adquiri um apartamento em Lisboa e gostaria de equipar o meu sotão com um ar condicionado. Já pedi um orçamento, mas após alguma pesquisa acabei por ficar na dúvida se seria um bom orçamento. Atendendo à imensa variedade de produtos que se encontram à venda no mercado e dos diferentes preços que se praticam optei por vir ao Forum da Casa para pedir opiniões e ajuda quanto a este tema. O sótão tem uma área de chão de 70 m2, sendo que, por ser sótão, a altura decresce à medida que nos deslocamos para o lado direito ( o tecto segue a inclinação do telhado). O orçamento que me deram foi o seguinte:
- 2 unidades exteriores e 2 unidades interiores (18.000 Btus) Marca ACSON - com montagem - 2200 Euros; - " " " " " " Marca LG - com montagem - 2920 Euros;
Alternativa:
- 1 unidade exterior de 18000 BTUs + 1 unidade exterior de 12000 BTUs 2 respectivas unidades interiores: - Marca ACSON - 2654 Euros; - Marca GREE - 1660 Euros; - Marca FRIMEC - 1254 Euros;
Deram-me ainda um outro orçamento para 1 unidade exterior de 24000 BTUs e 1 unidade Interior de 24000 BTUs Marca GREE - 1500 Euros;
Esta máquina estará muitas horas ligada e será para aquecer/arrefecer uma área que vai ser usada como escritório e 2ª sala de estar.
Na verdade eu não conheço nenhuma das marcas em causa e encontrei muito poucas opiniões sobre as mesmas. Sempre li e ouvi que as melhores máquinas eram as Daikin seguido de Mitsubishi, LG e Samsung. Sendo que previligio o pouco ruído, a eficiência energética e a qualidade gostaria de pedir opiniões sobre estes orçamentos e se valerá mesmo a pena meter uma máquina com 24000 BTUs ou se os 18000 BTUs serão suficientes.
Antes de qualquer coisa agradeço o tempo que dispensou.
Realmente já tinha pensado nesta situação mas o que tenho visto em termos de valores, mesmo este equipamento da whirlpool, acaba por sair mais caro até porque tenho de criar as condições para instalar a cassete (tecto falso, que na verdade já existe mas não é suficientemente grande para alojar o equipamento). Na situação da unidade interior a dúvida prende-se também com o facto de ser melhor ter uma unidade de chão ou de tecto. Quem me fez o orçamento recomendou-me a unidade de tecto para uma melhor uniformização do calor/frio.