Encontro-me em processo de compra de casa, tendo crédito aprovado na caixa galicia e a aguardar o resultado da avaliação do imóvel.
Visto estar a aproximar-se o final do ano, estou na dúvida se devo apressar-me e efectuar a escritura em 2010 ou arrastar o processo para os primeiros dias de 2011. À primeira vista fazendo já a escritura perco um ano de isenção de IMI, por outro lado, tendo em conta o aumento dos impostos e medidas de austeridade poderei ficar prejudicado caso a mesma seja feita já em 2011 (não tenho ideia do impacto).
Tendo em conta os valores que apresento a seguir, agradecia a vossa opinião:
Valor crédito: 120.000EUR Valor escritura: 120.000EUR
Outras despesas: Abertura: 0EUR Avaliação: 175EUR + IVA (PAGO) Registos: 500EUR Escritura: 437.12EUR Imposto de Selo: 720EUR Imposto de Selo de Aquisição: 960EUR IMT: 591.64EUR
Já agora, aconselham-me a utilizar o serviço casa pronta? Pouparia algum dinheiro, ou seria mais dispendioso? Seria mais rápido ou mais lento o processo de marcação de escritura?
Aconselho em janeiro de 2011. Poupa o IMI de 2010 e não estou a ver nenhum acréscimo de custos devido ao adiamento. Valor da escritura na casa pronta com financiamento bancário 600€. Quem é que lhe deu o valor de 437.12€ para a escritura? e será feita onde?