Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde! é a primeira vez que participo neste fórum, mas andava a pesquisar na net sobre a forma mais barata e fácil de isolar uma casa e pronto!
    Comprei um apartamento há cerca de quatro anos. Este apartamento deve ter uns trinta anos, mais coisa menos coisa.
    Acho que precisa de ser tudo - ou quase tudo- mudado. fui fazendo umas coisas sozinha (pintar paredes, aplicar chão, etc), mas penso que vou ter de tratar primeiro do telhado! Como o dinheiro n abunda, tenho de fazer eu própria. Ora bem, já li umas série de coisas sobre isolamento, mas como não percebo patavina, há termos que desconheço! Bem, as telhas estão assentes em barras (?) de madeira. Como devo proceder para isolar, de forma barata, o telhado? Obrigada!
  2.  # 2

    Boa noite,

    Efectivamente o telhado não apresenta ser muito recente. Tem as telhas apoiadas em vigas de madeira. O meu irmão isolou um telhado desses com recurso a placas wallmate (acho que se chamam assim) com uma cola de poliuterano que expande. Penso que as placas deverão colar às vigas. Depois pode sempre forrar com pladur e com lã de rocha. Mas trata-se de um trabalho com alguma complexidade e as chapas de pladur são algo pesadas.
    Se pretende remodelar a casa tenha atenção a alguns pormenores, tendo 30 anos terá certamente que mudar: canalização, canalização do gás, quadro eléctrico e condutores.
    Relativamente á canalização (e até electricidade) por vezes e com alguma imaginação conseguem-se tapar tubos com tectos falsos o que diminui a mão de obra para abrir roços e tapá-los.
    Se tiver bons corrdores até à cozinha ou casas de banho consegue facilmente levar água e electricidade até essas divisões sem abrir roços. Se a casa tiver um pé direito elevado ainda melhor. Tenho andado a remodelar um apartamento com 35 anos que comprei e tenho adoptado algumas dessas soluções.
    Se precisar de alguma ajuda apite
  3.  # 3

    Note, ajuda em esclarecer na net que eu já tenho trabalho de sobra com a minha obra ...he he

    Ainda no que respeita a canalização tem três tipos de tubagem PPR (mais em conta trata-se de material soldado a quente - termofusão), Multicamada (Um pouco mais caro tem acessoórios de cravamento e de rosca) e inox. São os mais utlizados actualmente. Tem também tubo pex que em remodelações não me parece boa ideia pois exige curvas pouco prounciadas o que dficulta o aproveitamento de paredes e tectos para os colocar. Acho q até devem andar pelo chão.
    Na parte eléctrica a cablagem de tomadas deve ter toda 2,5mm e a de iluminação 1,5mm. As tomadas deverão ter circuitos directos ao quadro sem passar por caixas de derivação mas isso pode ser complicado numa remodelação. Na instalação de gás por lei acho que tem que andar no máximo a 20 cm do chão ou do tecto sempre a acompanhar a parede, não pode entrar dentro de arrecadações nem casas de banho, etc. Normalmente ninguém liga a isso (distância de 20 cm) é importante ter o termo de responsablidade do técnico. Num apartamento de 30 anos aconselho-a trocar o quadro eléctrico.
  4.  # 4

    Boa tarde.
    Acho que vou ter de comprar um "dicionário de obras", porque há termos que não conheço.
    As placas de Wallmate são as de esferovite?
    Obrigada pela ajuda!
 
0.0065 seg. NEW