Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: ParamonteÉ melhor não depender de os dispositivos serem auto-sifonados e fazer sempre sifão. Para quem não gosta das tampas dos sifões, há muitas soluções por exemplo cobrir as tampas com material dos próprias .

Alem disso se não tiver um aparelho ou dispositivo ligado a um esgoto, o sifão está sempre lá a fazer o trabalho dele.

As bases de duche devem ir diretos sem sifão de pavimento.
    Sifão é na própria válvula.
  2.  # 202

.
  3.  # 203

Colocado por: Paramonte
    É melhor não depender de os dispositivos serem auto-sifonados e fazer sempre sifão. Para quem não gosta das tampas dos sifões, há muitas soluções por exemplo cobrir as tampas com material dos próprios pavimentos .

Além disso se não tiver um aparelho ou dispositivo ligado a um esgoto, o sifão está sempre lá a fazer o trabalho dele
  4.  # 204

Colocado por: ParamonteColocado por: Paramonte
    É melhor não depender de os dispositivos serem auto-sifonados e fazer sempre sifão. Para quem não gosta das tampas dos sifões, há muitas soluções por exemplo cobrir as tampas com material dos próprios pavimentos .

Além disso se não tiver um aparelho ou dispositivo ligado a um esgoto, o sifão está sempre lá a fazer o trabalho dele

??

As bases de duche devem ir diretos sem sifão de pavimento.
    Sifão é na própria válvula.
  5.  # 205

Boas,

começo por pedir desculpa aos profissionais aqui presentes pois eu não sou mais do que um proprietário com uma necessidade de fazer uma troca, peço a vossa melhor compreensão para a minha questão.

Estou em fase de troca de banheira por chão de duche, não sendo o bidé ou o lavatório auto-sifonados e não tendo previsto mexer no chão do wc para além da área da banheira mas face ao já exposto longamente neste tópico e para além de ser legislação, alguém sabe os contras de cometer o erro de utilizar a válvula (com sifão próprio), no chão de duche?

O edifício é datado de construção de 1997 e na cuba da cozinha que já estava provida de sifão e por sua vez ligando ao sifão de pavimento que serve também as máquinas, nunca encontrei nenhum "problema" por este duplo sifonamento.

É muito grave cometer este erro e quais os problemas que poderei ter com tal incúria?

Grato pela vossa melhor atenção.
    Carlos Martins
  6.  # 206

As todas as bases de duche têm válvula sifonada, se não quer ligar direto, na válvula dá para retirar a peça que faz de sifão e fica com sifão no pavimento.

O ideal é sifonado na válvula e ir direto ao esgoto(sem sifão pavimento).
  7.  # 207

Olá! Tenho seguido este fórum atentamente mas só agora criei "coragem" em escrever por aqui.

Colocado por: Pedro BarradasEntão!? em que ficamos. É claro que tem de ventilar as ultimas caixas.

Tenho pesquisado sobre a necessidade de ventilação do esgoto, pois julgava que em cada wc era necessário fazer a ventilação dessa instalação de esgoto do dito wc. No entanto o canalizador refere que como a moradia é de r/c, basta apenas ventilar a primeira caixa (com um tubo para o telhado) pois que como irá ficar tudo ligado, a ventilação fica assegurada. A moradia em questão tem 4 wc's sendo que cada wc tem uma caixa de esgoto exterior onde o ramal principal de cada wc vai descarregar.

Portanto a pergunta que faço aos entendidos na matéria é:

* Numa moradia térrea basta ventilar a primeira caixa de esgoto?

Agradeço desde já a atenção dispensada.
    Cumprimentos.
  8.  # 208

Colocado por: RDaniel* Numa moradia térrea basta ventilar a primeira caixa de esgoto?

Depende de como está o traçado da rede, mas a caixa a ventilar deve ser a última e não a primeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RDaniel
  9.  # 209

Colocado por: RDanielPortanto a pergunta que faço aos entendidos na matéria é:

* Numa moradia térrea basta ventilar a primeira caixa de esgoto?

Se estiverem todas em "série", sim, bastará ventilar a Caixa de reunião / visita que estiver mais afastada do coletor publico ou fossa. Por caso eu refira-me sempre com sendo a Ultima caixa. Começo a contar desde a caixa de ramal, para mim é a 1ª ;).
    Concordam com este comentário: Pickaxe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RDaniel
  10.  # 210

Bem nesse caso, será a última. Eu disse primeira pois é onde começa o pendente sendo que é também a mais afastada da caixa de rede pública.

Obrigado pela rápida resposta.
  11.  # 211

Voltando ao assunto de ventilação dos esgotos.

Fiz aqui um desenho meio "matarroano" para representar o meu caso. A pergunta que faço é a ventilação do esgoto tem que ter obrigatoriamente um tubo dedicado (representado no tubo a vermelho)? Ou poderá ser apenas levar a prumada de queda até à cobertura (Tubo castanho)?

Obrigado.
      Esgotos.jpg
  12.  # 212

Pode ser feito de ambas as formas. Desde que devidamente dimensionado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LrLisboa
  13.  # 213

Colocado por: Pedro BarradasPode ser feito de ambas as formas. Desde que devidamente dimensionado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LrLisboa

Obrigado Pedro.
    Encontrei esta tabela duma dissertação de mertrado da FEUP. Posso confiar?
      Screenshot_2025-01-05-19-46-32-17_e2d5b3f32b79de1d45acd1fad96fbb0f.jpg
  14.  # 214

By the book, é sempre a somar € 😀
  15.  # 215

É estranho que basicamente não possa ser de diâmetro menor que o tubo de queda, só pode ser de maior diâmetro consoante a altura máxima ao ponto de ligação imediatamente a seguir. Estou a interpretar bem?
  16.  # 216

O tubo de ventilação é de secção menor. Para Tq DN90, Vn DN50, etc... mais o limite imposto pela altura...
  17.  # 217

Correto.
    Eu estava a ler mal a tabela.
    Mais uma vez obrigado

0.0427 seg. NEW