Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    tenho uma torneira Sanindusa modelo Alfa:
    http://www.tec.sanindusa.pt/index.php?op=detalhe&id=c058f544c737782deacefa532d9add4c&codigo=&serie=0&tipologia=3&subtipologia=0&mode=1

    que recentemente começou a pingar.

    Já consegui remover a torneira no entanto não consigo chegar ao interior da mesma.

    Pelo que pesquisei deveria ser capaz de retirar uma pequena tampa que existe na parte da frente da torneira para aceder a um parafuso mas até ao momento não o consegui fazer.
    Existe algo mais que possa fazer para conseguir repara a torneira?

    Obrigado.
    •  
      alv
    • 5 dezembro 2010

     # 2

    Vivam!

    Aqui entro na minha qualidade de "bricolista" militante.
    Hugo, basta retirar essa tampinha da frente e com uma chave sextavada interior desapertas o manípulo.
    Depois desaperta a tampa e substitui o cartucho que entretanto deve ter consigo. Esses cartuchos cerâmicos riscam-se facilmente com qualquer areia e não se conseguem reparar.
    O que vale é que geralmente os cartuchos são universais para a mesma marca e por isso relativamente baratos.
    Como recomendação aconselho-o e a quem nos ler, que disponham de torneiras mono-comando de cartuchos cerâmicos que instalem à entrada da rede dentro de casa um sistema de filtros de impurezas. É barato e eficiente.
    "Fassam" parte
  2.  # 3

    esses cartuchos compram se no aki custa 5 euro
  3.  # 4

    Caro Hugo V,

    Vimos por este meio dar resposta à sua questão. Se a torneira já tem algum tempo (anos) e só agora começou a pingar, provavelmente é o cartucho (de cerâmica) danificado (eventualmente por areias ou impurezas duras na tubagem). Nesse caso tem de proceder á substituição do cartucho.

    Modo de procedimento:
    0 - Fechar a alimentação de água à torneiras;
    1 - Retirar tampa (dístico redondo) situado na parte inferior do manipulo do lado da frente (com utensílio pontiagudo) procurando não danificar o mesmo nem o manipulo;
    2 - Com uma chave umbrako (sextavado exterior) (2,5) inserir a mesma pelo furo onde estava o dístico e desapertar parafuso interno até manípulo sair;
    3 - Após manípulo retirado, desapertar campânula superior da torneira (que está por baixo de manipulo). Deverá desapertar manualmente.
    4 - Aparece uma porca. Com chave de 30, desapertar e retirar porca;
    5 - Retirar cartucho, puxando na vertical (se for difícil a extracção do cartucho, recorra ao uso de um alicate puxando sempre na vertical) - atenção: "não rode" ;
    6 - Verifique o estado de limpeza interior da torneira e insira o cartucho novo (ref. 5A000301), tendo em atenção que os dois pinos guia deverão encaixar nos dois furos da torneira;
    7 - Para melhor facilidade de montagem lubrifique (com vaselina) os O'rings do cartucho, (verificando se não falta nenhum) pressionando o mesmo para baixo até ao encaixe total;
    8 - Apertar a porca;
    9 - Abrir alimentação de águas;
    10 - Proceder à abertura do cartucho e verificar se está correcto
    11 - Apertar campânula;
    12 - Inserir manípulo e apertá-lo com parafuso;
    13 - Inserir a tampa;

    Nota: convém proceder à montagem de modo a garantir que os o'rings/vedação inferior do cartucho não saiam do seu alojamento durante a montagem, pois se tal acontecer a torneira não ficará a vedar.

    Em caso de dificuldade, poderá contactar-nos através do telefone: 234 940 250 ou via e-mail [email protected]

    Cumprimentos,
    Elsa Gala
    Sanindusa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  4.  # 5

    Obrigado pelas respostas.

    O meu problema foi no ponto "1 - Retirar tampa (dístico redondo) situado na parte inferior do manipulo do lado da frente (com utensílio pontiagudo) procurando não danificar o mesmo nem o manipulo".
    O problema que tinha é que a tampa estava bastante para dentro e não consegui retirar facilmente a dita tampa (só consegui depois de a danificar significativamente).

    Vou agora tentar comprar um cartucho e uma tampa nova.

    Obrigado.
    •  
      alv
    • 6 dezembro 2010

     # 6

    Vivam!

    Até que enfim uma "bricolista" à altura! A Elsa Gala!

    Que pena não ter material da sanindusa na minha casa que tirava já um curso de manutenção preventiva de torneiras, válvulas, autoclismos, descargas de duche e tudo o que mais eu pudesse!!!!!

    Qual Rodolfo, qual carapuça!

    "Fassam" parte
    •  
      alv
    • 6 dezembro 2010

     # 7

    Vivam!

    Caramba, onde está o vosso humor?

    "Fassam" parte
  5.  # 8

    Retomo este topico, já antigo para pedir ajuda na reparação da torneira da cozinha, monocomando. O problema é que logo após a abertura o manipulo vai descendo, até que fecha mesmo. Até aqui era so no lado da água quente, mas agora está a ficar também no lado da água fria. Há forma de reparar? ou compro uma nova?
 
0.0135 seg. NEW