Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

aqui vai a minha ideia, que reparei agora que é parecida com a do marco1
    cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sarfate
      Untitled-1.jpg
  2.  # 42

Sara

no meu esboço o que vai até ao tecto é precisamente só os armários e é propositado visto que em termos de luz natural cada "divisão" teria o seu vão (janela) e o facto de não ter portas expandiria a luz e esses armários irem até ao tecto é precisamente para marcar vincadamente dois espaços fazendo parecer a casa "com muitas divisões" evitando cair num open tipo "showroom" de móveis. Repare que certos truques como esse de não levar até ao tecto os elementos, tem casos e casos e não devem ser regra para todas as soluções.
    • 1255
    • 21 dezembro 2010

# 43

Só agora vi este post mas está interessante.
    Acho a proposta do Fernando Gabriel quase perfeita.
    A casa de banho melhorou bastante. Tirava a porta de correr que vai do quarto para a sala. Trocava as posições da cozinha com a sala; depende das vistas e se tem ou não varanda mas parece-me que punha a zona da cozinha mais perto da janela.
    Deixava um armário em frente à prota de entrada de modo a dar alguma privacidade ao interior do fogo, precisamente no sítio onde tem escrito "armários".
  3.  # 44

Boa noite Fernando Gabriel arq,

Muito obrigado pela sua sugestão.
    De facto, é parecida com a do marco1.
    Gosto da ideia da sala ficar perto da janela, mas também gostei muito da ideia do marco1 dos móveis a servir de divisão do espaço e de poderem servir tanto para a cozinha como para o quarto. Achei mesmo genial! Tendo em conta que o espeço é muito pequeno qualquer espaçinho aproveitado para arrumação é fundamental na minha opinião.

Gostei da sua ideia da bancada a separar os espaços, o que me deu outra ideia.

Como já pôde reparar não sei desenhar mas vou tentar fazer um "bonequito" com algumas ideias que me surgiram também com os vossos contributos, para me darem a vossa opinião.

Cps
    Sara
  4.  # 45

Boa noite marco1,

Mais uma vez agradeço os seus esclarecimentos.
    A ideia dos armários agradou-me mesmo!
    Pois, concordo consigo: a ideia não é parecer um "showroom" de móveis; é mais do tipo ser agradável, confortável e prático.

Se achar pertinente mais alguma opinião/sugestão, sou toda "ouvidos", aliás neste caso "olhos" :)

Cps
    Sara
  5.  # 46

Boa noite 1255,

Obrigado pelo seu comentário e contributo.
    Talvez a ideia que colocou do armário frente à porta de entrada para dar privacidade seja uma boa ideia...

Cps
    Sara
  6.  # 47

boa noite Sara

continuando um pouco, na minha sugestão não fui pela ideia da bancada precisamente para que o espaço fluisse mais sendo que uma mesa será sempre algo movivel e que até pode ser redonda e um elemento mais propicio para o convivio num jantar ao inves de uma refeição na bancada.
    a minha opção e do Fernando de por a cozinha mais para o interior, prende-se muito com o facto de tentar secundarizá-la e permitir que a zona de estar esteja mais na área mais nobre junto á janela.
    uma outra ideia que vi em tempos num espaço pequeno, era que na zona de dormir se baixava o pé direito e possibilitava assim por cima uma especie de sotão para arrumação, claro que devidamente estruturado e devidamente ocultado ( servido por uma escada vertical muito simples e móvel).
  7.  # 48

Boa noite marco1,

A ideia da sala estar mais perto da janela torna-se cada vez mais consolidada para mim.
    As vossas sugestões deram-me algumas ideias que vou tentar pôr num "bonequito" para "ouvir" as vossas críticas.

Obg
    Sara
  8.  # 49

a ideia do armário a dividir a cozinha do quarto é boa, também costumo utilizar, eu levava-a era os armários até em cima por causa da luz que se possa criar na cozinha, e incomodar quem esteja no quarto, já tive essa ideia para deixar passar a luz como disse o marco1 mas depois é chato para quem esteja a dormir no quarto, teria de fazer uns vidros com um estore eléctrico ou acessível se opta-se por essa opção.
  9.  # 50

Fernando

eu num post recente disse que os armários eram até cima.
  10.  # 51

Boa noite a todos,

Como tinha referido anteriormente aqui fica um "bonequito" que fiz com algumas ideias que foram ganhando "espaço"

Agradeço as vossas opiniões.

Cps
    Sara
  11.  # 52

Dando mais algumas indicações:

O quarto ficaria com 2,40 x 3,10 mts
    Assim, penso que daria para criar uma zona de trabalho / biblioteca.
    O facto da casa de banho ser pequena não me incomoda.
    O salão ficaria com 2,30 de largura e a cozinha com 1,30 mts
    A bancada que separa a cozinha do salão deixa assim entrar mais luz natural e na sua continuidade colocaria armários até ao tecto como sugeriu o marco1.
    Pensei em criar uma varanda aberta com um vidro fixo na lateral e o corrimão na frente.

O espaço à entrada parece estar vazio mas penso que tem a ver com a falta de exactidão nas medidas da planta uma vez que como já disse mais acima, não sei desenhar com medidas correctas. Na realidade penso que esse "vazio não irá existir.

Agradeço desde já que me possam dar as vossas opiniões, sugestões e/ou críticas.

Cps
    Sara
  12.  # 53

Olá a todos,

Mais alguns detalhes relativamente à planta que tentei fazer.

Aguardo as vossas críticas / sugestões.

Cps
    Sara
  13.  # 54

sara

não me parece que consiga meter a cozinha e a sala como pretende, repare que só a bancada e o espaço para funcionar precisa de 1,5 m e ainda quer meter a dividir os móveis que tambem tem no minimo 60 cm, já lá vão 2,1 m, restam cerca de 2 m para a largura da sala???
    esta sua solução tambem peca por desaproveitar radicalmente toda a zona da entrada.
    tente desenhar com o mobiliário com medidas mais correctas e vai ver melhor o que pode fazer.
    • P+V
    • 27 dezembro 2010

# 55

Colocado por: marco1esta sua solução tambem peca por desaproveitar radicalmente toda a zona da entrada.
    Completamente de acordo: 1/3 do ap. está ocupada com um tapete...
  14.  # 56

Boa noite,

Tinha pensado que a cozinha poderia ficar com 1,30 mts de largura com 57cm para a largura dos móveis e 30cm para o balcão (parece-me suficiente para uma refeição rápida, penso eu). Os móveis ao lado do balcão também ficariam com os 30cm de profundidade.
    Pois, desenhar com medidas mais correctas... aí é que mora a dificuldade...
    Mas vou tentar outra solução.

Obrigado pelos comentários.

Cps
    Sara
  15.  # 57

Colocado por: marco1Fernando

eu num post recente disse que os armários eram até cima.

tinha percebido o contrario, acho que foi por isto
    Colocado por: sarfatePara mim um dos aspectos fundamentais no espaço é o aproveitamento ao máximo da luz natural. Por isso, penso que não poderei colocar armários até ao tecto uma vez que isso iria "cortar" a entrada de luz natural... Mas penso que poderiam ficar até meia altura por ex.

Colocado por: sarfateOlá a todos,

Mais alguns detalhes relativamente à planta que tentei fazer.

Aguardo as vossas críticas / sugestões.

Cps
    Sara

vá pelo que o marco1 e eu colocamos aqui, mais ou menos essa disposição,
    essa que colocou parece-me que está fora de escala, e cria espaços ou muito abertos ou muito fechados.
    • 1255
    • 28 dezembro 2010

# 58

Qual a medida certa das janelas?
    Pode alterar essas medidas, com alteração de fachada?
    As vistas são boas? Valem a pena? Isto porque por mim pode influenciar a localização da Sala e Cozinha.
  16.  # 59

Sara

a meu ver uma vez que se propõe a fazer algumas alterações com alguma dimensão visto que mexe quer em espaços quer em infrastruturas ( redes de águas, esgotos, electricidade, etc...) penso que estará no ponto certo para que alguém habilitado lhe faça um projecto com total planeamento da obra. Repare também que é muito importante esse projectista ficar a par de várias circunstancias do seu viver e expectativas , por forma a dar sentido ou mais força a um aspecto ou outro na solução a adoptar. A "simples" forma como gosta de trabalhar em casa pode condicionar/orientar a solução, assim como por exemplo a "intensidade de cozinha" no seu dia a dia. O que á partida pode ser um gasto "desnecessário", um bom projecto, vai poupar-lhe muitos euros e muita dor de cabeça e nem tem um preço por ai alem.
  17.  # 60

Boa tarde a todos,

De facto marco1 estou a pensar entregar brevemente a um arquitecto para que possa delinear de forma mais precisa as ideias que entretanto, e com as vossas sugestões também, se foram consolidando.

Pois, já estou a ver que estas obras vão ter um custo diferente daquilo que imaginei inicialmente. Contudo, não há alternativa: as obras têm de ser feitas.

Obrigado mais uma vez pelas suas/vossas opiniões e sugestões. Foram muito úteis e importantes para ir definindo as possibilidades para este espaço.

Deixo aqui mais uma ideia que surgiu ao tentar outra disposição possível para o espaço.

Cps
    Sara

0.0244 seg. NEW