Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, como se converte Resistência térmica (m2K/W) em coeficiente de transmissão térmica (U - W/m2C),alguém sabe?

    O objectivo é saber quais destes dois tijolos de 24/25cm é mais eficiente termicamente:


    Tijolo térmico Artebel

    1,00 W/m2C

    ou


    Tijolo térmico Preceram

    1,07 m2K/W

    Obrigado
  2.  # 2

    Caro spark, o tijolo térmico Preceram de 24 cm de espessura tem as seguintes características:

    - Resistência térmica = 1,07 m2K/W;

    - Condutibilidade térmica = 0.22 W/mK

    - Coeficiente de transmissão térmica = 0,93 W/(m2ºC)

    Em relação ao bloco térmico da Artebel de 25 cm de espessura, tem as seguintes características:

    - Resistência térmica = 1,00 m2K/W;

    - Condutibilidade térmica = 0.25 W/mK

    - Coeficiente de transmissão térmica = 1,00 W/(m2ºC)

    Conclusões: O tijolo térmico da Preceram, com menos 1 cm que o bloco da Artebel tem prestações térmicas ligeiramente superiores(quase semelhantes). Portanto, o factor de escolha passará pelo preço, pela estéctica, pelo método de assentamento, entre outros.

    Cumprimentos.
    •  
      alv
    • 5 dezembro 2010

     # 3

    Vivam!

    Será que o spark quer saber é como se calcula?
    Bom se pretende saber o CTT do bloco di per si, é como diz o rui moreira, mas repare que se trata apenas de comparar valores absolutos.

    Na realidade, o que define o comportamento térmico de um qualquer material é a sua Condutibilidade Térmica (Lambada) que é, em termos que toda a gente possa entender a quantidade de energia que necessitamos de "injectar" num determinado material, supondo que teria um metro de espessura, para que ele pudesse aumentar de temperatura 1º C ou K entre as duas faces; É um pouco como os carros, mas ao contrário: Se é preciso gastar mais energia para aquecer um grau na outra face, em principio, significa que isola mais. Resumindo, quanto mais alto, melhor.
    A resistência térmica de qualquer material depende apenas da sua espessura e da sua condutibilidade térmica: Resistência=(espessura/Condutibilidade Térmica)
    Quanto ao Coeficiente de transmissão térmica , já tem a ver com áreas e refere-se á quantidade de energia que determinado material com determinada espessura perde por m2 de área. Obtém-se pelo inverso do R, mas cuidado, um tijolo não se aplica isoladamente; Ele é aplicado numa parede, normalmente rebocada em ambas as faces, normalmente uma delas interior e outra exterior e normalmente com outros elementos a compo-la.
    Assim o valor do Coeficiente de transmissão térmica linear duma parede (U) é dado pela soma inversa dos valores das diferentes resistências térmicas que compõem a parede, incluindo as suas resistencias térmicas superficiais internas e externas (Rsi=0.13 e Rse=0.04).

    Resumindo para determinar o CTT de uma parede com esses dois tipos de tijolos, com duas espessuras diferentes, seria qualquer coisa do tipo:
    U = 1/ (Rse+Rreboco ext+R tijolo + R de qualquer elemento (tantos quantos os elementos) +R reboco interior + Rsi)

    Bolas quis explicar isto de forma simples, mas parece.me que compliquei.
    Estou a fazer este texto sem rede, isto é, sem elementos de consulta, por isso caríssimos PQ, se escrevi alguma alarvidade, corrijam-me para eu editar.
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  3.  # 4

    Colocado por: sparkBom dia, como se converte Resistência térmica (m2K/W) em coeficiente de transmissão térmica (U - W/m2C),alguém sabe?


    Resist. Térmica = 1/U e vice-versa claro.
  4.  # 5

    Obrigado a todos pela resposta fiquei esclarecido!

    Já agora, qual dos dois tijolos acumulará mais calor (e por isso terá mais inércia térmica) considerando que são de materiais diferentes?
    Se fosse para vocês por qual optariam para uma casa com isolamento por ETICS, e porquê?
  5.  # 6

    Caro spark, porquê que escolheu sistema ETIC`s para isolamento da sua casa?
    Porquê que escolheu o tijolo da Preceram e o bloco da Artebel?

    Quanto mais massa e mais espessura tiver a envolvente exterior, maior será a inércia térmica.

    Cumprimentos.
  6.  # 7

    Colocado por: sparkBom dia, como se converte Resistência térmica (m2K/W) em coeficiente de transmissão térmica (U - W/m2C),alguém sabe?

    Fácil (aliás, devia deduzir-se pelos nomes das coisas)! :-)

    Resistência Térmica = INVERSO Coeficiente de transmissão térmica

    Exemplo: 1,07 m2K/W = 1 / 0,93 W/(m2ºC)
  7.  # 8

    Boas

    Convém não esquecer a Rse e a Rsi que o Alv mencionou.

    cumps
    José Cardoso
  8.  # 9

    Rui Moreira, o objectivo era precisamente ter inércia térmica, para tirar partido dos ganhos solares de inverno e tirar partido das temperaturas médias agradáveis no verão na minha zona.

    Luis KW, também pensei dessa forma, a minha dúvida foi em relação a estar em unidades diferentes, mas já vi que o facto de estar em ºCelsius ou Kelvin é indiferente porque o diferencial de 1ºC=1K.

    José Cardoso, relativamente a Rse e Rsi, o meu entendimento foi que, independentemente dos valores do U serão sempre menores, quanto maior for a resistência térmica dos tijolos, porque somam todas as resistências constituintes da parede em denominador. Depreendo daí, que interessa sempre ter o maior os tijolos com a maior resistência térmica, estou correcto (obviamente para os mesmos valores de Rse e Rsi)?
  9.  # 10

    Boas

    Está correcto.

    cumps
    José Cardoso
    •  
      alv
    • 7 dezembro 2010 editado

     # 11

    Vivam!

    E se forem elementos construtivos como parede exteriores ou interiores, pavimentos e coberturas, convém não esquecer as resistências Superficiais para determinar o U

    "Fassam" parte
  10.  # 12

    Boas

    1ºK = 273ºC


    É um preciosismo, mas aqui fica:

    K= ºC + 273,15

    cumps
    José Cardoso
    Concordam com este comentário: augusto1988
  11.  # 13

    Boa Noite, encontrei este forum um bocado por acaso e reparei que o post é de 2010 mas estava e estou a procura de uma explicação para o coeficiente de transmição termica (como calcular - passo a passo);
    isto por que amanha vou ter um prova de instalações técnicas, em que de certeza vai sair para se calcular e tanto eu como os meus colegas andamos as arranhas com isto por que o prof só falou disto em duas aulas e um bocado por alto.

    Vou deixar aqui uma imagem de um exercicio como exemplo, se alguem me fizer o favor de resolver e explicar-me para eu transmitir aos meus colegas ficava-vos muito agradecido

    Desde já obrigado.
      Sem Título 2.png
    • tc82
    • 5 março 2022

     # 14

    Boa noite,

    Desenterrando este tópico.
    Comparando um Bloco térmico de 20cm com Coeficiente de transmissão de 1.30 W/m2cº com um tijolo térmico de 19cm com um resistência térmica de 0,90 m2 K/W diriam que o tijolo seria bastante superior ao bloco?

    Obrigado
    TC
  12.  # 15

    Sim. 37%.

    Mas em preço poderá não compensar..poderá valer apena colocar ética de 80 em vez de 60 por exemplo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tc82
    • tc82
    • 5 março 2022

     # 16

    Colocado por: RicardoPortoSim. 37%.

    Mas em preço poderá não compensar..poderá valer apena colocar ética de 80 em vez de 60 por exemplo


    Obrigado,

    Vai levar ETICS de 10.
    Assumindo este pressuposto faz muita diferença a escolhe entre o tijolo e o bloco?
  13.  # 17

    Não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tc82
  14.  # 18

    R = e / λ
    Onde:

    e = Espessura do Material (m)
    λ = Condutividade Térmica do Material (W/K·m) (segundo cada material)
 
0.0200 seg. NEW