Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Caro PSousa,

No meu entender você fez o que moralmente qualquer um devia ter feito, que foi, como proprietário assumiu um erro resultante de um serviço que você contratou, avisou o lesado da existência desse erro e ainda tentou arranjar uma solução que agradasse ambas as partes. Esse acordo não foi avante pelo facto da pessoa lesada não querer assumir legalmente a resolução desse erro, o que o poderia prejudicar futuramente. Pondo isto, e a meu entender você tem muitas soluções possíveis, corrigir o erro e meter o muro no seu devido lugar, esperar que o seu vizinho proceda a uma denúncia (Policia, Tribunal) por ocupação indevida e defender-se do caso (visto ele ter-lhe feito a vida negra ao recusar meter por escrito o acordo verbal) e neste caso terá ele de provar que o muro está indevidamente colocado, e no que diz respeito a questões jurídicas já se sabe que isto demorará uma eternidade, por último sempre pode exigir que ao topógrafo que lhe seja ressarcido um valor por não ter exercido o trabalho dele como deve ser.

Resumindo, há muitas maneiras de resolver esta questão, a bem, a mal, assim assim, e aqui a sua educação moral ditará a melhor maneira de você resolver o problema, se for com a mesma moral que assumiu o erro, tenho a certeza de que tudo se resolverá se grandes problemas.

Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psousa
  2.  # 22

Colocado por: psousaé que os 8mts custam 300€ e refazer o muro custa mais do dobro!

Mais do dobro de 300 pode ser ser 650 ou 700
    Vale a pena criar problemas por esses valores?
    Quanto a ir a tribunal forçar o vizinho a vender, mesmo que isso fosse verdade e não é;
    era iníquo, o que é nosso, nós é que dispomos, e não pode estar sujeito a regras que nos convém
    Refaça muro dentro dos limites do que é seu e peça desculpa ao vizinho por ter ocupado o terreno dele
    individamente.
  3.  # 23

A questão não é criar problemas, muito pelo contrário!

Agora da maneira que ele "ordenou" que deitasse o muro abaixo é que foi muito indelicada!!! E se eu quiser dar uma de espertinho e enfrentá-lo (para lhe tirar um bocado de mania, porque ele tem muita e é arrogante) ia para tribunal, segundo o que me foi informado (e por estar na dúvida é que recorri ao forum), se no tribunal provar que não foi de má fé e que o custo de reparação é superior ao valor do terreno então o tribunal somente ordenava uma indeminização no valor do terreno...dito por outras palavras, o tipo levava lá com o muro e vendia-o à força... isto se eu fosse da laia dele...mas como não sou...vou refazer o muro :)
  4.  # 24

Colocado por: psousa(e por estar na dúvida é que recorri ao forum), se no tribunal provar que não foi de má fé e que o custo de reparação é superior ao valor do terreno então o tribunal somente ordenava uma indeminização no valor do terreno...dito por outras palavras, o tipo levava lá com o muro e vendia-o à força... isto se eu fosse da laia dele

O tribunal teria sempre que ordenar que se repouse-se aos limites originais
    Ninguém é obrigado a dispor do que é seu contra a vontade
    ponha-se no lugar do vizinho, certamente teria muitos e bons argumentos para se defender,
    como se pode ser obrigado a vender á força? Nunca (a não ser expropriação para beneficio publico)
    Tendemos todos a ser arrogantes quando se trata de defender o que é nosso, pode parecer mal
    mas é um direito que não pode ser contestado
    Parabéns pela sua decisão è a mais acertada e acabará por ser a mais económica.
  5.  # 25

Primeiramente, essa conversa é conversa de advogado. Como aliás já percebeu pelas outras respostas. E esse argumento que o vizinho tem muitos hectares, fica-lhe mal.

Se eu fosse o seu vizinho, e soubesse que tinha disto isto, garanto-lhe que teria que partir tudo e ainda lhe pedia uma indeminização!
  6.  # 26

Colocado por: psousaBem. isto de vir pedir ajuda ou conselho neste forum parece que perturba algumas mentes, estou a falar para o rui moreira que deve ser primo do meu vizinho :) que ao inves de aconselhar critica...

Caro psousa, continue a procurar ajuda porque o seu dom de adivinhação não funciona. Eu não o conheço a si nem ao seu vizinho.

O senhor diz que veio pedir ajuda ou conselhos ao fórum. Curioso, tendo em conta que consultou um advogado amigo. Não lhe agradou o que ele lhe disse? Siga o conselho dele. Essa sucessão de pedidos de aconselhamento(advogado/fórum) não convence.
    O senhor queria conselhos, ou opiniões concordantes? O senhor assumiu o seu erro. Corrija-o.

O facto de tentar denegrir a imagem do seu vizinho sem que o mesmo se possa defender diz algo do seu carácter("o velho bate um bocado mal", "velho ganancioso", "borrou-se por 8 m2").

O senhor expôs a sua versão dos factos. Seria curioso ouvir as duas partes...ou as três, contando com o topógrafo. Ainda não respondeu à minha pergunta relacionada com os marcos ou muros existentes no terreno antes do muro actual.

Afirmar repetidamente algo não o torna uma verdade. Se acha que o seu vizinho está a agir de má fé, siga com os seus intuitos. A justiça agradece.

Cumprimentos.
  7.  # 27

Se fosse como diz, era uma boa técnica para "forçar" a venda de terrenos. "Ups, enganei-me a fazer o muro, já agora venda-me lá essa faixa de 2 metros que foi sem querer..."
    • cmsp
    • 2 dezembro 2010 editado

# 28

1
  8.  # 29

Cara cmsp, está a precisar de algo? Neste momento não lhe posso valer.

Cumprimentos.
  9.  # 30

Colocado por: cmsppalhaçada estes ultimos 3 comentários!! estes sim reveladores de carater, pensarão que isto é tudo da vossa laia???
    tratem-se!

Qual é o seu interesse neste assunto?
    Tão revoltado e ofensivo... porque?
    Tenho duvidas de quem será a palhaçada.
  10.  # 31

Colocado por: cmsppalhaçada estes ultimos 3 comentários!! estes sim reveladores de carater, pensarão que isto é tudo da vossa laia???
    tratem-se!

Tá naquela fase do mês, ou entrou no fórum com a conta errada? Esta gente de Felgueiras é assim toda nervosa? A Fatinha não vos ensina maneiras?
  11.  # 32

Caro psousa;

Se eu fosse o seu vizinho, e visse os comentários que colocou neste forum, já lhe tinha deitado o muro abaixo. Então eu agora precisva de 5m2 de terreno do meu visinho, e tumba, toca a fazer um muro no seu terreno, só porque ele tem muito e não lhe faz falta. Tenha juizo, e deite o muro abaixo por sua iniciativa.
  12.  # 33

Caro psousa, aconselho-o ("como seu BOM amigo") a que desocupe propriedade alheia. Com um "bom" advogado e levando em conta o que aqui escreveu, o srº em tribunal iria pagar uma indeminização ao seu vizinho no valor não de um muro mas de muitos muros...
    Os juízes ainda não têm o "condão/dom" de adivinharem quem está a agir de má fé (mesmo que o sr. esteja de boa fé). Os juízes "guiam-se" essencialmente por factos, ouvindo as partes interessadas, ou seja a RAZÃO / RACIONALIDADE.
    Ninguém é obrigado a vender o que não quer. O sr. tem testemunhas que ouviram a aceitação verbal do acordo de compra/venda por 300€ e que o seu vizinho só se recusou a vender quando lhe falou em "documentos escritos"?
    Faça um esforço e construa um novo muro no seu terreno, pois perderia concerteza a acção judicial, e como acredito que esteja a agir de boa fé, "agradeça" ao seu vizinho pela destruição do muro já efectuado.
    Para finalizar, peça ao "seu" topógrafo que lhe pague no mínimo o valor que vai gastar na destruição do muro "velho" e na construção do "novo", pois se o sr. lhe "colocou nas mãos" a caderneta predial do respectivo terreno, é ele que tem que assumir o respectivo erro (profissional). O psousa também comentou que pagou ao topógrafo "sem papéis"..., todo o cuidado é pouco...(fuga ao fisco)!!!
    • psousa
    • 3 dezembro 2010 editado

# 34

Colocado por: ParreiraPrimeiramente, essa conversa é conversa de advogado. Como aliás já percebeu pelas outras respostas. E esse argumento que o vizinho tem muitos hectares, fica-lhe mal.

Se eu fosse o seu vizinho, e soubesse que tinha disto isto, garanto-lhe que teria que partir tudo e ainda lhe pedia uma indeminização!

E a indiminização que recebia minha era um manguito! Ganhe juizo e abstenha-se...
  13.  # 35

Colocado por: rui moreira
    Colocado por: psousaBem. isto de vir pedir ajuda ou conselho neste forum parece que perturba algumas mentes, estou a falar para o rui moreira que deve ser primo do meu vizinho :) que ao inves de aconselhar critica...
    Caro psousa, continue a procurar ajuda porque o seu dom de adivinhação não funciona. Eu não o conheço a si nem ao seu vizinho.

O senhor diz que veio pedir ajuda ou conselhos ao fórum. Curioso, tendo em conta que consultou um advogadoamigo. Não lhe agradou o que ele lhe disse? Siga o conselho dele. Essa sucessão de pedidos de aconselhamento(advogado/fórum) não convence.
    O senhor queria conselhos, ou opiniões concordantes? O senhor assumiu o seu erro. Corrija-o.

O facto de tentar denegrir a imagem do seu vizinho sem que o mesmo se possa defender diz algo do seu carácter("o velho bate um bocado mal", "velho ganancioso", "borrou-se por 8 m2").

O senhor expôs a sua versão dos factos. Seria curioso ouvir as duas partes...ou as três, contando com o topógrafo. Ainda não respondeu à minha pergunta relacionada com os marcos ou muros existentes no terreno antes do muro actual.

Afirmar repetidamente algo não o torna uma verdade. Se acha que o seu vizinho está a agir de má fé, siga com os seus intuitos. A justiça agradece.

Cumprimentos.

Voce ainda não percebeu o que está em causa aqui! O homem no inicio ate vendia o terreno, ou seja chegamos a acordo e eu assumi o erro e não fico com nada que seja meu! O problema é que quando falei em assinar declarações para salvaguardar a minha parte ele saltou fora e foi arrogante! Acha isto bem. Voce defende pessoas assim!?

Mas pode dispensar os seus comentários porque dispenso-os...
    • RSS
    • 3 dezembro 2010

# 36

Se o novo muro custa o dobro do que pretendia pagar pelo terreno (300euros), deduzo que tenha de despender da quantia de 600 euros para o refazer.

Se retirar aos 600 euros os 300 que assim já não vai pagar pelo terreno, fica com uma despesa TOTAL de 300 euros para repor a legalidade!

Eu por 300 euros não vinha para aqui chamar ganancioso a um vizinho por ter muito terreno (se calhar trabalhou muito para o comprar?), ainda para mais quando o erro seria sempre de minha responsabilidade.
    • psousa
    • 3 dezembro 2010 editado

# 37

Colocado por: RSSSe o novo muro custa o dobro do que pretendia pagar pelo terreno (300euros), deduzo que tenha de despender da quantia de 600 euros para o refazer.

Se retirar aos 600 euros os 300 que assim já não vai pagar pelo terreno, fica com uma despesaTOTAL de 300 euros para repor a legalidade!

Eu por 300 euros não vinha para aqui chamar ganancioso a um vizinho por ter muito terreno (se calhar trabalhou muito para o comprar?), ainda para mais quando o erro seria sempre de minha responsabilidade.

A parte do "trabalhou muito para o comprar duvido"! E é ganancioso porque 1º vendia o terreno de boca mas para assinar papeis já não vende...queria era entalar-me mais tarde! Diga-me se este tipo de pessoa tem alguma credibilidade... a fazer negócios deste género deve é ter entalado muita gente.
    O carácter dele já é conhecido na praça... não sou o único a dizê-lo!

DITO ISTO DOU ESTE TÓPICO COMO ENCERRADO! UM BEM HAJA A TODOS... OS COMPREENSIVOS E OS QUE DEFENDEM QUEM NÃO É SÉRIO!
  14.  # 38

Realmente estou um pouco chocado com a agressividade de que o psousa foi vitima aqui em vários posts, não me parece ter sido justo e terem sido feitos com a ponderação devida revelando antes um cacequismo um pouco primário. Note-se que o psousa nunca quis obrigar o vizinho a nada e sempre se dispos a resolver a situação com o vizinho a bem. Terá talvez errado em vir aqui ( mais em desabafo no fundo), pois uma vez que não consegue resolver a bem com o vizinho terá é mesmo que demolir e passar a fazer vista grossa ao mesmo, e..., cada um é que sabe, atestar no futuro a legalidade dos assuntos do mesmo vizinho.
  15.  # 39

Boas

colocado por psousa:

A minha 1ª opção era reconstruir o muro mas o custo era bem mais elevado que comprar os 8m2!

Se me dessem a certeza que chegava ao tribunal e só tinha que pagar os tais 300€ que vale o terreno em causa, eu ia pa tribunal. O problema é ter custas com advogados, judiciais, perder tempo em audiências, etc! Quando fosse a dar conta tinha gasto o mesmo do que refazer o muro!!!

O problema é que os 8mts custam 300€ e refazer o muro custa mais do dobro!

E a indiminização que recebia minha era um manguito!

Assim de repente lembrei-me da Mila, a cabeleireira cá do bairro. Diz ela para quem quer ouvir, em resposta a certos comentários sobre a anatomia da testa do marido, que é uma mulher séria, muito séria mesmo. E dizem os que conhecem os factos que é a mais pura verdade, a Mila defende a sua seriedade com unhas e dentes e não abdica dela por menos de 300 €.

Cumps
    José Cardoso
  16.  # 40

j cardoso

para ser coerente comigo mesmo, já que meti a colher, deixe-me dizer-lhe que insira certos desabafos do psousa no contexto e com o devido desconto face aos nervos de quem está dentro da questão a querer resolve-la e encalha num procedimento da parte do vizinho que por via da legalidade não está interessado.
    Só isso, pois penso que pelo que me apercebi do psousa ele nunca iria querer manter uma situação ilegal.
    Outra coisa tambem é que quem atacou nunca viu o outro lado, o vizinho que queria €€€, mas numa situação não oficializada sabe-se lá com que intuitos futuros.

0.0239 seg. NEW