Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Pequena introdução: primeiro inverno na casa nova (nova é uma forma de dizer: na verdade é antiga mas completamente remodelada) e começaram as dores de cabeça com a água quente.

    Comprei um esquentador Vulcano Click HDG Ventilado de 18L, uma vez que as casas de banho ficam relativamente distantes do esquentador. Juntamente com o esquentador, optei por um sistema de retorno de águas, aliado a um circulador Grundfos uma vez que, não tendo acumulador e considerando a distância das casas de banho, pensei ser uma boa forma de não gastar muita água e de não ter de esperar muito pela água quente. Todo o sistema funciona, infelizmente (infelizmente pelo incómodo de ter de ir comprar as garrafas), a gás butano, uma vez que o prédio não dispõe de gás canalizado pois quase todos os vizinhos dispõem de sistemas de aquecimento eléctricos.

    O real problema: ultimamente, tenho verificado que, de acordo com o termómetro digital do esquentador, a água é aquecida entre os 35º, 36º, 37º o que é manifestamente insuficiente e "rapo" um frio descomunal no banho porque a água chega lá morna. A questão é que, se abanar a garrafa do gás, a temperatura "dispara" logo para os 45º ou 46º mas, minutos depois, volta ao mesmo.

    A que se pode dever esta situação? Será que, por via do frio, o gás tem preguiça de subir para o esquentador?? :-)

    Obrigado pela vossa atenção e respostas.
    • eu
    • 4 dezembro 2010 editado

     # 2

    Deixe ver se adivinho: usa as garrafas de butano "pluma", certo ?

    Se acertei em cheio, a solução é muito fácil: passe a usar gás propano, nas garrafas tradicionais em metal. As garrafas pluma de butano são um verdadeiro fiasco com temperaturas baixas, porque a garrafa arrefece, o plástico exterior mantém a garrafa fria e o gás não evapora.
  2.  # 3

    Olá "eu",

    Antes de mais agradeço a sua resposta.

    Utilizo garrafas de gás butano normal, 13kg, da Galp...
    • eu
    • 4 dezembro 2010

     # 4

    Então mude para propano que resolve o seu problema. O butano dá-se muito mal com temperaturas baixas...
  3.  # 5

    Eu estava a pensar adaptar o sistema de gás para garrafas 'pluma', após os comentários do "eu", fiquei com sérias dúvidas.. quer expandir a sua opinião com argumentos, caro "eu" ?
    • eu
    • 4 dezembro 2010 editado

     # 6

    Concerteza.

    O gás vem dentro das garrafas no estado líquido (no fundo da garrafa) e no estado gasoso (no topo da garrafa) a uma determinada pressão. Nós precisamos do gás no estado gasoso e a uma pressão mínima.

    O gás passa naturalmente do estado líquido ao estado gasoso, a partir de uma determinada temperatura mínima. Quanto maior a temperatura, mais fácil é esta transição.

    Ora qual é o problema das pluma? É que a passagem de um líquido ao estado gasoso absorve calor, ou seja arrefece o ambiente. Pode constatar isso ao usar um aerosol. Nunca reparou que quando usa um aerosol, a lata arrefece?

    Como as pluma são feitas de um material que isola termicamente o interior, o butano arrefece muito abaixo da temperatura ambiente e deixa de evaporar convenientemente. Com as garrafas tradicionais isto não se passa, porque o metal é bom condutor de calor e o gás está quase sempre à temperatura ambiente.

    Já agora, porque é que o propano é melhor?

    Temperatura de evaporação do butano: entre 0 a 5 graus
    Temperatura de evaporação do propano: a partir do 50 graus negativos

    (estes valores precisam de ser confirmados, mas é mais ou menos isto)


    Outra coisa: as pluma são mais caras e trazem menos gás que as garrafas tradicionais.
  4.  # 7

    Só um pormenor as 'pluma' são o mesmo preço que as de 13kg 'tradicionais', em relação ao trazer menos gás, tem toda a razão, trazem menos um quilo, ou seja 12kg de gás! Tenho aqui ao meu lado uma recente gestora de contabilidade duma grande empresa de gás a dizer-mo. A vantagem das 'pluma' é mesmo serem mais leves, e era aquilo que queriamos visto o local da garrafa situar-se no primeiro andar, mas se por troca tiver água morna em vez de água quente no duche (que se situa no 2º andar), penso que mais vale fazer um esforço e subir com a garrafa, ou pagar o 'serviço completo de entrega'.
  5.  # 8

    "Eu"

    Sempre ouvi dizer que as garrafas de gás propano serviam para exterior, agora percebo porquê.

    Também existem garrafas de 13kg de propano? Vende-se normalmente como o butano?

    Quanto aos equipamentos necessitam reajustes? Ou funcionam normalmente, bastando ligar a garrafa?
    • ExCiSe
    • 4 dezembro 2010 editado

     # 9

    Colocado por: japazul"Eu"

    Sempre ouvi dizer que as garrafas de gás propano serviam para exterior, agora percebo porquê.

    Também existem garrafas de 13kg de propano? Vende-se normalmente como o butano?
    Existem de 11kg. Sim, vende-se normalmente como o butano, vende-se é muito menos!

    Quanto aos equipamentos necessitam reajustes? Ou funcionam normalmente, bastando ligar a garrafa?
    Tem que se ter um redutor próprio.. tal como as 'pluma', ou como as garrafas de butano..
  6.  # 10

    Colocado por: ?existe uma pressão estática e uma pressão dinâmica estipulada pelo fabricante (esquentadores) se estiverem dentro dos valores está tudo bem,mas como de costume não estão...de certeza!!


    Então para cada casa, esquentadores diferentes, é isso? E como é que se avalia o melhor esquentador para a nossa casa?
  7.  # 11

    Colocado por: ?
    não se avalia..é tudo igual,o principal argumento é o prêço (fácil de comprar) depois pede-e ao "esquentador" aquilo que ele não consegue (?)


    sejam eles de 11,18l ou mais,os sintomas são sempre os mesmos....

    esquentadores,sempre que possível fujo deles...explicar hás pessoas o porquê de um esquentador não funcionar...


    Entao se a solução não é o esquentador, será o quê?
  8.  # 12

    Eu queria só agradecer a informação que foi aqui dada.

    Estava a dar em doida por causa do gás!
    Tinha comprado uma garrafa pluma e no início tudo bem, mas passadas 2 semanas estava a tomar banho (com água quente) mas passados 5/10 minutos a água passava a estar gelada. Comprei outra garrafa porque pensei que o problema fosse aquela estar a chegar ao fim (coisa que achava pouco provável porque no banho seguinte ela voltava a estar quente e depois arrefecia com a continuação). Aconteceu exactamente a mesma coisa.
    Pensei que o problema fosse a ventilação (pouco provável porque o esquentador está na varanda!).
    Finalmente comprei uma garrafa de gás propano, das normais. E até agora não voltou a acontecer isso (apesar de só ter a garrafa há 15 dias). Isto pôs-me um pouco de pé atrás porque se fosse da ventilação também teria de acontecer com esta garrafa.

    Ou seja, deduzo que isto aconteça por causa do frio (vivo no Porto). E pelo que li, parece que vou ter de guardar as garrafas plumas e gastar o gás quando chegar ao Verão. Estou mais contente por perceber que o problema não é nem do esquentador nem da instalação.

    Obrigada pelos esclarecimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 15 fevereiro 2012

     # 13

    Colocado por: salcantayparece que vou ter de guardar as garrafas plumas e gastar o gás quando chegar ao Verão.

    As pluma são um embuste ao consumidor!
  9.  # 14

    Sem dúvida. O gás é mais caro, a caução da garrafa também, e não aquecem a água da mesma forma.

    Já agora, só mesmo para esclarecer. Deduzo que o que acontece no meu caso é que existe algum gás no estado gasoso disponível mas que se vai gastando durante o banho e depois não se "forma" novo gás no estado gasoso devido ao frio, é isso?
    É que no dia seguinte volto a ter gás no estado gasoso. Mas volta a gastar-se rapidamente...
    Ou seja, eu sei que a garrafa tem gás, só não consigo é gastá-lo de uma forma contínua!
    • eu
    • 15 fevereiro 2012

     # 15

    Colocado por: salcantay
    Já agora, só mesmo para esclarecer. Deduzo que o que acontece no meu caso é que existe algum gás no estado gasoso disponível mas que se vai gastando durante o banho e depois não se "forma" novo gás no estado gasoso devido ao frio, é isso?

    Sim, é isso que acontece.
 
0.0174 seg. NEW