Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    É possível encher fundações com betão durante chuva torrencial?
  2.  # 2

    É possível encher fundações com betão durante chuva torrencial?
    depende se for para depois usar o betao para um salpisco, ou entao arranjar um guarda chuva para a massa, lol

    cumps

    david marques
  3.  # 3

    É sério :-(
    Nestes últimos dias tem chovido torrencialmente e as temperaturas aqui pelas Beiras têm descido a valores negativos. Tenho estado ausente e só hoje cheguei e deparei que o empreiteiro encheu as fundações de betão e estão submersas em água.
  4.  # 4

    Não se preocupe com a chuva que o betão não se constipa, com a temperatura de betonagem já é diferente, abaixo dos 4 ou 5 graus (não tenho comigo os valores exactos), não é aconselhável fazer betonagens, e se tiverem que ser feitas é necessário utilizar aditivos para retardar a presa do betão.
  5.  # 5

    Colocado por: PicaretaNão se preocupe com a chuva que o betão não se constipa, com a temperatura de betonagem já é diferente, abaixo dos 4 ou 5 graus (não tenho comigo os valores exactos), não é aconselhável fazer betonagens, e se tiverem que ser feitas é necessário utilizar aditivos para retardar a presa do betão.


    Não há problema mesmo que as fundações estejam cheias de água quando é despejado o betão?
  6.  # 6

    Não convém, mas se a fundação tiver por exemplo 15cm de água, começar a betonar de um dos lados de modo a que o betão empurre a água para a frente, e no final da fundação o próprio betão empurra a água para fora da fundação, não há problema, mas é preciso ter cuidado com a colocação do betão, se for bombado, deve cair sempre em cima do betão, e não para cima da água.
  7.  # 7

    Eu diria que não é de todo aconselhavel fazer betonagens a chover torrencialmente, nem pensar. Como sabe a quantidade de água no betão é fundamental para a sua resistência, água a mais resistência a menos.
    Se estiver a betonar nessas condições está a acrecentar água ao betão. Inclusivamente o processo de cura do betão deve ser feito com determinadas condições de humidade, mas não encharcando o betão com água. Pode-se fazer betonagens em obras maritimas mas são betões preparados para o efeito.
  8.  # 8

    Tive o mesmo problema e dúvida mas o empreiteiro parou os trabalhos e só hoje os recomeçou, os trabalhadores também não merecem andar à chuva durante dias. Já não chove!
  9.  # 9

    Eu também não acho que é aconselhável, agora não vejo grande problema, porque o betão depois de vibrado, não absorve a água da chuva. Se os trabalhos parassem quando chove, então tinhamos meses em que o patrão não iria ganhar para pagar os ordenados dos funcionários que não fizeram nada durante o mês, e como é que faziamos se meia hora antes da betonagem comessasse a chover, e os camiões estavam a ser carregados na central de betonagem? e quem é que nos garante que durante uma betonagem ou logo após não comessa a chuver? As obras são para homens de barba rija, e existem roupas para trabalhar à chuva.
  10.  # 10

    A questão não é parar quando chove, mas sim quando estamos perante uma situação climatérica francamente desfavorável, com chuvas torrenciais e temperaturas negativas e mesmo assim proceder ás betonagens. Para não falar nas condições de segurança, que não existem nestas condições. Se consultarmos a legislação de betões, verificamos que isto não é admissível.
    O sr Picareta não pode vir para aqui com os argumentos do empreiteiro, porque estamos a defender o dono da obra e a legalidade. Por acaso nas suas obras existe FISCALIZAÇÂO?
  11.  # 11

    ele ha com cada um que so visto bom enfim e um artista portugues.

    cumps

    David Marques
  12.  # 12

    Caro francisco 2;

    Alguém falou em betonar com temperaturas negativas, ou mesmo próximo de zero?? Estamos a falar de betonagens à chuva e existência de água nas fundações, e ainda não encontrei nada a proibir (se encontrar diga-me). Para sua informação já estive do lado do empreiteiro e agora estou do lado do dono de obra.
    • Gex
    • 18 novembro 2011

     # 13

    Pegando neste tópico, hoje de manhã cedo betonaram a cobertura de minha casa, mas agora, começou a chover com força, ou seja, há uma diferença de cerca de 4-6 horas entre o momento em que foi feita a betonagem da cobertura e o início da chuva (não é torrencial, mas é bastante forte). Poderá daqui surgir algum problema? obrigado
  13.  # 14

    Colocado por: Gexhá uma diferença de cerca de 4-6 horas entre o momento em que foi feita a betonagem da cobertura e o início da chuva

    Abençoada chuva...só faz bem ao betão, é melhor do que o sol.
 
0.0166 seg. NEW