se compararmos o factor mais importante(gasto) então ai a vitrocerâmica perde, pelos dados que me está a dar.
    É mais bonito ? é;
    É mais eficiente(rápido) a aquecer ? é;
    É mais fácil limpar ? é.

Quanto se gasta a mais ? arrisco dizer 10€ a mais por mês.
  8.  # 8

Cada um estabelece as suas prioridades.
    Cada caso é um caso.
    O que é verda para mim, poderá não ser para si.

Se já tem gas em casa e o seu fogão a gas funciona. Possivelmente não é aliciante para si efectuar este investimento.
    O rácio vantagens/ despesa, possivelmente para si não compensa.

NOTA: as minhas aguas quentes sanitárias são aquecidas por termoacumulador electrico, como escrevi acima, pelo que este apresenta uma parcela importante no consumo energético, possivelmente entre 10 a 20% ( situação Verão/ Inverno). traduzindo isto para €€€€ - 5 a 16€/ mês
    • NB25
    • 29 novembro 2010

# 9

Eu tenho tudo electrico , incluindo um termoacumulador , e estou satisfeito , se juntar conta do gaz e electricidade é capaz de lhe dar o mesmo valor com tudo electrico. Mas ja pensou meter um a placa de induçao em vez de uma vitroceramica simples ? a minha é de induçao, gastam menos que as vitroceramicas simples , mas custam um pouco mais .
  9.  # 10

Colocado por: NB25Eu tenho tudo electrico , incluindo um termoacumulador , e estou satisfeito , se juntar conta do gaz e electricidade é capaz de lhe dar o mesmo valor com tudo electrico. Mas ja pensou meter um a placa de induçao em vez de uma vitroceramica simples ? a minha é de induçao, gastam menos que as vitroceramicas simples , mas custam um pouco mais .

E as de indução já não são assim tão mais caras, tem por exemplo esta: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/30147618

Cumprimentos
  10.  # 11

Tem na worten online, placas de indução da Candy ou indesit a 399 eur.

http://www.worten.pt/ProductList.aspx?searchText=indu%C3%A7%C3%A3o
    • NB25
    • 29 novembro 2010

# 12

Eu comprei a minha á cerca de um ano atras ! se dizem que estao mais baratas acredito , nao tenho reparado nos preços, mas foi o que me disseram na altura .Só tenho a dizer que estou bastante satisfeito . A minha placa é TEKA e surpreendentemente , ainda nao deu problemas , lol !

0.0172 seg. NEW