Estou a arrendar uma casa em Lisboa no valor de 600euros, depois de muito tempo a insistir com o senhorio para a realização de um contrato NRAU, o senhorio decidiu aumentar a renda 15% para cobrir os custos dos impostos que terá de pagar as finanças ao realizar o referido contrato. Gostaria de confirmar se esses 15% são realmente o valor do imposto mensal.
O imposto que cada um paga devido ao acréscimo de rendimento depende dos OUTROS rendimentos e dos encargos dedutíveis de cada um.
a) Se o seu senhorio já tiver rendimentos de 500.000euros/ano, pagará uns 40% de imposto. Se declarar MAIS esse arrendamento (600x12meses=7.200euros), pagará MAIS (40%) 2.880,00euros de IRS.
b) Se o seu senhorio não declarar mais nenhum rendimento, e tiver apenas esses 7.200euros/ano, não pagará qualquer imposto IRS /ano.
Em contrapartida, ao declarar um rendimento predial, ele PASSA A PODER ABATER no IRS, as despesas com o IMI, de Taxa de Esgoto, de despesas de conservação do apartamento, as despesas de condomínio, e etc. dessa fracção.
Mas, Marta, os impostos que o seu senhorio paga ou não paga não são de sua conta. O valor do arrendamento devia seguir as leis de mercado (oferta/procura).
Um aumento de «apenas» 15% são (90,00x12=) 1.080,00euros/ano. Está disposta a largar mais 1.080,00euros/ano? Se não está, procure outra casa.
Pois o senhoria é daqueles que sabe bem dar a volta a todas as questões feitas por nós... o pior é q com todo os entraves que ele esta a fazer há mais de um ano na realização do contrato... ainda n conseguimos concorrer a porta 65!! O que nos ajudaria muito no pagamento mensal! O problema de não pagar a renda..(já nos tinha ocorrido) é que ele nos corte a agua, luz e gás uma vez que está no nome dele e ele n quer mudar! e mais, este senhorio tem um prédio inteiro a alugar no centro de Lisboa e consegue passar a margem da Lei!! Não percebo como é possível!!! Depois de falarmos com uma advogada ela diz que o melhor é fazer queixa as finanças ou á DECO! Que acham?
Já não sabemos o que fazer... a casa fica muito bem situada no centro calmo de lisboa e em frente ao metro ROMA... não nos interessava muito mudar de casa!!