Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: andreia macielolá jps, eu ainda nao adquiri o meu deck pelo que gostaria de saber o preço e a qualidade da madeira usada no deck no seu amigo.
    Se me poder facultar o contacto eu tento saber estas informações com ele, é que um deck sem precisar de de ripas nem de fixadores...nunca vi. A espessura de 2,7 cm também é record.

Fico a aguardar a sua informação
    obrigado

Boa noite. Passamos muitas vezes pelo fórum das casas pré fabricadas, e hoje deparei com este tópico, e não poderia deixar de intervir.
    Com conhecimentos da matéria em causa posso afirmar que existem várias madeiras de alta qualidade para deck, e passo a descrever por ordem de preço e qualidade:
    1-TEKA, o topo de gama das madeiras, custa neste momento 110,00€, e vai aumentar 15% este mês. É o topo de gama
    2- Criptoméria do Japão, cerca de 90,00€
    3- Bambu, excelente, cerca de 80,00€
    4- Ipê, anda pelos 55,00€
    Depois existem outras com qualidade, e a Empatias tem deck de Pinho da Lapónia e Ártico um deck de alta qualidade ao qual damos 10 anos de garantia, estriado de um lado e liso do outro, sendo portanto intermutável podendo ser instalado de um ou outro lado. Fixação através de clipagem sem necessidade de ripado ou pregos. Fácil de instalar e desmontar por qualquer pessoa. Tratamento especial da madeira. Manutenção de 2 em 2 anos. Altamente testado e instalado por nós até em bordadura de piscinas. Altamente resistente à humidade e calor/sol.
    Dimensões: espessura 2,8 cm, largura 9,5 cm. Preço 38,00€ + 0,15€ por clip de fixação(4 peças por ml)Desaconselhamos a fixação de qualquer deck com pregos ou parafusos, como foi aqui escrito por alguém, é uma forma de danificar rapidamente a madeira.
    Se estiver interessada pode visitar o nosso site ou contactar-nos por email.
    Atentamente
  2.  # 2

Caro Empatias

Passei pelo site,mas não vi informações sobre os decks. Fazem entregas/montagens em qq zona do país? E os preços indicados incluem montagem?
    Estou a pensar fazer um deck com 80m2 na minha vivenda nova e tenho um orçamento de 50 euros para pinho e 80 para ipê (montagem e acessórios incluídos). Parece-me puxados os preços, mas aqui na zona não sei quem contactar.
    E sobre o pinho, recomendam? Já li um comentário desfavorável, será que me vou arrepender (não queria passar os 60 euros, máximo)?
  3.  # 3

olá empatias,

obrigado pelo comentário, entretanto já adquiri o deck em ipê, acredito que existam madeiras melhores mas o meu bolso só me permite chegar até aqui.
    Para além disso tenho tido um feedback positivo de alguns amigos meus que têm em sua casa, e alguns há já algum tempo.
    De qualquer forma obrigado e de certeza que a sua ajuda será oportuna a outro visitante do forum, visto que o deck está em voga agora.
    o que é certo é que já há muita gente a comercializar, uns de mais e outros de menos confiança, daqui a uns anos só restaram no mercado os que vendem material de confiança. Nesta altura entrarei em contacto novamente com a empatias para comprar deck para o restante reduto da minha casa.
    cumprimentos,

andreia maciel
  4.  # 4

Passei pelo site,mas não vi informações sobre os decks. Fazem entregas/montagens em qq zona do país? E os preços indicados incluem montagem?

Boa tarde. De facto ainda não estão no site imagens do deck, até ao final da semana estarão funcionais, espero. No entanto se quizer enviar-nos um mail de volta remetemos as imagens e o catálogo. Fazemos entregas em todo o País, não está incluído no preço a montagem, que é muito simples. Podemos apresentar-lhe uma proposta para a montagem, informe-nos por favor da localidade.

Estou a pensar fazer um deck com 80m2 na minha vivenda nova e tenho um orçamento de 50 euros para pinho

Penso que por esse valor se consegue fazer o trabalho, informe-nos no entanto da localidade para sermos mais exactos no valor final.

E sobre o pinho, recomendam? Já li um comentário desfavorável, será que me vou arrepender (não queria passar os 60 euros, máximo)?

Tal como escrevemos antes, muitas pessoas falam sobre assuntos que desconhecem e depois geram-se este tipo de dúvidas. O deck que comercializamos e que somos os representantes para Portugal, está instalado em todo o Mundo com provas dadas, em climas até muito idênticos ao nosso (na vizinha Espanha por ex.).Os comentários depreciativos em muitas circunstâncias não são correctos. Penso por outro lado que as observações negativas aqui reproduzidas se referiam ao Pinho Nacional, e não ao que comercializamos(Pinho do Ártico e Lapónia) na medida em que é um produto de alta tecnologia e devidamente testado, não fosse isso não daríamos 10 anos de garantia.
    Atentamente
  5.  # 5

Pelo que tenho verificado, é mais barato, fácil e adquirir e manter um deck em madeira de pinho tratado..

a CARMO comercializa o CARMODECK em Madeira de pinho de florestas sustentáveis. Não é barato mas é bom.

fica aqui o link
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCC
  6.  # 6

Boa noite, sigo atentamente o fórum e tenho aprendido muito. Visto já ter casa feita à algum tempo, faltava-me a colocação do deck mas por ser um produto caro fui deixando essa parte para o fim. Ultimamente fui seguindo atentamente todas as empresas que vendem deck e optei por uma das melhores referenciadas aqui no fórum a wpt pavimentos e madeira e realmente foi de encontra as minhas expectativas. Obrigado a todos aqueles que dando a sua opinião me ajudaram na minha escolha e á wpt pelo excelente serviço prestado. Fórum 5*****
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rita lima
    • lino
    • 29 janeiro 2009

# 7

Eu estou bastante satisfeito com um deck de pvc que coloquei em volta da minha piscina.
    Ele não precisa de manutenção e sempre se mantem bonito e clean.
    abraços
    Estas pessoas agradeceram este comentário: navaratt
  7.  # 8

O deck de PVC não deforma nunca e também não descolore se for um PVC de qualidade.
    Da mesma forma que existem madeiras de várias qualidades e características também existem variados tipos e qualidades de PVC.
    Evidentemente o PVC é muito mais ecológico e de manutenção mais economica, além do tempo de duração ser infinitamente superior ao da madeira.

Pense nas árvores que foram abatidas para um único deck de madeira, sem falar que as madeiras de maior qualidade e resistencia são provenientes das árvores mais nobres e que tem um crescimento lento, por vezes de centenas de anos.

O deck de madeira tem uma duração muito reduzida, a madeira por ser um material organico é biodegradavél e sensível ao ataque de variados agentes exteriores tais como a chuva, insetos, maresia, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: navaratt, Mp45
  8.  # 9

Colocado por: desenho-ptO deck de PVC não deforma nunca e também não descolore se for um PVC de qualidade.

Boa tarde. Esta afirmação denota completo desconhecimento das afirmações proferidas.

Evidentemente o PVC é muito mais ecológico e de manutenção mais economica, além do tempo de duração ser infinitamente superior ao da madeira.

Desculpe, esta afirmação é completamente absurda, sabe quantos quilos, litros m3 de matéria são necessários para produzir 1 tn de PVC? sabe quantos milhões de m3 de poluentes são remetidos para o ambiente para produzir 1 Tn de PVC? não deve nem imaginar.

Pense nas árvores que foram abatidas para um único deck de madeira, sem falar que as madeiras de maior qualidade e resistencia são provenientes das árvores mais nobres e que tem um crescimento lento, por vezes de centenas de anos.

Já ouviu falar em florestas sustentadas? sabe por ex. que nos Paises nórdicos por cada árvore abatida a lei obriga a plantar 100. Deve desconhecer.

O deck de madeira tem uma duração muito reduzida, a madeira por ser um material organico é biodegradavél e sensível ao ataque de variados agentes exteriores tais como a chuva, insetos, maresia, etc.

De facto o sr. desculpe mas não sabe do que fala. Mas eu fico-me por aqui, porque a quantidade de erros e desconhecimentos sobre toda esta matéria é tal que até parece mal, e isto desculpe que diga faz, especialmente a quem conhece o assunto; faz ficar .......f.
    Atentamente
  9.  # 10

Prezados,
    Eu gostaria de dar meu sincero depoimento sobre o deck de pvc ou deck de plastico.
    Tive durante bastante tempo em minha residencia um deck de madeira de ipê que ao longo dos anos me causou uma imensa manutenção sem fim...
    De 3 em 3 meses eu tinha que contratar um profissional para que fosse à minha casa,lixar todo o deck e depois enverniza-lo.
    Fora não bastasse o incomodo de ter uma pessoa estranha na minha casa,eu ainda tinha que arcar com as despesas de manutenção ao longo dos anos...
    Foi quando fui à casa de um amigo e me deparei com um belissímo deck em pvc,fiquei encantado,além de ser extremamente bonito e limpo,ele não requer nenhuma manutenção.
    Fiz o deck com uma empresa e fiquei extremamente satisfeito e só posso aqui dizer que recomendo ele à todos que vivem com os eternos inconvinientes do deck de madeira.
  10.  # 11

Tive durante bastante tempo em minha residencia um deck de madeira de ipê que ao longo dos anos me causou uma imensa manutenção sem fim...
    De 3 em 3 meses eu tinha que contratar um profissional para que fosse à minha casa,lixar todo o deck e depois enverniza-lo.

Boa noite, esse profissional gozou mesmo com o seu dinheiro. Nenhuma madeira requer uma manutenção trimestral, isso posso garantir-lhe com os meus 25 anos de experiência com madeiras. O sr. foi bem enganado, infelizmente há maus profissionais em todas as profissões, e esse era pelos vistos tudo menos profissional, ou então os produtos não eram adequados, e se assim for o tal profissional não deixa de ser um "vigarista" que lhe comeu o dinheiro
    Atentamente
  11.  # 12

Estou completamente de acordo com "empatias"no post 29.
    Como carpinteiro e amante da madeira vejo uma grande falta de informação no publico em geral e o mais grave para mim são as falsas informações que transmitem como o "desenho-pt" fez.
    Um bom exemplo da verdade é mesmo os países nórdicos, quando começaram a exportar madeira em grandes quantidades, todos os "ambientalistas" revoltaram-se porque iam perder área florestal, pois neste momento a área florestal aumentou cerca de 10%.
    Lembrem-se de uma coisa importante:
    -Madeira, são árvores que se cortam, mas de seguida são plantadas novas árvores para equilibrar o sistema.
    -Cimento, pedra, azulejo, ferro, alumínio, pvc, etc, etc, não nasce e não se planta, uma vez extraído, extraído para sempre é um pouco do nosso planeta que nunca mais voltará a ser.
    Desculpem fugir do assunto mas acho que era necessário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: empatias
    • Squadra
    • 17 fevereiro 2009 editado

# 13

[pub]Decks de PVC podem ser encontrados na SQUADRA[/pub]
      deck.jpg
  12.  # 14

Quero aplaudir o empatias!!!!!!!
  13.  # 15

Prezados,

Quanto ao Deck Compósito não existe apenas o de base PVC. Este sem duvido que deve ser banido pois o PVC é um material altamente poluente.

O de Base PP (polipropileno) este sim é não poluente e mais resistente que o PVC.

Tb O de base PVC Têm no máximo 50% de madeira e o de PP atinge os 80%.

Quanto aos ecologistas deste forum esqueceram-se apenas que o deck base PP é TOTALMENTE RECICLAVEL bastando para isso ser moido e novamente extrudido.

O Deck base PP Pode ter antifungicos o que evita o ataque de qq fundo sendo logo muito mais higiénico que a madeira.

Estes deck compositos não necessitam de óleos para a sua manutenção logo ecologicamente mais eficientes que a madeira.

No fim disto e para quem ainda diz MADEIRA É MADEIRA..., É VERDADE MAS O DECK BASE PP É BEM MELHOR E MAIS ECOLOGICO.

Em Portugal é produzido este tipo de deck, dando emprego a portugueses enquanto toda a madeira para deck é importada.

Para saber mais visite:
    www.epw.pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  14.  # 16

O de Base PP (polipropileno) este sim é não poluente e mais resistente que o PVC.

Boa noite. Em boa verdade o PP tem muitas caracteristicas favoráveis na maioria das aplicações, mas tem também bastantes contras. Ler, http://www.vick.com.br/vick/produtos/polipropileno/polipropileno.htm

Quanto aos ecologistas deste forum esqueceram-se apenas que o deck base PP é TOTALMENTE RECICLAVEL bastando para isso ser moido e novamente extrudido.

Ninguém esquece que o PP é reciclável, mas continua a ter muitos contras.

O Deck base PP Pode ter antifungicos o que evita o ataque de qq fundo sendo logo muito mais higiénico que a madeira.

A madeira usada em deck não sofre ataques de fungos nenhuns pois é tratada, e isso posso garantir-lhe. Agora se adquirir deck com madeiras de baixa qualidade(e há muitas contra indicadas)poderá vir a ter problemas. De acordo com o documento atrás referido, e outros que podem ser lidos, basta uma pesquisa, e encontram-se estas contra indicações na aplicação:
    Pouca resistência mecânica
    Pouca resistência a abrasão
    Sofre com a ação ultravioleta e agentes oxidantes
    Resistência limitada a temperaturas
    Cria estática
    Ou seja, como deck não é o ideal. Basta até vermos as cadeiras de PP dos estádios de futebol que com a accção dos UV começam a perder a cor e em alguns casos a desfazer-se.

No fim disto e para quem ainda diz MADEIRA É MADEIRA..., É VERDADE MAS O DECK BASE PP É BEM MELHOR E MAIS ECOLOGICO.

Aqui estamos totalmente em desacordo, o PP é produzido a partir do gás propileno que é um sub produto do petróleo, logo poluente, ainda que em baixos teores. No entanto, tente pegar fogo a um painel, cadeira ou outro de PP e verá a quantidade de gases tóxicos que são libertados. Logo em termos de ecologia!!!! a madeira é um produto natural, não é manipulado nem alterado quimicamente para ser utilizado. É cortada, preparada e está pronta a usar.

Em Portugal é produzido este tipo de deck, dando emprego a portugueses enquanto toda a madeira para deck é importada.

Essa de dar emprego a portugueses é um pouco demagógica desculpe que diga. Quantos portugueses beneficiam de empregos no estrangeiro com a produção,reflorestação,abate,transformação de madeiras? não sabe? pois os últimos números indicam que por ex.só na Rep.Dem do Congo estão mais de 700 portugueses ligados a esta área, Angola, Brasil, África do Sul, Finlândia, Suécia etc... estão carregados de portugueses a trabalhar na industria da madeira. Logo, se estamos a importar deck e madeira de outros paises, pode ter a certeza que há portugueses que estão na cadeia produtiva.
    Atentamente
  15.  # 17

Antes de mais obrigado por se mostrar totalmente desconhecedor da tecnologia WPC (wood Plastic Composites)

Como é obvio ninguém nasce ensinado, mas é feio falar sem conhecimento de causa, mas terei todo o prazer em convida-lo a informar-se melhor sobre algo que tentou deitar abaixo.

Wood plastic Composite como o nome indica é um compósito não se comportando como um Polipropileno mas sim como um compósito.

Logo ele possui as algumas características do PP (que apenas serve como agente ligante e aglomerador da madeira) sendo a própria madeira uma carga de fibras longas.

Sem tem um automóvel a maior parte dos componentes plásticos são compostos por PP Com uma carga de fibra de vidro, sendo esta carga o que vai aumentar a fraca resistência do mesmo. ( o que por si só já é basicamente a resistência mecânica da madeira).

Sofre com a ação ultravioleta

O senhor ao dizer isso esta a falar do pp sem qq tipo de aditivo de protecção UV. (mais uma vez lhe pergunto o seu carro muda de cor???)
    O PP Pode levar aditivos tanto para protecção UV Como protecção retardante de fogo.

a madeira é um produto natural, não é manipulado nem alterado quimicamente para ser utilizado.

O senhor pode explicar ao fórum como é feito o tratamento destas madeiras????? Têm a coragem de dizer que no tratamento delas não são usados produtos químicos para alterar e manipular as suas características originais????
    O que é que é feito aos chamados "falheiros " ou seja o resto da madeira que não tem aproveitamento???? E o prejuízo ambiental com o desbaste de florestas (entre os quais a AMAZONIA)

O WPC é feito de restos de madeira reciclado e de PP reciclado. Estes deck compositos não necessitam de óleos para a sua manutenção logo ecologicamente mais eficientes que a madeira.

Creio que com esta crise temos é que tratar no imediato no emprego dos que ainda restam neste pais a beira mar plantado, e acima de tudo consumir PORTUGUES.
  16.  # 18

Colocado por: drwhoAntes de mais obrigado por se mostrar totalmente desconhecedor da tecnologia WPC (wood Plastic Composites)

Boa noite. Pois então esclareça-nos. São mais umas iniciais que não deixam de esconder o que está por trá como componente: o petróleo e derivados, ou não é verdade?

Como é obvio ninguém nasce ensinado, mas é feio falar sem conhecimento de causa, mas terei todo o prazer em convida-lo a informar-se melhor sobre algo que tentou deitar abaixo.

Não se tentou deitar nada abaixo, o que se espera é que não se escondam os componentes do PP e do WPC. Ambos têm componentes nocivos ao ambiente, e em caso de fogo, diga o que sucede? libertam para o ar aroma de flores?

Wood plastic Composite como o nome indica é um compósito não se comportando como um Polipropileno mas sim como um compósito.

Logo ele possui as algumas características do PP (que apenas serve como agente ligante e aglomerador da madeira) sendo a própria madeira uma carga de fibras longas.

Logo, como descreve possui caracteristicas do PP, derivados de petróleo e gas propileno.

Sem tem um automóvel a maior parte dos componentes plásticos são compostos por PP Com uma carga de fibra de vidro, sendo esta carga o que vai aumentar a fraca resistência do mesmo. ( o que por si só já é basicamente a resistência mecânica da madeira).

Carga de fibra de vidro, um produto altamente nocivo para a saúde e ambiente, veja as normativas europeias sobre a fibra de vidro que deverá sair do mercado até 2010.

O senhor ao dizer isso esta a falar do pp sem qq tipo de aditivo de protecção UV. (mais uma vez lhe pergunto o seu carro muda de cor???)
    O PP Pode levar aditivos tanto para protecção UV Como protecção retardante de fogo.

Isso não é nenhuma novidade, no entanto não tem nenhum produto PP com categoria M1 ou M0 de resistência ao fogo. Pegue fogo a qualquer produto em PP ou WPC e em menos de 1 minuto está a arder e a libertar gases altamente poluentes e tóxicos.

O senhor pode explicar ao fórum como é feito o tratamento destas madeiras????? Têm a coragem de dizer que no tratamento delas não são usados produtos químicos para alterar e manipular as suas características originais????

Desculpe mas o sr. é que não sabe mesmo nem conhece o tratamento utilizado para protecção de madeiras nas fábricas da Finlândia, Suécia e Noruega por ex. Garanto-lhe que nemhum produto quimico é utilizado. O tratamento para a durabilidade da madeira é feito a vapor e calor a 212º sem qualquer produto quimíco.

O que é que é feito aos chamados "falheiros " ou seja o resto da madeira que não tem aproveitamento????

Desconhece completamente o assunto, mas enfim ninguém nasce ensinado. Os desperdicios de madeira são cada vez mais utilizados a produzir painéis de madeira para isolamento acústico e térmico. É neste momento juntamente com os painéis de lã de ovelha e de celulose o que reune os melhores requisitos de isolamento.

E o prejuízo ambiental com o desbaste de florestas (entre os quais a AMAZONIA)

Existe de facto desbaste de florestas, assunto já abordado em outro tópico, e sempre aqui foi defendido, especialmente pela Empatias, que apenas trabalhamos com madeiras provenientes de florestas sustentadas. Infelizmente na Amazónia(grande parte),Indonésia e na maior parte da África não existe controle, mas se nada for feito e com intervenções como a sua de certeza que não se pode esperar adesão à causa ecológica.

Creio que com esta crise temos é que tratar no imediato no emprego dos que ainda restam neste pais a beira mar plantado, e acima de tudo consumir PORTUGUES

Sabe, com a idade que tenho, com uma guerra colonial na Guiné em cima do lombo, sem ver os direitos de quem por lá andou defendidos, a minha dose de patriotismo e de PORTUGUÊS já teve melhores dias. No mundo global que hoje vivemos não nos podemos deixar levar por esse tipo de conversa, eu não deixo. Não esqueça que os portugueses são um povo imigrante por natureza e foram bem recebidos em todos os cantos deste planeta, e ainda havia muito emprego por cá, mas não queriam fazer nem desempenhar determinado tipo de tarefas cá porque era uma vergonha se o vizinho visse, mas lá fora trabalhavam até nos esgotos, que cá era uma vergonha. Há desemprego, é verdade, mas é global. Já Marx dizia no Capital em 1867:
    Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar
    bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até
    que se torne insuportável.
    O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser
    nacionalizados pelo Estado"

Temos desemprego e estamos como estamos graças aos banqueiros e aos corruptos. Creio que é hora, 140 anos depois pensarmos no que disse Marx.
    Atentamente
  17.  # 19

Desculpe-me empatias, mas mais uma vez não resisti em deixar aqui a minha palavra...

Independentemente de quem o fabrica não podemos afirmar como se fossemos "omniscientes", porque não o somos e ainda bem. Aprender é crescer e crescer é viver.
    Quanto ao PVC arder, blá, blá... já pensou que em sua casa tem metros e metros de PVC?? Debaixo dos seus pés? I.e. nos tubos de electricidade?? Sabia que é PVC auto-extinguível?
    Será que o empatias é tão renitente nos restantes produtos que poluem o ambiente ou só com aqueles que comercializa? Porque nós, como seres humanos, sociais e racionais, devemos ver todos os lados e não sermos unilaterais nem facciosos.

Imagino o empatias a ir a pé para o trabalho, porque não pode ir de bicicleta, porque tem pneus de borracha, que levam petroleo, etc, a usar roupas 100% naturais, que sejam produzidas sem exploração humana, nem utilização de máquinas que possam ser produzidas e poluir o ambiente, ou que possuam peças que o passam ter feito, etc... seria uma roda vida continuar.

Concordo, sim, que devemos controlar o que consumimos a todos os niveis para um bem melhor, fundamental, que é o nosso, dos nossos filhos, dos nossos netos, mas não cair em exageros, principalmente quando é só para um lado ;)

Há deck que tem a sua produção certificada, não o produto acabado, mas sim a sua produção, completamente inócuo. E é Deck de compósito!!!

Pense bem no que tem em sua casa... derivados de petroleo e idem.... bem... MUITA COISA e gostava apenas de perguntar quais dessas coisas é que prescinde da sua utilização no seu dia-a-dia?

Cumprimentos,
  18.  # 20

Será que o empatias é tão renitente nos restantes produtos que poluem o ambiente ou só com aqueles que comercializa? Porque nós, como seres humanos, sociais e racionais, devemos ver todos os lados e não sermos unilaterais nem facciosos.

Bom dia. O Empatias, é renitente com todos os produtos que poluem o ambiente e degradam o mesmo, os que comercializamos e os que não comercializamos, só que infelizmente temos de viver com eles porque em alguns casos não existem alternativas, na dita civilização, porque se estiver em Países do "5º mundo" há alternativas que um dia poderei enumerar-lhe. Não se trata de facciosismo ou unilateralismo, tentamos comercializar produtos o mais ecológicos possível, mas também temos os menos ecológicos e não ecológicos, só que nos esforçamos para fugir deles o mais possível. Para lhe dar uma ideia, a actividade principal da Empatias são as casas de madeira, e posso dizer-lhe que 90% do que é utilizado é ecológico e em defesa do ambiente. A grande questão não é vender ou não, não se trata de dizer que o produto a ou b tem este ou aquele contra, não chegamos a esse ponto, nem somos lirícos para ter a noção que tal não é possível, apenas alertamos e esperando uma maior consciencilização das pessoas é só. Não fazemos por nós, pois já cá não estaremos certamente, mas pelos que virão, que não merecem o que de mau se está a fazer pelo Planeta. É só isso.
    A grande questão deste assunto ou discussão prende-se apenas pela parte ecológica do produto, pois apenas quem não conhece pormenorizadamente a madeira poderá afirmar que existem produtos(PP ou outros) que são manipulados e não naturais; que oferecem mais garantias e defendem melhor o ambiente que a madeira. Apenas e só, nada mais.

Concordo, sim, que devemos controlar o que consumimos a todos os niveis para um bem melhor, fundamental, que é o nosso, dos nossos filhos, dos nossos netos, mas não cair em exageros, principalmente quando é só para um lado ;)

Totalmente de acordo, pelo atrás exposto

Há deck que tem a sua produção certificada, não o produto acabado, mas sim a sua produção, completamente inócuo. E é Deck de compósito!!!

Na questão do deck, e porque também comercializamos em compósito, existe uma caracteristica técnica que nenhum comercial que eu conheça e que venda este produto; diz aos clientes, e deveria fazê-lo. Sabe qual é cara sra.Raquel? porque não dizem os comerciais que o deck compósito tem variações de contracção e dilatação na ordem dos 3mm por metro linear, o que numa peça de 3 mt significa qualquer coisa como 9mm. Quem é que gosta de ver um deck instalado e passados poucos meses verificar que nas uniões do mesmo existem "buracos" com 3, 6, 9 ou mais mm? nós transmitimos isto aos clientes, se o mesmo quizer comprar mesmo assim, vendemos. Com o deck de pinho da Lapónia modificado a vapor e calor isso não sucede.

Pense bem no que tem em sua casa... derivados de petroleo e idem.... bem... MUITA COISA e gostava apenas de perguntar quais dessas coisas é que prescinde da sua utilização no seu dia-a-dia?

Consigo, como atrás referi prescindir de muita coisa, de mais prescindiria noutro País porque não seriam necessários. Só para lhe transmitir um aspecto, vivi muitos anos fora de Portugal, sempre ligado à industria das madeiras, e em determinado momento da minha vida vivi no "mato" quase 2 anos, a civilização mais próxima estava a 30Km, não tinhamos electricidade, gás, super ou mini mercados para comprar comida etc... não morri, e aprendi a viver sem necessidade dos luxos da civilização, um rádio por ex.Recebiamos correio de 15 em 15 dias, vinha um africano trazer depois de percorrer 60 km a pé ou em bicicletas com rodas de madeira. Custa a crer não é? pois é verdade, e ainda cá ando para contar. Posso até dizer-lhe que forma os anos mais felizes e saudáveis da minha vida.
    Atentamente

0.0303 seg. NEW