Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Moro no r/c dum prédio de três andares situado nos arredores de Lisboa e que data dos anos oitenta.
    Há já alguns anos mudou-se para o 1º andar uma nova família.
    Os meus vizinhos de cima fazem grelhados num fogareiro a carvão que colocam em cima dum fogão a gás, com o exaustor a funcionar. O fumo em vez de subir, desce para a minha cozinha, de tal maneira que temos que sair de casa para não inalarmos os fumos.
    Não sei se o problema é apenas dos grelhados ou do mau funcionamento do exaustor que compraram.
    Eu não tenho exaustor e até eles chegarem nunca tinha sido necessário, pois nunca tinha tido problemas com fumos.
    Eles estão ao corrente da situação, mas como não são eles que devem de inalar o fumo, parecem não se importar muito.
    Já falei com os meus senhorios a esse respeito, prometeram falar do assunto, mas não sei se eles vão conseguir fazer qualquer coisa.
    Como devo proceder se o problema se mantiver?
    Na vossa opinião, se mandar colocar um exaustor, o problema fica solucionado?
  2.  # 2

    Pois, não tem exaustor , devia.

    Ou temos as chaminés antigas que têm boa tiragem, ou tem mesmo de ter exaustor.

    Tambem parece que não têm chaminés separadas como deviam ter!




    Colocado por: fumador passivoBom dia.
    Moro no r/c dum prédio de três andares situado nos arredores de Lisboa e que data dos anos oitenta.
    Há já alguns anos mudou-se para o 1º andar uma nova família.
    Os meus vizinhos de cima fazem grelhados num fogareiro a carvão que colocam em cima dum fogão a gás, com o exaustor a funcionar. O fumo em vez de subir, desce para a minha cozinha, de tal maneira que temos que sair de casa para não inalarmos os fumos.
    Não sei se o problema é apenas dos grelhados ou do mau funcionamento do exaustor que compraram.
    Eu não tenho exaustor e até eles chegarem nunca tinha sido necessário, pois nunca tinha tido problemas com fumos.
    Eles estão ao corrente da situação, mas como não são eles que devem de inalar o fumo, parecem não se importar muito.
    Já falei com os meus senhorios a esse respeito, prometeram falar do assunto, mas não sei se eles vão conseguir fazer qualquer coisa.
    Como devo proceder se o problema se mantiver?
    Na vossa opinião, se mandar colocar um exaustor, o problema fica solucionado?
  3.  # 3

    As chaminés são antigas e tinham boa tiragem, só deixaram de ter quando os novos vizínhos chegaram, a menos que o actual problema tenha outra origem.
  4.  # 4

    partindo do principio que não houve mais nenhuma alteração na estrutura da chaminé, e que a mesma está livre (sem obstruções) para resolver o seu problema basta colocar um exaustor,
    1º fazer de barreira aos fumos provenientes de outros pisos quando desligado,
    2º e quando ligado garantir a tiragem do ar da sua própria utilização,
    ter em atenção que se existe mais um inquilino a usar a mesma conduta, também ele vai ter que instalar um exaustor,
    atentamente
    Jorge Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fumador passivo
  5.  # 5

    Colocado por: fumador passivoAs chaminés são antigas e tinham boa tiragem, só deixaram de ter quando os novos vizínhos chegaram, a menos que o actual problema tenha outra origem.


    Se o fumo retorna é porque a saída é deficiente. Pode ser culpa da chaminé. Ou então o tubo de ligação do seu vizinho não está a "apontar" para cima como deveria.

    Ou então eles têm um exaustor mto potente ao ponto da chaminé não "dar resposta" a tanto caudal.

    O melhor é comprar um exautor e fazer o mesmo que ele, assim leva ele com o seu fumo.

    Deve colocar uma válvula anti-retorno se o seu exaustor novo não a trouxer de origem, caso contrário o seu exaustor de nada servirá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fumador passivo
  6.  # 6

    Boa tarde,

    tenho um problema paraecido: Moro no 1º andar num prédio de 2. quando a vizinha de baixo cozinha (tem exaustor e cadeira como eu). O bloco onde moro tem 2 apartamentos de cada ladao (entrada comum para 4 apartamentos - R/C e 1º Andar).

    Já veriquei no telhado que existem 4 "tubos" na " chaminé" para os 4 apartamentos (aparentemente 1 para cada apartamento). A chaminé tem ainda em cima uma girândola para ajudar à extracção. Acontece que, aparentemente, está a existir retorno de cheiro, da vizinha de baixo, pela tubo de saída de ar da minha caldeira. Quando ligo o meu exaustor ainda piora. Apenas quando ligoa a caldeira é que o cheiro se atenua.

    Será problema da forma como está a Construída a chaminé (parecido com 1 cubo com 4 saídas de ar laterais ; no interior estão 4 tubos que vêm das habitações) ? A girandola em cima da chaminé está OK.
    (quando esteve mau tempo, com muito vento, a caldeira chegou a parar, sendo que a cozinha e a casa ficou com um cheiro tremendo a gaz; Aparentemente os gases da caldeira não estariam a sair convenientemente pela chaminé).


    Será melhor prolongar as 4 saídas na chaminé para fora, de forma a evitar que se "misturem" e retornem às habitações?

    Agradeço uma ajuda. Obrigado
 
0.0130 seg. NEW