Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Estamos a iniciar uma nova cruzada que já começou com a compra de um terreno, em Vila Nova de Gaia, e está agora no passo de afinações do projecto de arquitectura o qual vou tentar colocar em anexo e gostava de obter alguns comentários pois há sempre coisas que não nos lembramos até as experienciarmos.

    A moradia tem 2 frentes, sendo a orientação nascente -> poente (jardim em cima para poente). Não podemos ter cave por isso a garagem tem que ficar no R/C, trazendo vantagens em termos de acessos mas desvantagem no sentido de ocupar uma grande área.
    Tem um pátio interior (tipo saguão) que no R/C é de apenas 5.9 m2 mas no 1º andar e recuado fica com o dobro da área.
    No primeiro andar temos uma área que para já poderá estar aberta e poderemos fechá-la de futuro para mais um quarto ou sala.

    Pontos que ainda queremos refinar:
    - área de lavandaria na cozinha - optou-se por ter a cozinha integrada com lavandaria para aumentar a área da primeira, mas vamos tentar ter uma separação, nem que seja apenas uma porta de correr, para poder fechar quando se tiver roupa a secar.
    - 1º andar - ter 3 suites ou apenas 1 suite + 2 quartos + 1WC. (vai ser habitada por 1 casal + 1 filho + 1 filha).
    - Recuado - ter ou não ter WC - compensará o custo/benifício?


    Agradeço desde já qualquer comentário.

    Obrigado.
      R-chao_1AndarA.jpg
  2.  # 2

    (1 Andar- opção com apenas 1 suite e Recuado)
      1AndarB_e_Recuado.jpg
  3.  # 3

    Não cumpre o DL163/06. Não há nenhum percurso acessível entre a porta de entrada, a cozinha, a sala e uma IS acessível.
    • RSS
    • 2 dezembro 2010 editado

     # 4

    Assim por alto parece-me que 3 suites é muito WC para limpar, arrumar e muito dinheiro em loiças de sanitários e revestimentos...

    Na opção2:
    Os quartos com mais de 20m2 parecem-me demasiado grandes, eu aumentava os roupeiros ao longo de toda a parede em vez de os "dividir" pelos 2 quartos.
    Entrar na suite directamente no Closet / quarto de vestir é estranho. Imagine que está a escolher roupa e a vestir, e algúem entra no quarto ?!
  4.  # 5

    A questão dos WCs é que, quando os "miúdos" forem mais velhos é mais prático cada um ter o seu WC. A prescindir provavelmente prescindia do WC do recuado. Ou então dos 2...
    Nessa 2ª hipótese também tinha imaginado os 2 armários a toda a largura da parede mas relativamente ao Closet, preferimos o primeiro pois tem luz directa do pátio interior.
  5.  # 6

    Meus comentários:

    Hall/Sala

    Atenção à área a climatizar (hall, sala, escadas....).
    Prever uma porta no inicio ou fim da escadas e uma divisória na sala.
    Cuidado com as correntes de ar :-)

    IS social
    A porta está de frente para a entrada da sala.... pode ser um inconveniente quando tiver visitas.
    Quem estiver na cozinha, tem de atravessar a sala para ir à IS.
    Sem janela... tendo esse jardim no meio da casa, era de aproveitar para ter uma janela da IS para lá.... ;-)

    Garagem
    Dá directamente para o hall, cuidado com cheiros e barulho
    Janela/porta directamente para a cozinha?! Cuidado com cheiros e barulho.

    Cozinha
    Parece-me pequena para refeições de 4 adultos (eles, os filhos, crescem :-) )

    Andar - 1ª opção

    Quem estiver na sala e quiser ir à IS, ou desde para o RC para a social ou terá de usar uma IS de uma das suites.
    O vidros no jardim não irão quebrar a privacidade a quem estiver nos quartos? O que vai fazer para evitar?
    Como acede ao jardim?

    2ª opção
    Os roupeiros dos quartos abaixo deveriam de ocupar a parede inteira (tem área para isso)
    Como resolve a possível falta de privacidade no quarto de baixo (devido à janela para o jardim)?

    Geral
    Não cumpre as acessibilidades ou vai prever um elevador nas escadas?
    Muitos vidro$, muita manutenção....
    O jardim interior está engraçado e garante alguma iluminação natural.... agora, tem custos e alguma/muita manutenção....
  6.  # 7

    Boas Nuno,

    Tenho alguma criticas, mas para já vou colocar uma.
    Uma sala é suposto ser uma zona de lazer e relaxe, pelo que o átrio, na minha opinião, está no lado errado. Está provado que ter plantas no ângulo de visão acalma (não vou entrar em discussões sobre o trabalho de manutenção deste tipo de jardim). Assim, para mim fazia sentido estar no sofá a contemplar as minhas plantas :) e não a cozinha… mas… por outro lado tb dificultaria a passagem entre a sala e a cozinha... é só uma opinião.
  7.  # 8

    Obrigado pelos comentários,

    Em primeiro lugar, quanto às acessibilidades, sim, vamos prever um elevador nas escadas, mesmo para evitar ter mais uma divisão no R/C.

    Quanto ao pátio interior, este não será obrigatoriamente um jardim. O objectivo principal será dar luz natural ao interior da casa, poderá ter uma ou outra planta em vaso, talvez um sistema de luzes para iluminar à noite e em casos excepcionais talvez secar alguma roupa no Verão para evitar colocá-la no jardim. Daí que o pátio "de cima" (telhado da parte de baixo da cozinha) poderá não ter acesso directo pois pode-se facilmente colocar um escadote na parte de baixo. Quanto aos vidros, os únicos transparentes em princípio serão os da sala no R/C, na cozinha, no hall dos quartos e na parte do recuado. Nos quartos e WCs será em tijolo vidro ou vidro fosco mas talvez o tijolo vidro seja melhor isolante.

    Quanto aos acessos da garagem para dentro de casa, temos que ver as hipóteses de portas de maneira a isolarem bem os cheiros e mesmo termicamente, pois os portões de garagem nunca ficam hermeticamente fechados. A verdade é que dá jeito tanto entrar directamente para a cozinha como logo para as escadas, no entanto inicialmente ainda pensamos em prescindir da porta para o hall de entrada.

    Quanto à separação entre o hall e a sala, realmente temos que pensar numa situação que tenha em atenção a climatização.

    A IS social sem luz natural é também um ponto desfavorável - a analisar.

    Quanto à cozinha ser pequena para refeições de 4 adultos, a ilha/mesa tem cerca de 2.00x0.80, de circulação do lado esquerdo temos 1,2m e do lado direito 1,3m. Será que é pouco?

    No caso de prescindir do WC do recuado, terá que se utilizar uma das suites, por isso tinha pensado que se tirar o WC de cima, tirava também um de baixo, ficava só com 1 suite para permitir ter um WC comum aos quartos e ao recuado.


    Obrigado.
  8.  # 9

    falando das primeiras imagens.
    em geral está regular a organização do espaço, há vários aspecto a melhorar. Tinha por ex em atenção as entradas para os wcs dos quartos, a sua posição, poderia estar melhor.
    agora aspecto muito importante também: vãos e alçados, imagino alçados pouco trabalhados, parece-me o ponto fraco, mas posso estar enganado isto sem olhar muito, outro aspecto: a relação cozinha sala, a cozinha joga ali com as escadas e cria um espaço apertado para sala-este conjunto sala/cozinha/escadas poderia estar melhor.
  9.  # 10

    Alguns comentários: está a pensar bem na questão das 2 suites, sobretudo tendo em conta que é filho/filha. Acho que vai poupar muitas chatices quando forem adolescentes e...adultos...com os seus namorados/maridos LOL!
    Muitos vidros? Totalmente a favor. Eu tenho imenso vidro em casa e adoro. Muita luz sempre, até de noite, quando a iluminação da rua nos permite andar dentro de casa sem acender luzes. Manutenção? Depende...se quiser ter sempre os vidros num brinquinho...mas eu ligo pouco a essas coisas.
    De resto, acho que a zona da entrada/escadas não está muito bem resolvida. Falta uma antecâmara na ligação com a garagem (acredite que faz muita falta) e existe realmente ali um "aperto" que nãp se torna muito simpático.
  10.  # 11

    .... Na planta do piso 1 e do recuado, tem a Arvore/ zona ajardinada do pátio trocada com a cobertura da cozinha ;)
  11.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradas.... Na planta do piso 1 e do recuado, tem a Arvore/ zona ajardinada do pátio trocada com a cobertura da cozinha ;)


    Pedro também pensei nisso assim que vi o 2º andar, mas pode ser uma nova zona de jardim de inverno"" na lage de tecto da cozinha e ao mesmo tempo não representar o jardim do 1º piso, o que claro não devia ser assim representado, mas poderá ser isso, ou então é mesmo erro.
  12.  # 13

    Lolol....
    Bom, penso que fará sentido ter ambas as zonas com uma solução ajardinada.
  13.  # 14

    Colocado por: Pedro Barradas.... Na planta do piso 1 e do recuado, tem a Arvore/ zona ajardinada do pátio trocada com a cobertura da cozinha ;)

    Julgo que não, apesar de que um corte por esse sitio esclarecia a duvida.
  14.  # 15

    Era engraçado haver um erro desses numa planta de arquitecto e nós também não nos apercebermos! ;) Quer dizer, se calhar não era nada engraçado...

    Para melhor percepção, se calhar falta a "sombra" da árvore no primeiro piso (como tem no recuado), pois como referi, o pátio interior tem apenas aquele quadrado no rés do chão e nos pisos superiores aumenta com o espaço que no r/C é da "lavandaria".

    Em princípio vamos optar pela solução de 3 suites, sendo que a suite de baixo vai ter uma porta onde está aquele tracejado, para o caso de prescindirmos inicialmente do WC no recuado. Vamos aumentar as janelas do wc da suite principal, ficando apenas com um lavatório pois no dia a dia, pelo menos no nosso caso, raras são as vezes que necessitariamos de 2. Vamos talvez também fechar a zona de escritório no recuado com uma porta para haver uma melhor separação desse espaço. Na cozinha vamos optar por uma solução de separação da zona da lavandaria através de portas retrácteis que recolhem para o armário pois não estou a ver a cozinharmos com a roupa a secar ali ao lado, nem estou a ver a roupa a secar na garagem, e a cozinha se fosse só com a zona de cima é capaz de ficar pequena.
  15.  # 16

    Nuno mas quem esta fora do projecto, pode ter mesmo essa confusão, e se nós eu e o Pedro observamos isso, imagine alguém com menos pratica em desenho técnico como alguns empreiteiros -pode levar a erros de construção.
    Coloque os alçados se puder
    cumps
  16.  # 17

    Viva,

    Coloco agora o projecto de arquitectura final que já foi aprovado. Optamos pela solução com 3 suites. Está bastante parecida com a inicial com a diferença da cozinha ter aumentado um pouco devido à necessidade de ter um pilar e na suite principal terá um "walk'in-closet" fechado. Também optamos por fechar o escritório no recuado.

    Relativamente à questão sempre polémica que preocupa todos os membros desta comunidade, que é a lei das acessibilidades, como podem verificar colocámos o WC acessível no primeiro andar e não temos nenhuma divisão extra (quarto) no R/C, sendo que o acesso será feito pelas escadas. Digo isto apenas para alertar os membros que estão a pensar construír, que devem sempre consultar o arquitecto que perceba bem deste assunto uma vez que nem sempre é obrigatório comprometer todo o R/C de forma a ter mais um quarto e um WC completo pois analisando a maior parte das mensagens aqui no fórum com plantas de projectos, inclusivamente esta, os primeiros comentários são sempre relativos a este assunto.

    Estamos agora na fase de escolha do construtor e a visitar show-rooms de materiais de acabamentos. Agora é que estamos a ver a complicação que vai ser escolher materiais para 5 casas de banho mais uma cozinha. Há uns que não gostamos logo, outros gostamos mas são caros, outros gostamos mais ou menos...

    De seguida vou colocar imagem com os alçados.
      planta_total.gif
  17.  # 18

    Aqui vão os alçados.
      Alcados2.gif
  18.  # 19

    Colocado por: nunopresleyDigo isto apenas para alertar os membros que estão a pensar construír, que devem sempre consultar o arquitecto que perceba bem deste assunto uma vez que nem sempre é obrigatório comprometer todo o R/C de forma a ter mais um quarto e um WC completo pois analisando a maior parte das mensagens aqui no fórum com plantas de projectos, inclusivamente esta, os primeiros comentários são sempre relativos a este assunto.
    Segundo creio, e dito aqui no fórum, se o RC não conseguir ter um quarto e/ou uma IS acessível, os mesmos poderão estar por exemplo no 1º andar mas, as escadas terão de ter condições para que seja possível colocar lá uma cadeira elevatória.

    Mas independentemente das regras, que podemos ou não concordar com elas, a minha opinião é de que, todos nós não caminhamos para novos e, um quarto e uma IS completa no RC faz todo o sentido (aliás, nem é preciso esperarmos para sermos velhos, basta termos o azar e termos de andar de cadeira de rodas ou canadianas por um determinado tempo).

    Seja como for, parabéns pela 1ª conquista (arquitectura), falta agora a 2ª (especialidades) e as seguintes....

    Boa sorte!
  19.  # 20

    Há câmaras que acham que, se o arq. diz que cumpre as acessibilidades, é porque cumpre. Na da Figueira da Foz voltava logo para trás.
 
0.0208 seg. NEW