Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma casa antiga ( deve ter pelo menos uns 80 anos ) e recentemente descobrimos que está a entrar umas pingas de agua por umas rachas que apareceram nos tectos dos quartos. Pedimos a um construtor de confiança para vir verificar o telhado e descobrimos que foi feito em madeira , com as telhas antigas directamente em cima de umas barras - que agora estão a ficar podres.
    A solução apresentada foi "destapar" a casa, fazer uma estrutura em metal, onde agora existe a madeira a ficar podre, voltar a cobrir com telha e reconstruir os tectos antigos em pladur.

    A minha primeira preocupação é que a casa é muito antiga e não tem laje. Mesmo do primeiro para o 2ªndar, o chão é em madeira e as divisórias dos quartos são preenchidas em ripas de madeira e estuque. Ao contrário, as paredes exteriores têm uma espessura de quase uma pessoa.

    Esta solução apresentada pelo construtor é boa do ponto de vista de estabilidade do telhado? ( Não seria necessário pelo menos um apoio vertical? ) È que parece-me que ele quer pôr tudo a assentar nas paredes da casa...

    Como os tectos são muito altos, se conseguisse aumentar a altura do telhado, conseguia um sótão com uma vista linda, mas como implementar isso , nesta casa ?
    C
  2.  # 2

    A solução apresentada pelo seu construtor, excluindo uma estrutura novamente em madeira, é a adequada.
    Edificios antigos, com alvenarias autoportantes, não são grandes candidatos a soluções em betão, pois vai aumentar consideravelmente o peso sobre essas paredes.
    Uma solução viável e relativamente económica e totalmente compatível com a sua situação é uma estrutura autoportante em aço ligeiro, vulgo light stell frame.
    A Tectum, tem soluções integradas para o seu problema. Veja aqui no link:
    http://www.construlink.com/LogosCatalogos/lusoceram_Tectum.pdf

    Aconselho SEMPRE, antes de aplicar o sitema, efectuar um lintel de regularização e confinamento em Betão armado.

    Como complemento a essa cobetura que vai substituir, eu aconselho a aplicação de sub-telha, por foram a melhorar o comportamento da cobertura(impermeabilização).
    Também deve aproveitar e colocar um isolamento térmico DIRECTAMENTE sobre esses tectos (laje de esteira), pode ser uma lâ mineral, com densidade mínima de 40kg/m3 e 60mm de espessura.


    Aumentar a altura do telhado implica entrega de projectos na Câmara, etc...
    Boas obras.
    •  
      alv
    • 5 dezembro 2010

     # 3

    Vivam!
    Concordo claramente com o Pedro Barradas, excepto no tipo de isolamento térmico da cobertura, que numa situação dessas optaria sempre por um XPS antes da subtelha, isto é sobre a estrutura metálica.

    Quanto ao aproveitamento do sótão, se modificar a cobertura, o que já vi fazer em situação dessas descritas pelo MMPAGM ( Cada nick mais complicado) foi o seguinte:
    Retirámos todo o forro e miolo do ultimo andar, soalho e barrotame menor do sótão. Depois colocáram um barrotame novo exactamente sob o antigo, mas cerca de um metro abaixo, ficando o pé direito do último andar com cerca de 2.5m, e o sótão com um pé direito generoso, habitável, refizam as divisórias do último andar e compartimentando e forrando o sótão, ganhando assim um espaço habitável.
    É claro que este tipo de obra é "ilegal", teria de ser comunicada e licenciada pela CM,uma vez que está a alterar a ária útil da habitação, alterando a sua compartimentação interior, mas como se trataram de obras interiores... Não se atreva a fazer uma coisa destas sem estar devidamente acompanhado por alguém experiente e que perceba do assunto. Fazer isto com caroqueiros pode trazer chatices....

    "Fassam" parte
  3.  # 4

    Atenção que eu não estou a contar com o aproveitamento do sotão. Já que são necessários os devidos projectos.
 
0.0104 seg. NEW