Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Peça a um bom advogado que lhe envie uma carta registada a dar um prazo razoável para terminar o que tiver a terminar, caso não o cumpra que diga que vai ter de pagar isto e aquilo, poderá ser que com sorte ele se mexa.

Do que vejo à minha volta é tudo assim, metem-se em 1001 obras e depois não dão vazão a tudo e andam a faz uns dias aqui e uns dias ali e nesse tempo a vida das pessoas fica toda virada do avesso.

Boa sorte
  2.  # 22

Isto do prazo razoável é uma piada... Se o gajo se atrasou 3 meses ou mais e ainda tem trabalho para 3/4 meses, devemos escrever uma carta a dar 3/4 meses? '-'
  3.  # 23

Como se calcula um prazo razoável?
    Estas cartas dos advogados por norma são sempre uma anedota. Na maioria das vezes só dão argumentos aos empreiteiros para continuarem prevaricar
  4.  # 24

Colocado por: pedrodmsousaIsto do prazo razoável é uma piada... Se o gajo se atrasou 3 meses ou mais e ainda tem trabalho para 3/4 meses, devemos escrever uma carta a dar 3/4 meses? '-'

Se demora 3 ou 4 meses vamos dar um prazo que seja impossível de cumprir?

Sendo assim é avançar para tribunal e lá para 2030 tem a casa pronta...

É sempre um pau de 2 bicos.
  5.  # 25

Colocado por: zedasilvaTodas as promessas até agora têm sido verbais correto?
    A obre tem um diretor de fiscalização contrato por si?
    Em que fase está a obra'
    Em que fase estão os pagamentos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marjoaomoreira

Bom dia, agradeço o comentário.

Não, tenho um email escrito por eles em que informam que a data de entrega é 31 de Maio. as restantes, desde então, têm sido verbais. Existem emails escritos com outras datas, mas escritos apenas por mim, aos quais não respondem.

A obra não tem fiscalização da minha parte e quando falei nisso fui ameaçada (verbalmente) de pararem com a obra.

A obra está na fase da carpintaria, que também tem falhado redondamente, mas é fornecedor do empreiteiro, não meu.

Os pagamentos estão todos em dia. As tranches são libertadas pelo banco, de acordo com as avaliações feitas por parte do banco...mal é a tranche é libertada, é feita a transferência para a empresa construtora.

Obrigada
  6.  # 26

Colocado por: marjoaomoreiraA obra não tem fiscalização da minha parte e quando falei nisso fui ameaçada (verbalmente) de pararem com a obra.

Então a coisa promete.
    Neste momento deve consultar um advogado para que envie ao empreiteiro uma carta admonitória com um novo prazo para entrega da obra e as respetivas penalizações se o mesmo não for cumprido.
    Com tal falta de controlo da sua parte, muito provavelmente a obra padecerá de algumas não conformidades. Se suspeitar disso, peça uma avaliação externa para que no final possa ter argumentos de defesa.
  7.  # 27

Colocado por: zedasilva
    Então a coisa promete.
    Neste momento deve consultar um advogado para que envie ao empreiteiro uma carta admonitória com um novo prazo para entrega da obra e as respetivas penalizações se o mesmo não for cumprido.
    Com tal falta de controlo da sua parte, muito provavelmente a obra padecerá de algumas não conformidades. Se suspeitar disso, peça uma avaliação externa para que no final possa ter argumentos de defesa.

A avaliação externa vai ser sempre pedida porque mesmo finalizada eu ainda tenho um prazo para pedir correção do que poderá não estar em conformidade. A situação não está completamente fora de controlo...até porque eles sabem que há um advogado que pode ser acionado a qualquer momento...eu só queria uma forma de os encostar contra a parede sem ter mesmo de chegar a vias de fato.

Uma questão, fazendo o envio dessa carta, tem mesmo que ser feita via advogado???? Ou posso ser eu a redigir? tem os mesmos efeitos legais??

Obrigada
  8.  # 28

Colocado por: marjoaomoreiraUma questão, fazendo o envio dessa carta, tem mesmo que ser feita via advogado???? Ou posso ser eu a redigir? tem os mesmos efeitos legais??

Pode e tem os mesmo efeitos.
    Ser feita por um advogado por norma intimida mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marjoaomoreira
  9.  # 29

Pode e tem os mesmo efeitos.
    Ser feita por um advogado por norma intimida mais.

D. Zedasilva agradeço de coração as respostas...se não for abusar da sua boa vontade, pelo que percebi a carta admonitória tem como objetivo colocar uma prazo suplementar para término da obra, sendo que, findo o mesmo, poderei fazer a resolução do contrato (o que não é meu objetivo)...eu queria dar esse prazo e, caso o mesmo não seja cumprido, descontar um valor diário por cada dia de atraso, no valor final da obra. (esta consequência, infelizmente, não ficou escrita em nenhuma alínea do contrato, porque o advogado achou por bem não pôr)

Isto é possível?
  10.  # 30

Sim é!
    Alias o objetivo da carta é esse mesmo, impor condições que lhe sejam favoráveis a si.
    Justifique o montante das penalizações com elementos concretos, por exemplos custos adicionais com rendas etc.
    Essa carta deve ainda fazer referência ao DT e ao DF e à sua obrigatoriedade no acautelar do cumprimento dos prazos.
    Deve de alguma forma referir que caso este não tenham nenhuma intervenção no agilizar dos procedimentos irá igualmente imputar-lhes responsabilidades nomeadamente com participações às respetivas ordens.
    Comesse a disparar em todas as direções
    Concordam com este comentário: Marcopm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marjoaomoreira
  11.  # 31

Colocado por: zedasilvaSim é!
    Alias o objetivo da carta é esse mesmo, impor condições que lhe sejam favoráveis a si.
    Justifique o montante das penalizações com elementos concretos, por exemplos custos adicionais com rendas etc.
    Essa carta deve ainda fazer referência ao DT e ao DF e à sua obrigatoriedade no acautelar do cumprimento dos prazos.
    Deve de alguma forma referir que caso este não tenham nenhuma intervenção no agilizar dos procedimentos irá igualmente imputar-lhes responsabilidades nomeadamente com participações às respetivas ordens.
    Comesse a disparar em todas as direções

O que significam essas siglas?

Já agora, se me permite, conhece algum advogado na zona do Porto que atue na área da empreitada?

Muito obrigada
  12.  # 32

Colocado por: marjoaomoreiraBom dia, preciso da vossa ajuda e opinião.

Compra de terreno com adjudicação de obra de empreitada para construção de moradia em Janeiro de 2023 (passando eu a ser dona da obra). Prazo de execução: 14 meses, sendo que no contrato consta que pode ser prorrogada por mais 30 dias duas vezes. A promessa foi sempre feita pelo empreiteiro de que a moradia estaria pronta em Março, tendo eu procurado uma nova escola para o meu filho, estando a pagar a mensalidade da mesma desde Março para assegurar a vaga. Fiz alguma pressão por email para que confirmassem que poderia então mudar em Março, mas nunca foi confirmado. Verificando que a casa não estaria pronta nesse mês, pressionei e foi-me respondido, via email, que seria entregue finalizada em fins de Maio, o que não aconteceu! O construtor comprometeu-se então, verbalmente, a entregar em Junho, o que também não aconteceu. Ainda verbalmente acordei com ele 15 de Julho, alegando todos os constrangimentos e custos extras que estamos a ter - não cumpriu. Mais uma vez, e por querer levar a bom porto a situação, estendi o prazo até fins de Julho, mas estou a ver que não vai acontecer. Estou sem saber o que fazer. Não queria partir para vias judiciais, mas já não sei como pressionar mais.

Envio emails, peço informações, até mensagens via WhatsApp, mas muito raramente o construtor responde...sempre a fugir. Pessoalmente inventa desculpas, faz novas promessas, mas não cumpre.

O que fariam nesta situação? Estive a pagar dois colégios nos últimos meses porque me prometeram algo que não cumpriram. Hoje o meu filho ingressou no novo colégio mas faço o triplo dos km para o ir levar e buscar.

Estou desesperada,

Obrigada

Que medo...parece que estamos a falar do "meu" empreiteiro, exatamente a mesma postura...
    Estou em situação idêntica, adjudicada empreitada porque se falou que ficaria pronta até Setembro de 2023, e até à data muita (para não dizer quase tudo) coisa por acabar. E previsões?! Não sei.
    Qual é o mal de tantos e tantos casos destes e empreiteiros destes?! Não haver uma entidade que fiscalize e que seja de fácil e rápido acesso, para quase no imediato receba as queixas e serem resolvidas. É só advogados e tribunais, que gastamos balúrdios e tempo e provavelmente não resolve nada.
  13.  # 33

Colocado por: zedasilvaComo se calcula um prazo razoável?
    Estas cartas dos advogados por norma são sempre uma anedota. Na maioria das vezes só dão argumentos aos empreiteiros para continuarem prevaricar

Como está Sr. Zé,
    Então mas se não recorrermos a advogados, a quem recorreremos??
    Eu ando às voltas para encontrar "alguém" que ajude no meu caso e não encontro.
    Não existem entidades competentes para resolver estes casos e este tipo de pessoas que se dizem empreiteiros continuam a fazer este tipo de vida, fazem o que querem e gozam com os clientes que estão de pés e mãos atadas.
  14.  # 34

Colocado por: Marcopm

Como está Sr. Zé,
    Então mas se não recorrermos a advogados, a quem recorreremos??
    Eu ando às voltas para encontrar "alguém" que ajude no meu caso e não encontro.
    Não existem entidades competentes para resolver estes casos e este tipo de pessoas que se dizem empreiteiros continuam a fazer este tipo de vida, fazem o que querem e gozam com os clientes que estão de pés e mãos atadas.

Muitas vezes o melhor é recorrer ao bom senso.
    O ideal é que não existam problemas, mas quando existem temos muitas vezes que perceber até que ponto temos hipótese de virar o jogo.
    Hoje uma empresa fecha num piscar de olhos, em caso de conflito, muitas vezes o DO apenas gasta dinheiro em advogados e outras tantas tretas.
  15.  # 35

Muitas vezes o melhor é recorrer ao bom senso.
    O ideal é que não existam problemas, mas quando existem temos muitas vezes que perceber até que ponto temos hipótese de virar o jogo.
    Hoje uma empresa fecha num piscar de olhos, em caso de conflito, muitas vezes o DO apenas gasta dinheiro em advogados e outras tantas tretas.

É verdade, eu sinto que é isso que me está a acontecer.
    O advogado enviou carta "Interpelação Admonitória para realizar os trabalhos, para Pagamento de Multa e Notificação/Reclamação para correção de defeitos" há mais de 1 mês. O que fez o empreiteiro? Respondeu (ele próprio, já nem sequer deve ter "condições" para advogados) a dizer que ele é que fez tentativa de acordo connosco (o que é mentira, fomos nós que desde Maio lhe demos várias opções de resolução e ele ou dizia que sim mas nada fez ou não assinou papeis ou simplesmente não respondeu), com contas absurdas para não ter que me restituir nada e muita conversa que não corresponde à verdade (como o exemplo da cobertura que disse que fomos nós que pedimos para colocar o painel sandwich e depois desistimos...).
    Conclui a carta sem conclusão nenhuma, "assegurando que é minha intenção solucionar justamente esta situação".

0.0207 seg. NEW