Iniciar sessão ou registar-se
    • kami
    • 24 agosto 2008

# 1

Boas

Não sei como se escreve por isso perdoem-me o termo "xapiscada"... é como ouço por aqui...

Venho pedir a vossa ajuda... pois a minha mãe... tem uma casa com 20 anos em que na altura se usava o "xapisco" no exterior... entende-se por xapisco uma projecção de cimento com areia grossa sobre as paredes exteriores para dar aquele efeito engraçado... em que ninguém se pode encostar às paredes senão arranham-se todos tais são os bicos provocados pela areia grossa... lolol... manias da época e que os meus pais foram atrás....

O que se passa é que a minha mãe tem uma casa de 10x10 r/ch e 1º andar e tem as paredes com "xapisco grosso" e não sei se não vale mais a pena rebocar a casa toda e depois pintar... ou simplesmente pintar aquele "xapiscado"...

O meu raciocinio é o seguinte: com o dinheiro que se vai poupar na pintura duma parede lisa (tinta+mão de obra) já dava uma ajuda para o reboco... e se rebocar + pintar ficar até 25% mais caro... penso que preferia essa solução...

Alguém sabe como andam os preços das pinturas e do reboco?

Isto que disse faz algum sentido? Ou nem vale a pena pensar no reboco... pois vai ficar sempre muito mais caro (+ de 25%) ?

Cumps

Kami
  1.  # 2

Aplicar reboco por cima desse xapiscado, não é solução, porque a espessura mínima da argamassa é de 1.5cm o qu provavelmente iria fazer com as guarnições das portas ficassem fundas. Olhe para as guarnições das portas e meça 1,5cm e veja se não ultrapassa. Pior, é que os rebocos não dão acabamento liso, sendo necessário depois aplicar uma camada fina de estuque. Para ajudar á festa, rebocar e uma actividade muito suja e irá gastar muito dinheiro em protecções de pavimentos e madeiras

Para isso, mais vale estucar, até porque o estuque permite espessura menores. Cortam os bicos maiores para não terem de encher muito, fica com acabamento liso á primeira e depois pinta ou não. Sendo um barramento manual, é muito mais limpo que o reboco. è a diferença entre ter a casa em estado de sítio e uma casa em obras.

A primeira solução de reboco + barramento + pintura custa apx 7,5+3+5 = 15,5€/m2
    A segunda solução de estuque + pinturas custa 7,5+5 = 12,5€/m2

Se a casa tiver salitre, ai terá de pensar noutras soluções

Obviamente que existem argamassas para reboco que permitem acabamentos finos, mas são pouco económicas.

Cumps
    • kami
    • 24 agosto 2008

# 3

Boas

Obrigado pela resposta... mas penso que me entendeu mal... as paredes a que me referia são paredes exteriores!
    Por isso eu falei apenas em reboco... qd fala em estuque refere-se a gesso não é?
    As paredes interiores da casa são paredes com reboco tradicional liso... mas essas não vão ser para mexer, nem para pintar para já (foram pintadas à cerca de 7 anos por mim)... e neste momento a pintura ainda está aceitável e também não se vai mexer nelas por falta de tempo ($$$$) ;)

Aquilo que tá mesmo muito mal são as tais paredes exteriores com xapisco muito grosso... que já tem uma pintura com mais de 20 anos...

Em relação às guarnições... aqui esse poblema já não se mete... pois o que vai acontecer é os aros das portas e janelas ficarem "aparentemente" mais pequenos por fora da casa...

Será que 25% a mais do que a pintura de xpiscado é suficiente para rebocar e pintar liso?

Cumps

Kami
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando_Silva
  2.  # 4

Pois ...

Colocado por: kamiSerá que 25% a mais do que a pintura de xpiscado é suficiente para rebocar e pintar liso?

Não não chega e nem pense em fazer isso. Se é exterior terá de ver alguns aspectos, para não gastar dinheiro 2 vezes.

1- Bata com o cabo de um martelo na parede e veja se ouve sons ocos. Se existirem, dependendo da extensão, pique tudo e reboque e pinte de novo, senão reboca por cima de uma base oca e manda dinheiro á rua. Geralmente quando ele começa a desagregar da base, já não estará em condições

2 - Se quer pintar por cima do existente, terá de lavar com máquina de jacto de água a alta pressão, para arrancar toda a tinta semi solta, senão a tinta nova vai-se agarrar a ela. Sabe o que significa?

3 - Rebocar pr cima de rebocos antigos pintados, raramente dá bom resultado, Têm de se criar aderência entre camadas diferentes de rebocos e ao contrário do que se pensa o reboco é mais liso (microscópicamente) que o estuque. è por isso que as pinturas exteriores descascam mais fáclmete que as interiores

Só se pegar numa picadeira e for picando a parede superficialmente, para criar aderência, mas vi fazer isso e assim que o sol apertou, sairam lâminas de argamassa pintadas de ambos os lados. Existem obviamnete aditivos de aderência para essas coisas, mas .....

Cumps
  3.  # 5

de acordo com a minha experiencia, vou ter k desacordar com o paulo correio (nao me leve a mal claro).
    rebocar em cima de outro reboco leva a mau resultado quando este é mal feito ou as condições nao forem as melhores.terá que se ver se existe o tal oco, ou seja se o reboco está agarrado á parede ou nao. se estiver, terá que se lavar com maquina de pressão e aplicar uma resina de aderencia e depois então rebocar e pintar.estaremos então a falar de espessuras de 1 a 1,5mm.com reboco areado fino.caso nao tenha aderencia, terá de se picar. Nós ja executamos alguns trabalhos desses e ate á data nunca houve nenhum problema. a nivel de custos estamos a falar de, lavar e aplicar resina e rebocar, de 12 euros/m2 e pintar em cerca de 5.5 euros m2 a 6 euros. isto com andaimes e limpezas..
    Cumprimentos
  4.  # 6

Frederico

Esteja á vontade para discordar, desde que justifique o porquê, afinal andamos todos a ver se aprendemos.

Eu vi fazer trabalhos com a resina que referiu, mas ou por má execução ou por outra razão, quando fomos pintar, o reboco de 2ª fase saltou. Na altura pareceu-me que os artistas deram a resina e foram almoçar, atitude pouco esperta no verão alentejano, mas como não eram meus subempreiteiros, nem quis saber. Afinal aquilo rendeu um belissimo trabalho a mais.

Depois, essa é uma solução para profissionais, não para ser feito pelo pedreiro que vai lá ao fim de semana, dai nem sequer considerar ea
    solução, para este caso

Cumps

Não quis saber, porque esse trabalho me foi retirado porque havia alguém que fazia mais barato e nesse caso, não seria eu a verificar a qualidade da execução. Já que o responsável quis poupar, que fosse ver.
  5.  # 7

Um dos inconvenientes da resina é que faz o efeito contrario se nao for aplicado o reboco no tempo certo. ou seja se nao aplicarem o reboco no tempo correcto em vez de agarrar o reboco vai rejeita lo, porque vai ficar vidrada e sem aderencia nenhuma. penso que foi o que aconteceu no caso que viu..
    Cumprimentos
  6.  # 8

Exacto, foi isso que aconteceu

Já agora, como se chama essa resina e preço disso?

Cumps
  7.  # 9

Mas amigos... sendo o reboco exterior, tipo tirolês... o Chapisco é diferente... não é acabamento.
    Parece-me ser bastante, lavar com maquina alta-pressão as paredes, removendo a tinta existente mal aderida e execuar um reboco tradicional... a superficie do reboco tirolês parece-me ter rugosidade suficiente para colmatar qualquer tipo de destacamento...
  8.  # 10

existe varias resinas. tem da topeca o topfix que anda á volta de 60€ balde de 20kg. tem um consumo de 300g por m2 mais ou menos..depois tem outras resinas da lusomi que tambem aconselho.Apesar de ser um reboco tipo tirolês, cheio de irregularidades, aconselho sempre o uso de uma resina.assim o trab fica com outras condições e ficamos descansados.
    • aasc
    • 25 setembro 2008

# 11

Boa tarde.
    Concordo com ambos, mas quando se quer rebocar uma superficie, já pintada, tem que se ter o cuidado de ver 1 o que lá está. Se é uma tinta de areia por ex. terá qua tirar todas as partes que estejam friaveis pois a tinta de areia tem um tempo de vida muito curto, pois a areia tem tendencia a apodreçer, e desprender da parede.
    Fazendo se essas operações é obvio que terá que fazer uma sondagem ao suporte onde vai aplicar o reboco.Depois de verificado que não há partes ocas, e se o suporte for de cimento pode perfeitamente dar um reboco projectado sobre a parade, veja ou atire um copo de agua para a parede e veja se ela escorre ou se chupa, ( evapora ), se evaporar o suporte e poroso e pode aplicar directamente, o reboco hidrofugado, se escorrer, tem que lever um promotor de aderencia dado á trincha ou ao rolo, esse promotot de aderencia premite fezer a projecção nas proximas 2, a 4 horas, terá que ter pelo menos 1,5de enchimento.

Cump.
    • joge
    • 10 dezembro 2009

# 12

Olá, sou o jorge eu como profissional nesta matéria, aconcelho o sistema capoto que é um isolamento térmico e que no final leba uma massa já com cor, que já não é preciso pintar,e para paredes salitradas e velhas é o edial,e mais a mais sou pintor.
    • palomo
    • 11 dezembro 2009 editado

# 13

lavagem da parede 1,5 euros metro
    aplicação da resina 3,00 euros metro
    reboco 6,00euros metro
    pintura 4.50euros metro
    [pub]contacto 219555277 ou 918215549
    somente para lisboa e região[/pub]
  9.  # 14

O tópico já é antigo, por isso reavivo-o perguntando qual será o custo atual de transformar uma parede que está em tijolo ou bloco hidrofugo em algo pronto a receber pintura.
  10.  # 15

Colocado por: inquilinoptO tópico já é antigo, por isso reavivo-o perguntando qual será o custo atual de transformar uma parede que está em tijolo ou bloco hidrofugo em algo pronto a receber pintura.

Ou seja, chapiscar e rebocar com argamassa de cimento para receber pintura.

Dependendo das quantidades e condições do trabalho, o custo deverá rondar os 9€/m2+ IVA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: inquilinopt
  11.  # 16

Obrigado pela resposta.
    Esse valor inclui mão de obra e material?
  12.  # 17

Colocado por: inquilinoptEsse valor inclui mão de obra e material?

sim, mas dependendo das condições do local de execução, poderá não dar para incluir o fornecimento montagem e desmontagem de andaimes... ( durante as operações de reboco e depois para a pintura)
  13.  # 18

OHó Pedro esse valor dos 9 € mais IVA não pra rebocar a parede e pintura. Para reboco, materiais e andaimes dá. Força
  14.  # 19

Neste caso seria para rebocar paredes interiores, onde imagino que não haja necessidade de montar andaimes (para um pé direito de 2.6 - 2.8m).
  15.  # 20

Colocado por: Valter76OHó Pedro esse valor dos 9 € mais IVA não pra rebocar a parede e pintura. Para reboco, materiais e andaimes dá. Força

o valor era sem a pintura.. ora lei lá isso bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Valter76

0.0264 seg. NEW