Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros colegas de forum,

Desde já, obrigado a todos os que derem algum tipo de atenção a este meu post.

Como refiro no titulo, venho pedir a opinião dos demais, para o projecto que tenho em mãos mais a minha que tudo ;) assim sendo, já tenho a 1ª planta do arquitecto e imagens 3D.

O espaço de construção é numa urbanização, e apesar dos 748m2 do terreno a minha área de construção é de 300m2 e 150m2 de implantação.

A orientação da casa é Norte - Sul, ficando a sul a zona com maiores janelas (Sala, entrada secundária e cozinha no RC e Suite no 1º piso)

Na imagem 3D apresenta uma piscina, mas foi apenas para enquadrar, não está nos planos a sua construção.

Garagem/Lavandaria e Casa das maquinas

Piso 0 - Cozinha (preparação e refeições)/Sala de jantar e estar/WC geral/Quarto/acessos de escadas

Piso 1 - Suite com closet e WC privado/ Wc geral(na planta está como privado, mas penso que geral poderá ter mais funcionalidade)/ quarto e escritório (mezzanine)

Imagem de frente da estrada principal

Imagem virada a sul, zona mais privada

A ideia da nossa casa seria o mais privada possível, como a urbanização tem alguns anos, achamos por bem não fazer uma casa completamente moderna (quadrada) porque iria chocar com a envolvente, daí o telhado inclinado e essa inclinação aproveitada.

No telhado a ideia será colocar 1 ou 2 janelas velux.
    Pretendemos apenas colocar AC para aquecimento.
    E a ideia a nível de escadas seria neste sentido:

No nosso projecto a escada ser encostada à parede lateral.

Agora, digam de vossa justiça, digam-me onde estamos a falhar, e no que vos parece bem.

Mais informações, disponham em perguntar.

Obrigado pela atenção
  2.  # 2

Já está a falhar na área, tem mais de 250m2 de área bruta incluindo garagem.
  3.  # 3

Colocado por: PicaretaJá está a falhar na área, tem mais de 250m2 de área bruta incluindo garagem.

Picareta,

Obrigado, pelo comentário é erro meu.

Tenho uma área de construção de 150m2 mas tenho 300m2 de implantação.

De resto o que achou?
  4.  # 4

assim de repente, tenho pena que por causa do facto das pessoas não se conseguirem libertar do cliché da mesa de comer na sala, isto dê origem a este caso em que aquela zona de refeições á entrada da casa e entre esta e a zona de estar, parece-me que não devia ser assim. A zona de comer podia muito bem estar mais ao lado da cozinha, ou seja a casa podia ter apenas uma bancada para refeições rápidas e apenas uma mesa ( podia depois ter uma no exterior )
    a cozinha e o closet no 1º andar, podia muito bem ter uma janela.
    De resto parece-me com potencial embora esteja a desprezar o solinho da manhã e talvez ache excessivo todo aquele volume em pedra e ponha a hipotese de ser tudo branco.
    ah, já agora não prolongue a pala da entrada até á janela da sala, não há necessidade e fica assim com um desenho um pouco tirado a esquadro.
  5.  # 5

:)

É ao contrário... 150 m2 de implantação (genericamente, a quantidade de área que "encosta" no solo) e 300 m2 de construção (a soma da área dos pisos sobrepostos).

Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Blue_AcidPT
  6.  # 6

Colocado por: Blue_AcidPT

Obrigado, pelo comentário é erro meu.

Tenho uma área de construção de 150m2 mas tenho 300m2 de implantação.

De resto o que achou?

ERRADO. Deve ser o contrário do que diz, 150m2 de implantação e 300m2 de construção, sem incluir a garagem. As áreas são importantes para fazer uma estimativa do valor da obra, se considerar um valor errado para a área nunca determina uma boa estimativa para o custo da obra. Atenção que eu disse estimativa, não disse orçamento, são coisa diferentes.

Relativamente ao projecto, é melhor dar mais uma vista de olhos,... espere um bocadinho...........já está. Então cá vai: Não gosto de salas para mostrar ao amigos, gosto de as utilizar para almoçar ou jantar com a minha familia, e andar Km com os tachos às costas não acho grande piada, ainda por cima a passar com a travessa do arroz de cabidela á frente da porta de entrada, a casa de banho do R/C não gosto da disposição das louças sanitárias, espere ai, deixe-me dar mais uma olhadela......A janela dos quartos virados para a rua princiupal devia ser ao fundo da cama e não em cima da mesinha de cabeceira, na IS da suite também não gosto da disposição das louças sanitárias, a zona de arrumos da cave por ser aumentada, sem grande acréscimo de custos, pelo menos deveria ter a área da cozinha. É apenas a minha opinião, não sou arquitecto.
  7.  # 7

Colocado por: RC | ARQ:)

É ao contrário... 150 m2 deimplantação(genericamente, a quantidade de área que "encosta" no solo) e 300 m2 deconstrução(a soma da área dos pisos sobrepostos).

Cumprimentos.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Blue_AcidPT

Obrigado pela informação, já alterei no post inicial.

Assinando como ARQ, quer partilhar a sua opinião?
    • 1255
    • 8 dezembro 2010

# 8

Pena aquele quarto logo ali à entrada. Trocado com a cozinha parecia-me melhor em termos de orientação solar e evitava o cruzamenbto de percursos. Ficava também mais reservado.
    No espaço onde tem agora a cozinha com 18 m2 + varanda, conseguia resolver o quarto e casa de banho. O resto de espaço ficava para cozinha, mais perto da sala.
  8.  # 9

Colocado por: 1255Pena aquele quarto logo ali à entrada. Trocado com a cozinha parecia-me melhor em termos de orientação solar e evitava o cruzamenbto de percursos. Ficava também mais reservado.
    No espaço onde tem agora a cozinha com 18 m2 + varanda, conseguia resolver o quarto e casa de banho. O resto de espaço ficava para cozinha, mais perto da sala.

Caro 1255,

Grato pelo comentário, de facto o espaço poderia ser trocado, mas o nosso objectivo inicial é transformar esse quarto num escritorio, para que se tiver que receber alguem para assuntos de trabalho os mesmos não passem pelas outras divisões da casa.
    • 1255
    • 8 dezembro 2010

# 10

Ok, concordo.
  9.  # 11

quer que lhe seja franco: acho que sim
    em termos espaciais, está bastante funcional o projecto, por mim está a provado, nada de relevante a dizer!
    agora...em termos estéticos - alçados, materiais, vãos etc, conjunto exterior está o contrario, mau.
    essas plantas merecem muito mais.
    cumps
  10.  # 12

Boas.

Já que pede a minha opinião...

Iria falar do assunto da circulação sala/cozinha, mas se é para ser um escritório, teria que alterar o projecto todo, e nesta fase deverá ser complicado.
    Depois, também já foi mencionada pelo marco a questão do volume em pedra ser um pouco excessivo, e essas palas devem ter um pouco mais de "giz no quadro" porque parecem pouco pensadas/trabalhadas.
    Em cima a porta da suite pequena parece estar a abrir ao contrário (?).
    Outro aspecto prende-se com o "mezzanine". Esses espaços são interessantes, mas mais quando têm uma iluminação adequada. Acho que uma velux ali em cima não potencia o espaço, e é capaz de ser uma zona com alguma penumbra. Não se se as vistas prestam, mas eu abria um vão decente lá para cima, até porque a luz lá de cima pode ser interessante na sala de baixo.
    De resto, os alçados parecem-me mais uma colagem de elementos do que um conjunto harmonioso. Como princípio até aceito, e tem aí coisas interessantes, mas que precisam de umas horas de trabalho em cima.

Assim à primeira, e a fugir, é o que me parece. Boa sorte.
  11.  # 13

Boa tarde,

Espero que tenham tido um bom natal.

Obrigado a todos pelas opiniões, assim que tiver novidades do Arq. faço um update a isto.

Um bom ano 2011 para todos

0.0191 seg. NEW