Iniciar sessão ou registar-se
    • jmaia
    • 6 dezembro 2010 editado

     # 1

    Boa tarde.
    Já pesquisei aqui no forum e como não encontrei nada que me esclarece sobre este assunto, posso eu próprio construir o meu bastidor, isto é, colocar uma régua, switch, fonte de alimentação etc que em vez de usar a caixa ITED ?
    Uma vez que tenho acesso a um switch 24 portas com poe e possibilidade de ligar fibra, e como pretendo ligar câmara ip seria uma solução interessante, o meu problema é se isto passa em vistoria.

    Cumprimentos,
    Jose Maia
  1.  # 2

    Boas,

    Isto parece-me uma solução interessante. A mim interessava-me principalmente para ligar aí o router da Internet e TV por cabo e ligar também um disco rígido externo, para aceder a fotos, filmes, trabalho, a partir de qq computador em qq parte da casa. Será que posso fazer isso na caixa ITED, ou teria mesmo que ser com uma solução como a sua?
  2.  # 3

    Colocado por: aleixomatosBoas,

    Isto parece-me uma solução interessante. A mim interessava-me principalmente para ligar aí o router da Internet e TV por cabo e ligar também um disco rígido externo, para aceder a fotos, filmes, trabalho, a partir de qq computador em qq parte da casa. Será que posso fazer isso na caixa ITED, ou teria mesmo que ser com uma solução como a sua?


    Basicamente queria fazer isto desta forma pq na caixa ited não cabe lá nada...
  3.  # 4

    E esta sugestão: https://forumdacasa.com/?CommentID=73470

    Na mesma discussão verá que há que sugira um bastidor, em vez da caixa ATI
  4.  # 5

    Havendo espaço é sempre melhor um bastidor e pode usá-lo sem qualquer problema.
    Tenha só em atenção para que o projecto ITED assim o diga.
  5.  # 6

    Se o projecto referir a colocação de um bastidor, em vez da caixa ATI... é o bastidor a usar, caso contrário corre o risco de não passar na inspecção.
  6.  # 7

    .... e se colocar um bastidor ao lado da caixa ATI? :-)
    A inspecção poderá implicar?
  7.  # 8

    Colocado por: mafgod.... e se colocar um bastidor ao lado da caixa ATI? :-)
    A inspecção poderá implicar?


    Não tenho a certeza, mas ai penso ser duplicação de activos... mas um bastidor com os seus componentes (servidores, tomadas...) não deixa de ser um activo como o é um computador ou uma impressora, logo, julgo que a inspecção não irá interferir.
  8.  # 9

    "Não tenho a certeza, mas ai penso ser duplicação de activos... mas um bastidor com os seus componentes (servidores, tomadas...) não deixa de ser um activo como o é um computador ou uma impressora, logo, julgo que a inspecção não irá interferir. "

    - era isto que necessitava de saber, pois no projecto está a caixa ITED
    JMaia
  9.  # 10

    Altere o projecto ited.
    As caixas ited deviam ser proibidas!
  10.  # 11

    Colocado por: LuisPereiraAltere o projecto ited.
    As caixas ited deviam ser proibidas!


    Ok.
    Se optar pela alteração ao ITED existe no mercado algo para ligar a distribuição da TV.
    No que diz respeito a rede não há problemas, pois percebo desta materia, agora tv :(

    JMaia
  11.  # 12

    Colocado por: LuisPereiraAs caixas ited deviam ser proibidas!


    Boas,
    Como estou neste momento em vias de começar a construção da minha futura vivenda (tenho o projecto de arquitectura na câmara) pode dizer porque deveria de ser proibido a instalação das caixas ITED???
  12.  # 13

    Altere o projecto ited.
    As caixas ited deviam ser proibidas!


    Acho que está a querer dizer que as caixas ATI deveriam ser proibidas. Mesmo assim discordo, porque nem todas as pessoas tem conhecimentos para usar o bastidor como uma mais valia. Deste modo, mais vale haver uma solução standard do que nada...
    O ITED (INFRAESTRUTURAS DE TELECOMUNICAÇÕES EM EDIFÍCIOS) garante que as infra-estruturas estão lá, isto é, já ninguém questiona o quão vantajoso é ter pontos de acesso LAN em casa, com a possibilidade de trocar esses mesmos pontos por acessos para telefone, conforme o gosto ou necessidade. Ou mesmo de ter um ponto com recepção satélite e depois distribuir o sinal descodificado por outras tomadas TV.

    cumps
  13.  # 14

    Boas

    jmaia pode alterar a instalação de ATI para BASTIDOR mas convém dar conhecimento ao projectista pois os cálculos para a rede coaxial podem variar consoante a marca do equipamento que vier a ser colocada no bastidor.

    Se for só troca por troca basta no REF fazer referencia a esta alteração e justificá-la.

    cpts
    kakai
  14.  # 15

    Colocado por: jmaiaSe optar pela alteração ao ITED existe no mercado algo para ligar a distribuição da TV.
    No que diz respeito a rede não há problemas, pois percebo desta materia, agora tv


    sim existem soluções com painéis de distribuição para sinais coaxais, consulte TELEVES ou TAISTEL, passe a publicidade

    e se colocar um bastidor ao lado da caixa ATI?
    é sim possível colocar uma caixa de activos ou outros com ligação ao ATI por um ou mais tubos, mas penso que é preferível ter um único bastidor de 400mm ou 300mm de profundidade e assim faz as 2 funções e fica mais arrumado sem ir contra o manual, agora tem é que estar assim definido no projecto caso contrario é uma não conformidade,
    atentamente
    Jorge Alves
  15.  # 16

    Excerto da memoria descritiva de um projecto ITED:

    "Preferencialmente, o ATI será constituído por um armário bastidor.
    ...
    O ATI é, ao nível do fogo individual, o elemento de centralização e flexibilização de toda a
    estrutura de telecomunicações, pelo que deve estar preparado para receber do exterior as
    tecnologias de comunicação disponíveis suportadas em pares de cobre, cabo coaxial e fibra
    óptica. Para além de criar condições físicas de transmissão e flexibilização, poderá permitir
    complementá-las com equipamentos que possibilitem a codificação/descodificação e gestão de
    sinalização de suporte a serviços, distribuindo-os por diferentes áreas. Este conceito, há muito
    aplicado em bastidores de cablagem estruturada, faz coexistir de forma associada
    equipamentos activos, como conversores electro-ópticos, roteadores (routers), comutadores
    (switchs), Posto Privado de Comutação Automática (PPCA), entre outros."
 
0.0191 seg. NEW