Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Uma curiosidade que possuem é uns pequenos sintonizadores digitais de rádio que são do tamanho duma simples tomada ou interruptor que permitem fazer uma instalação de som autónoma em cada divisão e por incrível que pareça, coisas relativamente em conta.

Também vi esses aparelhos no catálogo e achei muito interessantes mas imaginei que custariam uma fortuna.
    Sendo assim...
  2.  # 22

Na minha opinião e colocando de parte a estética (se bem que é importante) a Efapel é uma das marcas mais fracas do mercado em termos de qualidade. Em gamas mais baixas à uns anos atrás os interruptores eram mesmo maus. Para terem uma idéia do que falo na altura um interruptor JBCorsino era um "Mercedes" e um Efapel era um Fiat Uno a cair de maduro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul, ?
  3.  # 23

colocando de parte a estética

Eu falo do desenho porque das virtudes ou da falta de virtudes mecânicas dos aparelhos nada entendo...
    A ideia deste tópico é precisamente a de elucidar os maçaricos como eu. :)
  4.  # 24

tenho usado Efapel com alguma frequência e francamente é razoável em qualidade geral, agora no design tem coisas espantosas e baratissimas assim com a linha de som ambiente que custa uma parte das outras marcas,
    Jorge Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  5.  # 25

Colocado por: P+V ARQ
    Confirmo, não há milagres para os preços que praticam.
    Esquecendo por um momento a questão 100% português, não se cingiam só a Legrand: existem alternativas na mesma gama de preços de outras marcas: JUNG, Merten (agora Schneider), ...
    A Legrand é tão usada cá porque faz um "pressing" muito grande junto dos instaladores.

Mas sabe que esse "pressing" é facilmente contornável não sendo distribuidor oficial Legrand e pedindo o material a um "amigo". E o "pressing" resume-se a um desconto adicional no final do ano sobre a facturação anual passada.
  6.  # 26

Colocado por: AlexMontenegroAquele edifício era a antiga sede de uma empresa chamada JBCorsino, antigos fabricantes nacionais de aparelhagem eléctrica e que todos nós conhecemos sem saber, aparelhagem utilizada há 20-30-40 anos atrás com espelho creme pequeno no centro com tecla e espelho metálico dourado no exterior. Penso que nesse tempo não existia mais nada em Portugal e depois apareceu a Legrand.

Por curiosidade, o edifício de Lofts que se situa na Av. 24 de Julho era uma antiga fábrica de lâmpadas (penso que Osram).

Aquela era a sede da SIPE (uma das 3 empresas nacionais principais de aparelhagem quando a legrand a comprou em 89), a Legrand entrou em Portugal em 1986 ou 87 comprando a JB Corsino que estava na Amadora. A outra empresa principal nacional era a Electro Cerámica (comprada pela mesma altura pela GE) e , por essa altura foi fundada a Efapel.
  7.  # 27

Colocado por: aquapegoNa minha opinião e colocando de parte a estética (se bem que é importante) a Efapel é uma das marcas mais fracas do mercado em termos de qualidade. Em gamas mais baixas à uns anos atrás os interruptores eram mesmo maus. Para terem uma idéia do que falo na altura um interruptor JBCorsino era um "Mercedes" e um Efapel era um Fiat Uno a cair de maduro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dutilleul,?
    Discordam deste comentário:AlFer

É dificil que isso acontecesse dado que quando a Efapel foi fundada, a JBCorsino já era da Legrand mas, mesmo assim, acho que é mais importante as soluções "actuais" (que grandes empresas portuguesas de engenharia eram a JB Corsino e a SIPE, bem como a Electro Cerámica.. mas já foram..)
  8.  # 28

Interessado em fazer uso de produtos fabricados em Portugal, gostaria de ter opiniões sobre o assunto: qual a melhor aparelhagem de fabrico nacional para instalações domésticas?

Meu amigo, fabrico nacional? Veja o que aconteceu comigo. Comprei fez agora um ano estes painéis solares, convencido e usando um pouco do meu espírito nacionalista, dei preferência ao produto nacional, "GRANDE ERRO".

1º. Foi combinado após 6 meses virem fazer uma revisão, nunca aconteceu.

2º. Passado cerca de 9 meses apareceu-me um painel partido, após isto e em conversa com alguns colegas e amigos que teriam instalado a mesma marca verifiquei que não fui o único também os deles tinham partido, praticamente todos tinham razão de queixa.

3º. Telefonei para a fábrica, foi-me confirmado que havia problemas com aquela linha de produto e que dentro de uma semana iria ser contactado para ser o painel substituído, passou-se um mês e nada, voltei a telefonar a mesma conversa e não deu em nada, enviei uma carta registada a comunicar o sucedido e a relatar os contactos telefónicos que havia feito e nem resposta, mandei e-mails para dois endereços que tem a fábrica e nada não obtive qualquer resposta.

4º Cansado disto voltei a telefonar, agendaram então uma data para a reparação, pedi dispensa no meu serviço propositadamente para estar alguém em casa para receber os reparadores, nada não apareceram.

5º. Sem que nada o fizesse esperar, ligaram-me desta vez para casa a marcar uma outra data, mais uma vez fiz uma troca de turno com um colega para estar durante o dia em casa e nada, não apareceram uma vez mais.

6º. Um destes dias recebi em casa pelo correio um postal, cujo remetente é o apartado 14158, 1064-000Lisboa e cujo o titulo do postal é "APOIO SOLAR" com uma grande lenga-lenga a falar que se eu não agendasse a revisão que poderia perder a garantia dos painéis "seis anos" davam instruções para aceder ao site www.paineissolares.gov.pt, para marcar a revisão, fui lá mas aprece tudo menos o sitio onde se pode marcar a revisão, conclusão é vergonhoso o que se passa neste país em termos de direitos de consumidor.

7º. Hoje fui ao telhado, porque tenho o habito de no inicio do inverno fazer uma revisão ao mesmo para ver se está tudo em ordem para poder receber as chuvas com a devida dignidade, verifiquei hoje que o segundo painel também se encontrava partido.

Um destes dias encontrei-me casualmente com o individuo que me instalou os painéis, era uma firma contratada pela fábrica, e ainda os meus painéis não tinham partido, depois de ter falado um pouco com ele, este informou-me que aquela firma só lhe tinha era arranjado problemas, e disse-me mais quando os painéis eram comparticipados pelo estado, o custo destes eras sensivelmente neste caso particular 2.600€, agora que acabou a comparticipação do estado o mesmo aparelho é vendido a 1.500€, conclusão se a fábrica os vende agora e este preço e naturalmente tem lucro, naquele tempo a vende-los a 2.600€ estavam garantidamente a "chular" 1.100€ ao estado por cada painel e estes que até era dos modelos mais baratinhos por ser pequeno.

Moral da história produtos nacionais, nunca mais, desisto pura e simplesmente, é que além de o material ser de má qualidade, a fabricação é de má qualidade, o atendimento pós-venda pura-e-simplesmente não existe.

Há uma enorme falta de palavra "honra" na maioria das empresas portuguesas, as pessoas não sabem o que é assumir compromissos as pessoas não sabem o que é respeitar os consumidores, enfim é MAU DE MAIS.
  9.  # 29

Peço desculpa mas não tinha inserido a foto.
    Aqui vai.
      CCCCC.JPG
  10.  # 30

Calma lá, não coloque todas as empresas portuguesas no mesmo saco só porque teve essa (muito) má experiência, as outras empresas não têm culpa nenhuma.

Também há empresas estrangeiras por cá que também prestam maus serviços, isto é como tudo, sejam em portugal, ou no estrangeiro, há os bons profissionais e os maus, não podemos generalizar.
    Concordam com este comentário: dutilleul, AlFer
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlFer
  11.  # 31

Colocado por: joão132Interessado em fazer uso de produtos fabricados em Portugal, gostaria de ter opiniões sobre o assunto: qual a melhor aparelhagem de fabrico nacional para instalações domésticas?

Meu amigo, fabrico nacional? Veja o que aconteceu comigo. Comprei fez agora um ano estes painéis solares, convencido e usando um pouco do meu espírito nacionalista, dei preferência ao produto nacional, "GRANDE ERRO".

1º. Foi combinado após 6 meses virem fazer uma revisão, nunca aconteceu.

2º. Passado cerca de 9 meses apareceu-me um painel partido, após isto e em conversa com alguns colegas e amigos que teriam instalado a mesma marca verifiquei que não fui o único também os deles tinham partido, praticamente todos tinham razão de queixa.

3º. Telefonei para a fábrica, foi-me confirmado que havia problemas com aquela linha de produto e que dentro de uma semana iria ser contactado para ser o painel substituído, passou-se um mês e nada, voltei a telefonar a mesma conversa e não deu em nada, enviei uma carta registada a comunicar o sucedido e a relatar os contactos telefónicos que havia feito e nem resposta, mandei e-mails para dois endereços que tem a fábrica e nada não obtive qualquer resposta.

4º Cansado disto voltei a telefonar, agendaram então uma data para a reparação, pedi dispensa no meu serviço propositadamente para estar alguém em casa para receber os reparadores, nada não apareceram.

5º. Sem que nada o fizesse esperar, ligaram-me desta vez para casa a marcar uma outra data, mais uma vez fiz uma troca de turno com um colega para estar durante o dia em casa e nada, não apareceram uma vez mais.

6º. Um destes dias recebi em casa pelo correio um postal, cujo remetente é o apartado 14158, 1064-000Lisboa e cujo o titulo do postal é "APOIO SOLAR" com uma grande lenga-lenga a falar que se eu não agendasse a revisão que poderia perder a garantia dos painéis "seis anos" davam instruções para aceder ao site www.paineissolares.gov.pt, para marcar a revisão, fui lá mas aprece tudo menos o sitio onde se pode marcar a revisão, conclusão é vergonhoso o que se passa neste país em termos de direitos de consumidor.

7º. Hoje fui ao telhado, porque tenho o habito de no inicio do inverno fazer uma revisão ao mesmo para ver se está tudo em ordem para poder receber as chuvas com a devida dignidade, verifiquei hoje que o segundo painel também se encontrava partido.

Um destes dias encontrei-me casualmente com o individuo que me instalou os painéis, era uma firma contratada pela fábrica, e ainda os meus painéis não tinham partido, depois de ter falado um pouco com ele, este informou-me que aquela firma só lhe tinha era arranjado problemas, e disse-me mais quando os painéis eram comparticipados pelo estado, o custo destes eras sensivelmente neste caso particular 2.600€, agora que acabou a comparticipação do estado o mesmo aparelho é vendido a 1.500€, conclusão se a fábrica os vende agora e este preço e naturalmente tem lucro, naquele tempo a vende-los a 2.600€ estavam garantidamente a "chular" 1.100€ ao estado por cada painel e estes que até era dos modelos mais baratinhos por ser pequeno.

Moral da história produtos nacionais, nunca mais, desisto pura e simplesmente, é que além de o material ser de má qualidade, a fabricação é de má qualidade, o atendimento pós-venda pura-e-simplesmente não existe.

Há uma enorme falta de palavra "honra" na maioria das empresas portuguesas, as pessoas não sabem o que é assumir compromissos as pessoas não sabem o que é respeitar os consumidores, enfim é MAU DE MAIS.

Na minha opinão devia fazer uma queixa na Deco, pode não adiantar muito, mas pelo menos fazia a sua parte como consumidor e cidadão de direito.
    Concordam com este comentário: two-rok

0.0187 seg. NEW