Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde Forum, resido numa casa que foi reconstruida a cerca de 16 anos mas que em termos de isolamento é uma desgraça.
    Esta casa tem r/c, 1º andar e sotão, a uns dois anos mandei fazer uns móveis para o sotão (de "encastrar") a medida por causa do caimento do telhado, este ano ao arrastar os mesmos verifiquei que a parte traseira destes está cheia de bulor e as paredes castanhas!! Tentei limpá-las mas cheguei ao ponto de tanto esfregar ter retirado a tinta.
    Já fiz algumas buscas de informação aqui no Forum mas gostava que me dissessem se existe algum tipo de isolamento pelo interior que se possa fazer e que ocupe muito pouco espaço, visto os moveis não suportarem muitas diferenças, ao colocar algo na parede os móveis terão que chegar a frente essa medida e como estão dispostos a toda a volta vai chegar a um ponto que não poderá ser feito.
    A casa situa-se em no norte do país.

    Desde já agradeço a Vossa ajuda.
    •  
      alv
    • 29 novembro 2010

     # 2

    Vivam!

    Isto que o hasegawa descreve é típico: Falta absoluta de isolamento térmico, sótão habitado e aquecido e por trás dos ditos móveis, lá está a condensação, coisa do tipo da foto.

    Solução: Isolar, isolar, isolar. Se os móveis dão ou não para repor, isso é uma questão que terá de resolver: ou reaproveita os móveis ou convive alegremente com a condensação, ou melhor com a transmissão do calor que gera dentro de casa para o exterior, consumindo, assim, muito mais energia.

    "Fassam" parte
      IMGP0986 (Small).JPG
  2.  # 3

    Ou isola por fora. Mas acho que é capaz de ficar mais barato trocar de móveis.
  3.  # 4

    Ai se as minhas paredes estivessem assim, até fazia uma festa para comemorar!!

    Não sei que valores podemos estar a falar para isolamento exterior, é que não estava nada a espera de deitar fora cerca de 6000€ que foi quanto gastei nos móveis.
    Alguma empresa que recomendem (zona norte - Vila do Conde) ?
    •  
      alv
    • 29 novembro 2010

     # 5

    Vivam!

    E umas fotozitas para o nosso album de recordações?

    Quanto a deitar os móveis fora é só uma questão de adaptação. Os dos esconsos servem sempre e só terá de adaptar os doas laterais, encolhendo um dos módulos. Não parece assim tão difícil ou caro.

    "Fassam" parte
  4.  # 6

    Muito obrigado pelas respostas, vou ver se tiro umas fotografias durante o feriado que se avezinha, embora já tenha encostado os móveis o que é uma massada para os voltar a retirar visto estarem todos unidos por sistemas de fixação interno...
  5.  # 7

    Colocado por: hasegawaBoa tarde Forum, resido numa casa que foi reconstruida a cerca de 16 anos mas que em termos de isolamento é uma desgraça.


    Desde já agradeço a Vossa ajuda.


    Caro amigo
    Já dei esta informação noutra secção a outra pessoa.
    O seu problema é a condensação devido a excesso de uso de banhos e cozinhados.
    É normal que de inverno se mantiver as janelas fechadas e tomar banho,cozinhar
    a própria respiração e obviamente o número de pessoas que habitam a casa,tudo isto contribui para o aumento de condensação.
    Precauções a tomar:
    1)Ter um bom exaustor na cozinha
    2) Ter um boa saída de ar na casa de banho
    3) A mais importante. Comprar um desumidificador repito um desumidificador compatível com a área da sua casa e deixar trabalhar dia e noite
    (gasta mais ou menos como um frigorífico).Garanto-lhe que todos os dias vai esvaziar 3 a 4 litros de agua.É incrível mas é uma solução extraordinaria e barata.
    Boa sorte
  6.  # 8

    boas

    caro hasegawa, o que o jorge branco disse e bem tem a sua razãp, não estou muito bem dentro do seu assunto, mas não será transpiração?, as casas precisamd e respirar, e cada vez as sufocam mais com caixilharias xpto e tintas impermeáveis, se for transpiração, siga o que disse jorge branco, se a questão for peça aconselhamento a um técnico.

    abraço
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    •  
      alv
    • 6 dezembro 2010 editado

     # 9

    Vivam!

    Transpiração????, que raio de coisa é essa?

    Transpirar, transpiro eu.

    O que descreve o hasegawa e se vê nas imagens é apenas condensação e é uma patologia típica dos sótãos esconsos e é atrás dos móveis que se verifica com frequência.
    Quem trabalha em sótãos verifica este fenómeno mais vezes que gostaria. Não se vê mais vezes porque fica atrás dos móveis e não se vê; Só quando cheira ou as pessoas remodelam.
    Patologias dessas aparecem-me várias vezes por ano, sobretudo nesta altura.

    "Fassam" parte
  7.  # 10

    boas mais uma vez...

    caro alv se a casa não respirar cria a indesejada condensação, por isso chamei-a de transpiração....pensei que soubesse mais do assunto.

    cumprimentos
    •  
      alv
    • 7 dezembro 2010

     # 11

    Vivam!

    Casríssimo Doisarquitectos, sem entrar em polémicas do que sabemos ou não, transpirar, na realidade não entra na minha terminologia de técnico, mas estou sempre a tempo de aprender. O que conheço e sei é de condensações, ponto de orvalho e sei de outra coisa que é tensão de vapor e permeabilidade ao vapor de água, gráfáfico de Glaser para localisar a condensação dentro de paredes, isto de memória. Agora transpiração, reconheço publicamente a minha ignorância.
    Como técnico e como homem que tem como lema de vida "Um homem tem de aprender alguma coisa nova todos os dias", espero que me ajude a colmatar a minha falha explicando-me como funciona essa coisa da transpiração.
    Deixe-me que lhe diga, que hoje ao lamentar-me da perda da minha caturra amestrada por descuido meu, já aprendi junto dum criador a quem fui transmitir o meu desgosto, que devia ter cortado as penas, que não têm sentido de orientação quando voam, pelo que se quiser explicar-nos amanhã, por hoje já fiz a minha parte!
    "Fassam" parte
  8.  # 12

    muito bem dito ,alv voçe de q renho lido e um verdadeiro mestre . isso faz uma parede de placo com isolamento e fora problemas . vai perder 7 cm mas e a maneira mais facil e barata para o seu problema ,, cumps
  9.  # 13

    Colocado por: alv
    Deixe-me que lhe diga, que hoje ao lamentar-me da perda da minha caturra amestrada por descuido meu, já aprendi junto dum criador a quem fui transmitir o meu desgosto, que devia ter cortado as penas, que não têm sentido de orientação quando voam, pelo que se quiser explicar-nos amanhã, por hoje já fiz a minha parte!
    "Fassam" parte


    Também já tive o meu desgosto, estivemos sempre adiar e adiar o corte das penas porque ela estava tão bonita e quando decidimos que iamos cortar num sábado(iamos mesmo à loja onde a comprámos, para eles cortarem) ela um dia antes com um descuido duma janela aberta em fracção de segundos, fugiu e nunca mais a vimos.

    triste.
    semanas horriveis.
    mas o tempo tudo cura.
    coragem!
    •  
      alv
    • 9 dezembro 2010

     # 14

    Vivam

    Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,

    Alv, está a ser mauzinho...


    Mauzinho estaria a ser se lhe dissesse que também não cabe no meu léxico de terminologia de construção a palavra "respiração", mas prometo que não vou fazê-lo.

    Agora para ser sincero, com receio da minha lacuna puder resultar do facto de ser algum termo relacionado com arquitectura, vim directamente ter com a um dos meus filhos que anda no curso e ainda o questionei sobre o termo, também não obtive nenhuma explicação, mas também não posso afirmar que não seja desconhecimento dele.

    Pensando ainda mais um pouco, lembrei-me da melhor propriedade dos "Pladures" que é a regulação higroscópica, mas isso é exactamente a propriedade que o gesso tem de absorver a humidade em excesso no ar quando a humidade relativa do material é inferior à do ar e libertar essa humidade quando está em fase contrária, i.é, quando o ar estiver mais seco que o gesso, este libertar humidade, regulando assim de uma forma natural o ambiente, mas não, não seria isso.

    Depois ainda me lembrei das expressões correntes daqueles a que por aí chamam de trolha, mas que para mim são pedreiros, e que falam no ressoar das paredes, no gemer "dáuga".

    Mas sim, aqui já estou numa de brincar um pouco. espero que percebam.

    "Fassam" parte
    •  
      alv
    • 9 dezembro 2010

     # 15

    Vivam!


    Também já tive o meu desgosto, ...


    Não me diga que também aprendeu que se deve cortar as penas às caturras?

    Quanto ao desgosto, sei do que fala :(

    "Fassam" parte
  10.  # 16

    Colocado por: alvVivam!



    Não me diga que também aprendeu que se deve cortar as penas às caturras?

    Quanto ao desgosto, sei do que fala :(

    "Fassam" parte


    Eu já sabia que se devia.. apesar de ela andar aqui toda contente pela casa toda, são aves e voam.
    Mas estava tão bonita.. enfim ..
    •  
      alv
    • 13 dezembro 2010

     # 17

    Vivam!
    Caríssimo Anonimo18072022A:
    Cá estamos nós, quase que pegados. Não vou por aí.

    O meu propósito neste fórum é tentar ajudar e esclarecer, naquilo que julgo estar mais à vontade que a generalidade dos participantes, dado fazer deles a minha profissão.
    Por vezes tento participar duma forma mais ligeira, animada, jocosa, mesmo divertida, mas por vezes o sentido de humor não abunda por aqui.
    A grande heterogeneidade de participantes é a riqueza deste e doutros fóruns, mas por vezes é também um dos seus defeitos.
    Pela minha parte estou esclarecidíssimo do seu ponto de vista.

    Fico-me por aqui, respirando e transpirando enquanto puder.
    Aquele abraço e boas festas porque já é altura de as tornar a desejar (parece que ainda ontem estava a desejar as últimas boas festas)
    "Fassam" parte
  11.  # 18

    Colocado por: alvPensando ainda mais um pouco, lembrei-me da melhor propriedade dos "Pladures" que é a regulação higroscópica, mas isso é exactamente a propriedade que o gesso tem de absorver a humidade em excesso no ar quando a humidade relativa do material é inferior à do ar e libertar essa humidade quando está em fase contrária,


    Deve ser um pladur espeçial eh eh eh
    Absorver a humidade no inverno e libertar no verão era o que eu queria. Isto é que seria "fase contraria" :-)

    Como o meu pladur não é desses pintei-o com uma boa tinta para o proteger da humidade, pois a humidade é o inimigo do pladur.

    Colocado por: doisarquitectoss casas precisamd e respirar, e cada vez as sufocam mais com caixilharias xpto e tintas impermeáveis


    Por isso é que saiu o novo regulamento de ventilação e qualidade do ar, e serve mesmo para evitar o excesso de humidade. Ou seja para a casas poderem "respirar" ou arejar

    Na verdade pelo que li acima o pladur até transpira :-) Se recebe a humidade e a liberta podemos muito bem chamar transpiração ou não ? sempre fica melhor do que respiração.

    Agente tb só transpira porque bebemos agua
    Estas pessoas agradeceram este comentário: doisarquitectos
 
0.0216 seg. NEW