Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,estou interessada em comprar uma moradia a pronto pagamento,sem intervenção de mediadores.sei que a referida moradia,ainda está por legalizar,no entanto o proprietário,já iniciou o processo,tendo já entregue na câmara,um projecto,elaborado por um engenheiro civil.será que posso comprar a casa,nesta fase de legalização e concluir o processo?poderei fazer a escritura,sem licença de habitação?que riscos corro?pedia o favor ,que me ajudassem,pois tenho poucos conhecimentos,nesta área.muito obrigada.
  2.  # 2

A legalização não é prevista por lei, o que existe são licenciamentos. Partindo do pressuposto que, a moradia é antiga mas posterior a 1951 (RGEU) e é toda ilegal, o que quero dizer com isto é que o projecto foi a licenciar, logo para ser aprovado tem de cumprir com o RGEU (Regime geral das edificações urbanas) e com os regulamentos municipais que possam existir. Portanto, se não cumprir, poderá haver a hipótese de nunca ser licenciado e de nunca ter a licença de utilização, sem que apresente um projecto de alterações e faça as obras e isso poderá ser um grande problema! O problema da maioria das construções ilegais é que raramente cumprem os regulamentos.

Se é ilegal não consta nas áreas registadas, logo na CPU e na Certidão de teor não vão lá estar, portanto vai comprar o que? Não existe.

O que eu faria era esperar que tudo se resolvesse na CM, mesmo que o proprietário e o Eng. lhe digam para avançar com o negócio e que vai tudo correr bem. Lá por ter entrado com projecto na CM não quer dizer que fique tudo resolvido. As legalizações são processos muito complicados de resolver.

Cump.
  3.  # 3

Obrigada pela informação,é que já fui á conservatória para marcar a escritura e logo me disseram que não poderia fazê-la, enquanto não tivesse licença de habitação.O vendedor ,logo soube que havia uma conservatória algures,onde se faziam escrituras,sem licença de habitação,no sentido de me coagir a fazê-la o mais rápido possível,pois em Janeiro ia pagar mais IVA.
    • 1255
    • 8 dezembro 2010

# 4

Cautela. É um risco muito grande comprar a casa nessas condições.
    Só se a casa for transaccionada com valor mesmo muito abaixo do valor de mercado. Mas é sempre de desconfiar.
    Não tenha pressa, mais vale pagar o acréscimo do IVA e fazer o negócio com segurança do que arriscar assim.
    Já pensou em contactar um advogado e fazer um contracto de promessa de compra e venda?
    O negócio até pode correr bem porque estas legalizações apesar de complicadas não são impossíveis. Tente saber mais junto da câmara sobre a viabilidade da legalização.

0.0055 seg. NEW