Uma curiosidade que possuem é uns pequenos sintonizadores digitais de rádio que são do tamanho duma simples tomada ou interruptor que permitem fazer uma instalação de som autónoma em cada divisão e por incrível que pareça, coisas relativamente em conta.
colocando de parte a estética
Colocado por: P+V ARQ
Confirmo, não há milagres para os preços que praticam.
Esquecendo por um momento a questão 100% português, não se cingiam só a Legrand: existem alternativas na mesma gama de preços de outras marcas: JUNG, Merten (agora Schneider), ...
A Legrand é tão usada cá porque faz um "pressing" muito grande junto dos instaladores.
Colocado por: AlexMontenegroAquele edifício era a antiga sede de uma empresa chamada JBCorsino, antigos fabricantes nacionais de aparelhagem eléctrica e que todos nós conhecemos sem saber, aparelhagem utilizada há 20-30-40 anos atrás com espelho creme pequeno no centro com tecla e espelho metálico dourado no exterior. Penso que nesse tempo não existia mais nada em Portugal e depois apareceu a Legrand.
Por curiosidade, o edifício de Lofts que se situa na Av. 24 de Julho era uma antiga fábrica de lâmpadas (penso que Osram).
Colocado por: aquapegoNa minha opinião e colocando de parte a estética (se bem que é importante) a Efapel é uma das marcas mais fracas do mercado em termos de qualidade. Em gamas mais baixas à uns anos atrás os interruptores eram mesmo maus. Para terem uma idéia do que falo na altura um interruptor JBCorsino era um "Mercedes" e um Efapel era um Fiat Uno a cair de maduro.Discordam deste comentário:AlFer
Colocado por: joão132Interessado em fazer uso de produtos fabricados em Portugal, gostaria de ter opiniões sobre o assunto: qual a melhor aparelhagem de fabrico nacional para instalações domésticas?
Meu amigo, fabrico nacional? Veja o que aconteceu comigo. Comprei fez agora um ano estes painéis solares, convencido e usando um pouco do meu espírito nacionalista, dei preferência ao produto nacional, "GRANDE ERRO".
1º. Foi combinado após 6 meses virem fazer uma revisão, nunca aconteceu.
2º. Passado cerca de 9 meses apareceu-me um painel partido, após isto e em conversa com alguns colegas e amigos que teriam instalado a mesma marca verifiquei que não fui o único também os deles tinham partido, praticamente todos tinham razão de queixa.
3º. Telefonei para a fábrica, foi-me confirmado que havia problemas com aquela linha de produto e que dentro de uma semana iria ser contactado para ser o painel substituído, passou-se um mês e nada, voltei a telefonar a mesma conversa e não deu em nada, enviei uma carta registada a comunicar o sucedido e a relatar os contactos telefónicos que havia feito e nem resposta, mandei e-mails para dois endereços que tem a fábrica e nada não obtive qualquer resposta.
4º Cansado disto voltei a telefonar, agendaram então uma data para a reparação, pedi dispensa no meu serviço propositadamente para estar alguém em casa para receber os reparadores, nada não apareceram.
5º. Sem que nada o fizesse esperar, ligaram-me desta vez para casa a marcar uma outra data, mais uma vez fiz uma troca de turno com um colega para estar durante o dia em casa e nada, não apareceram uma vez mais.
6º. Um destes dias recebi em casa pelo correio um postal, cujo remetente é o apartado 14158, 1064-000Lisboa e cujo o titulo do postal é "APOIO SOLAR" com uma grande lenga-lenga a falar que se eu não agendasse a revisão que poderia perder a garantia dos painéis "seis anos" davam instruções para aceder ao site www.paineissolares.gov.pt, para marcar a revisão, fui lá mas aprece tudo menos o sitio onde se pode marcar a revisão, conclusão é vergonhoso o que se passa neste país em termos de direitos de consumidor.
7º. Hoje fui ao telhado, porque tenho o habito de no inicio do inverno fazer uma revisão ao mesmo para ver se está tudo em ordem para poder receber as chuvas com a devida dignidade, verifiquei hoje que o segundo painel também se encontrava partido.
Um destes dias encontrei-me casualmente com o individuo que me instalou os painéis, era uma firma contratada pela fábrica, e ainda os meus painéis não tinham partido, depois de ter falado um pouco com ele, este informou-me que aquela firma só lhe tinha era arranjado problemas, e disse-me mais quando os painéis eram comparticipados pelo estado, o custo destes eras sensivelmente neste caso particular 2.600€, agora que acabou a comparticipação do estado o mesmo aparelho é vendido a 1.500€, conclusão se a fábrica os vende agora e este preço e naturalmente tem lucro, naquele tempo a vende-los a 2.600€ estavam garantidamente a "chular" 1.100€ ao estado por cada painel e estes que até era dos modelos mais baratinhos por ser pequeno.
Moral da história produtos nacionais, nunca mais, desisto pura e simplesmente, é que além de o material ser de má qualidade, a fabricação é de má qualidade, o atendimento pós-venda pura-e-simplesmente não existe.
Há uma enorme falta de palavra "honra" na maioria das empresas portuguesas, as pessoas não sabem o que é assumir compromissos as pessoas não sabem o que é respeitar os consumidores, enfim é MAU DE MAIS.