Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Alguém pode esclarecer? Agradecido desde já...

    Colocado por: electraoBoa noite,

    As peças "Auto-Sifonadas" evitam a caixa de pavimento ou o sifão de pavimento? Ou seja, está sempre presente uma caixa.
    Ou ao serem "Auto-Sifonadas" podem-se ligar as peças sanitárias directamente ao ramal de descarga? Será correcto?

    Obrigado,
    Electrão
  2.  # 22

    ?

    pois é, era onde eu queria chegar, parece-me que isso do anel do António será um fraco argumento.
    • P+V
    • 3 fevereiro 2011

     # 23

    Até uma simples válvula tic-tac resolve o problema do ai-nel...
  3.  # 24

    Boa tarde.
    Depois de lêr alguns comentários feitos, por uns profissionais, outros nem tanto, deixe-lhe aqui a minha sugestão.
    Um sifão é uma mais valia numa canalização, e com o tempo vai-se aperceber disso.
    Deixe a minha sugestão em colocarem a sifão o mais escondido possível, por uma questão de estética.
    Cumprimentos
  4.  # 25

    Colocado por: ?
    se a minha opinião servisse de alguma coisa?!


    Porque acha que não?

    Colocado por: ?

    é uma questão de tempo,actualizar os regulamentos..e xau sifões de pavimento.


    era precisamente aí a questão...

    cumps
  5.  # 26

    Boas

    é uma questão de tempo,actualizar os regulamentos..e xau sifões de pavimento.

    Qual é o regulamento que obriga à instalação de sifões?

    cumps
    José cardoso
  6.  # 27

    Colocado por: j cardoso
    Qual é o regulamento que obriga à instalação de sifões?


    Presumo que queria dizer "...sifões no pavimento"
  7.  # 28

    Boas

    Presumo que queria dizer "...sifões no pavimento"

    Sim.

    Vou dividir este texto em duas partes conforme a visão que tenho desta questão:

    A - Factos

    1 - Que eu tenha conhecimento não há nenhum regulamento que obrigue à instalação de sifões de pavimento. Mesmo o Decreto Regulamentar 23/95 prevê alternativas - e é bom ter em atenção que nenhum regulamento municipal pode contrariar este “regulamento”.
    2 - Baseados apenas na minha experiência pessoal: na esmagadora maioria das instalações são utilizados sifões de pavimento.

    B - Opinião pessoal

    - Os sifões de pavimento são inestéticos mas nada obriga que fiquem à vista.
    - Os sifões de pavimento podem ser um local de acumulação de detritos, favorecendo o desenvolvimento de organismos nocivos, mas a sua correcta concepção e instalação é suficiente para obviar esse problema (e é até possível alguma manutenção periódica).
    - Apesar de tudo prefiro fazer a ligação directa do aparelho sanitário em questão ao ramal de descarga através de curvas de concordância e evitar os sifões.

    Então porque serão as coisas como são?

    Mais uma vez apenas a minha opinião:

    1 -Uma questão de mentalidade, quer do autor do projecto, quer do empreiteiro, quer do dono de obra: foi assim que (quase) sempre se fez, foi assim que aprendi e é assim que vou fazer.
    2 - A visão “burocrática” que a maioria dos donos de obra têm dos “projectos de especialidade”: são uma coisa que têm de pagar para apresentar na câmara e poderem ter a licença de construção, mas não lhes passa pela cabeça que há questões a serem discutidas tão seriamente como a localização do roupeiro da suite ou ilha da cozinha. Encontro muitos clientes que acham uma “chinesice” o facto de eu inquirir sobre alguns hábitos higiénicos da família, como seja tentar avaliar a possibilidade de todos os elementos do agregado familiar tomarem banho sensivelmente à mesma hora ou outras questões relacionadas com a simultaneidade de funcionamento dos aparelhos consumidores.
    3 - Como consequência do ponto anterior vem a cereja no topo do bolo: o empreiteiro passa a ser o “conselheiro” do dono da obra. É ver - aqui mesmo neste fórum - alguns donos de obra a pedirem esclarecimentos sobre soluções construtivas só porque o empreiteiro aconselha algo diferente (será que lhe convém?). Nada teria contra isto e seria até radicalmente a favor - diria mesmo que era o paraíso - mas só se eu fosse o empreiteiro: aconselhava a solução e fazia o preço, o que poderia ser melhor?

    Quer isto dizer que o empreiteiro é sempre um enganador e os técnicos uns abnegados apóstolos da arte de bem construir? Quem me dera dizer que sim, mas manda a verdade dizer que também vejo alguns "projectos de especialidade" tão maus que chamar-lhes “riscos” seria favor. Também vejo muitos técnicos - demasiados para o meu gosto - integrados em "parcerias" com empreiteiros. Mas tenho a certeza que isso não importa, afinal ninguém vai olhar para esses “riscos”, ficaram muitos mais baratos que no outro “chulo” e se houver algum problema (e aqui vem a frase favorita de muitos mas que abomino solenemente) … “ depois, em obra, vê-se como é”.

    Fico por aqui. Desculpem o testamento mas não me apetece trabalhar, as ondas não me deixam pescar e eu tinha de dizer mal de alguma coisa.

    Cumps
    José Cardoso
    Concordam com este comentário: Keepper
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, ?
  8.  # 29

    Antes de mais e porque não quero menosprezar a totalidade do seu comentário, que dada a extensão do mesmo, demorou a escrever, peço desculpa por apenas "usar" esta sua frase e não comentar a totalidade das suas afirmações, que têm concerteza, muitos méritos!

    Colocado por: j cardosoA visão “burocrática” que a maioria dos donos de obra têm dos “projectos de especialidade”: são uma coisa que têm de pagar para apresentar na câmara e poderem ter a licença de construção,


    Talvez isto aconteça, porque a maioria dos Eng. faz os projectos com o copy/paste sem se quer se deslocarem ao local de obra, antes e durante a construção!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 30

    Boas

    Não creio que seja por isso. Acho que muitos clientes não têm mesmo a noção da importância relativa desses projectos, o que não admira porque geralmente é a primeira e única vez que entram em contacto com esta realidade. O que penso ser mais grave - para esses clientes - é que não são receptivos a essas questões que vêm apenas como mais uns papéis que a câmara exige.
    No que diz respeito aos projectos copy/paste, sei que existem mas não me atrevo a dizer que a maioria do engenheiros os faz; se o afirma tenho que concluir que conhece dados que eu não conheço, mas provavelmente está utilizar o exagero para dar força à expressão.
    Os autores dos projectos não têm de ir à obra durante a sua execução a não ser que sejam necessários esclarecimentos sobre os projectos ou se se verificar a necessidade de alterações (ou se, para além de autores dos projectos, exercerem outra função como seja a de fiscalização).

    Cumps
    José Cardoso
  10.  # 31

    Colocado por: j cardosomas provavelmente está utilizar o exagero para dar força à expressão


    Sim, claro!

    Está mais que provado que em Portugal temos bons Eng. civis, mecânicos, etc!

    O problema é que existem alguns do copy/paste que dão mau nome à classe!

    Não quis ofender ninguém!
    • LGM
    • 26 fevereiro 2011

     # 32

    Olá,

    Tenho um problema na caixa de chão da casa de banho (construção de 1996). A caixa é cilíndrica, com 5 aberturas. A abertura de saída (que leva a água para o colector central) tinha um sifão em cotovelo, de encaixe.
    Há algum tempo um picheleiro desentupiu a canalização junto à caixa e removeu o sifão que estava solto e que, segundo ele, poderia causar mais entupimentos. Mas agora temos mau cheiro na casa de banho.
    Comprei um sifão com o maior diâmetro de encaixe existente (50 mm) e mesmo assim o cano de saída é mais largo e não consigo encaixar, nem sequer encontro as guias de encaixe.

    É possível efectuar alguma adaptação simples para prender o sifão na abertura?

    Obrigado e cumprimentos.
  11.  # 33

    Colocado por: LGMComprei um sifão com o maior diâmetro de encaixe existente (50 mm) e mesmo assim o cano de saída é mais largo e não consigo encaixar, nem sequer encontro as guias de encaixe.


    Sendo o cano de saida mais largo através de uma redução para 50 não consegue encaixar?

    O seu comentário é pouco explicito para que possa ajudá-lo, não consegue colocar fotos?

    O tal picheleiro não sabia que retirando um sifão lógicamente que vinha maus cheiros?
  12.  # 34

    Colocado por: francisco2Olá Luis Pereira,
    Essa sifonagem pode ser feita no pavimento ou nos próprios aparelhos, mas nunca pode haver dupla sifonagem. Se um aparelho for sifonado, não pode ter mais nenhum sifão no seu percurso até ao tubo de queda..


    Boas!

    Como estou neste momento a mudar as tubagens e esgotos do meu apartamento, aterrei neste tópico !

    Pensava que no mundo da sifonagem, quanto mais melhor !
    Mas ao ler o post em que refere que nunca pode haver dupla sifonagem, fiquei renitente ...
    Mais ainda, ao ler o catalogo da sanitana - http://www.sanitana.com/downloads/tabela_precos_2010.pdf (pagina 42) - (tanto a base de duche como a banheira que comprei são dessa marca), constato que as valvulas de esgoto da propria marca são todas sifonadas. ..
    Quer isso dizer que quem já tiver uma caixa sifonada no meio do wc, não pode usar estas da propria marca ?

    QUais os inconvenientes tecnicos da dupla sifonagem ?

    Obrigado
  13.  # 35

    não é de diametro de 50, essas caixas que fala devem ser as 125x75x40 caixa funda, a saida é de 75 tera que por uma curva a 63 e ainda dar calor para ela encaixar so assim é que resolve o problema do cheiro.

    So uma opiniao pessoal em relação ao tema, pessoalmente nao gosto dos sifoes de chao mais pelo facto de serem feios como o ......, mas tambem posso dizer que ja me safaram em muitas vezes em biscatadas, de certo e quem trabalha na area ja chegou a ter que desintupir tubagem nos wc's agora imaginem o que ja me aconteceu muitas vezes o cliente nao me chamar 1º e ir á drogaria e comprar a tao conhecida Soda caustica para desentupir, sabem bem como aquilo fica se nao for bem diluido fica como gesso dentro dos tubos, agora imaginem ter que retirar bides suspensos e trabalhar dentro dos moveis dos lavatorios a tentar desentupir aquela porcaria...... resumindo em termos de facilidade de manutenção a caixa de reuniao de pavimento (e nao sifao de pavimento) tem vantagem.
  14.  # 36

    Colocado por: cargadetrabalhosTalvez isto aconteça, porque a maioria dos Eng. faz os projectos com o copy/paste sem se quer se deslocarem ao local de obra, antes e durante a construção!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas


    Obviamente que eles não se deslocam ao local da obra durante a construção da obra quando fazem os projectos, porque será? (e aqui é uma piada ao seu erro, compreensivel, mas estou um pouco aborrecido)
    Quanto a o fazerem antes da obra, para algumas especialidades pode fazer sentido, para outras nem tanto. Por exemplo, para o projecto de estabilidade talvez fosse bom uma visita ao local para perceber as condições do terreno, e até sou a favor das sondagens ao terreno.
    Para os projectos de saneamento já não fará tanto sentido pois o que interessa é a cota a que esta a infra estrutura pública. A parte térmica também não fará assim muito sentido...embora nada impede da observação no local
  15.  # 37

    ============= Urinois Waterless =================

    Ha alguns anos os wc´s publicos começaram a ser invadidos por urinois Waterless.




    Ha algum tempo que me questionava como funcionam . Pensava que terial algum tipo de bomba de succao, as quais impediriam os cheiros de retornar.
    Mas afinal o principio é bem mais simples: Um sifão com um liquido que é mais leve que a urina, que serve como selante... tal como o azeite e a agua .
    Referem Zero chemicals, mas ainda assim o tal liquido azul é um quimico .. dura é para muitos meses.

    Exemlo do Unidan, um dos mais populares :

















  16.  # 38

    Caros,

    Reavivando este tópico novamente, e face ao que aqui já foi dito.
    Será que podem mostrar existem práticos/aplicados de outras soluções em vez dos sifões?
    Encontrei este catálogo da viega onde tem la diversos sifões para os lavatório, bidés, etc.
    Já agora, como deve ser feito na lavandaria? faz sentido colocar um sifão?

    Cumps,
    psilva
  17.  # 39

    Colocado por: civismoconstato que as valvulas de esgoto da propria marca são todas sifonadas. ..
    Quer isso dizer que quem já tiver uma caixa sifonada no meio do wc, não pode usar estas da propria marca ?

    QUais os inconvenientes tecnicos da dupla sifonagem ?

    Esta questão também não chegou a ser esclarecida
  18.  # 40

    Colocado por: bodrelhos
    Esta questão também não chegou a ser esclarecida


    Por aquilo que percebo o problema é o ar que fica entre os dois sifões. Vai ser o próprio ar a causar os sintomas de entupimento do cano pois este, não tendo por onde sair, não permitirá que a água passe convenientemente.
 
0.0256 seg. NEW